Unidade Curricular:Código:
Ortodontia II841OTD2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoMedicina Dentária4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina tem por objetivos capacitar o aluno para:
1.- compreender o processo normal de crescimento e desenvolvimento craniofacial e reconhecer desvios ao padrão normal no indivíduo;
2.- reconhecer a morfologia e fisiologia da A.T.M., dos músculos da mastigação, o funcionamento neuromuscular e a biomecânica do aparelho estomatognático;
3.- conhecer as caraterísticas dos principais tipos de má oclusão, numa perspetiva etiológica, sintomatológica, de diagnóstico integrado, tratamento e prognóstico em relação com a idade e o tipo de aparelhagem ortodôntica;
4.- interpretar a informação e os meios complementares de diagnóstico necessários para efetuar o diagnóstico ortodôntico.
Conteúdos Programáticos:
Programa teórico:
A.- Crescimento e desenvolvimento craniofacial
B.- Fisiologia e funções do aparelho estomatognático
C.- Diagnóstico clínico
D.- Anomalias da oclusão
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Para atingir os objetivos de aprendizagem da UC de Ortodontia II, o aluno deverá frequentar as aulas de ensino teórico e de ensino prático, que são complementares.
O programa integra a ortodontia no contexto da medicina dentária, habilitando o estudante a conhecer os fenómenos relativos ao crescimento crâniofacial e às anomalias da oclusão. Permite a aquisição de conhecimentos, aptidões e atitudes que capacitam para o diagnóstico completo dos casos e para o reconhecimento das situações normais e anormais de cada momento do desenvolvimento do complexo craniofacial, que possam favorecer decisões e procedimentos clínicos adequados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O programa teórico tem uma carga horária de 15 horas, distribuídas por quatro áreas: Crescimento e desenvolvimento do crânio e da face (5 horas), Fisiologia e funções do aparelho estomatognático (2 horas), Diagnóstico clínico (2 horas) e Anomalias da oclusão (7 horas).
O programa prático (prática laboratorial) tem uma carga horária de 30h e orientação tutorial (7,5h). Nas aulas práticas, os alunos encontram-se divididos em vários em grupos, existindo sempre um docente responsável por implementar formas ativas de ensino e incentivar o desenvolvimento de capacidades críticas dos estudantes.
A componente teórica terá uma uma frequência no final do semestre.
A componente laboratorial será composta por quatro avaliações práticas no decorrer do semestre.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino incluem aulas expositivas para cada tópico específico e visam proporcionar conhecimentos sobre crescimento e desenvolvimento do complexo crâniofacial, detalhando os diversos eventos relevantes para a ortodontia, assim como a transmissão dos conhecimentos indispensáveis para o reconhecimento das diferentes formas de má oclusão. As aulas práticas de pequenos grupos permitem desenvolver nos estudantes capacidades de comunicação e de trabalho em grupo. O docente responsável pela aula modera a atividade dos grupos, assegurando a participação de cada aluno.
Bibliografia:
-Enlow, H., Hans, G. (1996). Essentials of Facial Growth. Philadelphia, USA. WB Saunders.
-Graber, L. et alii. (2016). Orthodontics. 6th edition. St. Louis, Missouri, USA. Mosby Elsevier.
-Gregoret, J., et alii. (1997). Ortodoncia y cirugía ortognática. Diagnóstico y planificación. Barcelona, Espaxs.
-Moyers, R. (1988). Handbook of Orthodontics. 4th edition. Chicago, USA. Year Book Medical Publishers.
-Proffit, W. et alii. (2018). Contemporary Orthodontics. 6th edition. St. Louis, Missouri, USA. Mosby Elsevier.
-Viazis, A. (1998). Atlas of Advanced Orthodontics. London, United Kingdom. Elsevier Health Sciences.
Docente (* Responsável):
Ana Gião (agiao@ufp.edu.pt)
Maria Queirós (mqueiros@ufp.edu.pt)
Mónica Pinho (monicap@ufp.edu.pt)
Ricardo Noschang (rnoschang@ufp.edu.pt)
Tiago Bessa Martins (tiagobessa@ufp.edu.pt)
Vanda Urzal (vandaurzal@ufp.edu.pt)