Unidade Curricular:Código:
Fisiologia do Aparelho Estomatognático841FAES
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoMedicina Dentária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Com esta unidade curricular pretende-se aprofundar os conhecimentos de anatomia do Aparelho Estomatognático e relacioná-los com a aprendizagem das funções normais e a mecânica do mesmo. Pretende-se, ainda, a aquisição de conceitos básicos de oclusão dentária e a teoria e prática relativas ao uso de articuladores em Medicina Dentária.
Conteúdos Programáticos:
Anatomia Funcional e Biomecânica do Sistema Estomatognático.
Neuroanatomia funcional e Fisiologia do Sistema Estomatognático.
Posicionamento e Oclusão Dentária.
Mecânica do Movimento Mandibular. Tipos de movimento.
Critérios para uma oclusão funcional ideal.
Determianntes da morfologia oclusal.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
As aulas teórica serão ministradas tendo em vista a obtenção do maior conhecimento sobre anatomia e fisiologia do aparelho estomatognático, assim como sobre oclusão dentária.
Nas aulas práticas laboratoriais, os conhecimentos adquiridos na teórica são postos em prática através de trabalhos e exercícios variados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ensino teórico (T) complementado por prática laboratorial (PL). Este ensino será apoiado por ensino tutorial (OT) de acompanhamento aos conhecimentos adquiridos em ambas as componentes e por outras actividades (O) entre elas de investigação.
A componente Teórica será avaliada por uma prova escrita no final do semestre ou por exame final. A avaliação na componente Prática Laboratorial será realizada de forma contínua. Nesta unidade curricular a avaliação teórica tem uma ponderação de 80% na nota final e a avaliação prática laboratorial de 20% da nota final. A classificação mínima de aprovação em cada uma destas componentes é de 10 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas teóricas com carácter expositivo e complementadas por bibliografia adequada, têm como objectivos que o aluno adquira os conhecimentos básicos de anatomia do Aparelho Estomatognático e relacioná-los com a aprendizagem das funções normais e a mecânica do mesmo, assim como obtenção de conhecimentos básicos de oclusão dentária. As aulas práticas laboratoriais com carácter demonstrativo, seguida pela realização pré-clínica dos diferentes trabalhos pelos alunos, têm como objectivo que o aluno seja capaz de identificar estruturas anatómicas em crânios artificiais, realizar montagem de modelos em articulador semi-ajustável, analisar contactos oclusais e realizar enceramentos dentários. As aulas de Orientação tutorial (OT) consistem em sessões de orientação dos alunos, no sentido de lhes permitir usar corretamente bibliografias e desenvolver métodos de pesquisa científica para suporte dos conteúdos leccionados nas outras componentes. As outras (O) sessões, são livres, e destinam-se a possibilitar ao aluno, se quiser, a aprofundar metodologia de investigação científica no âmbito do Aparelho Estomatognático.
Bibliografia:
1. Avery JK, Steele PF. Essentials of Oral Histology and Embriology – a clinical approach. St. Louis: Mosby-Year Book, 2000.
2. Guyton AC, Hall JE. Textbook of Medical Physiology.12th ed. McGraw-Hill, 2011.
3. Ide Y, Yoshinobu, Nakazawa K. Anatomical Atlas of Temporomandibular Joint. Tokyo: Quintessence.
4. Miles TS, Nauntofte B, Svensson P. Clinical Oral Physiology. Copenhagen : Quintessence, 2004.
5. Okeson JP. Management of Temporomandibular Disorders and Occlusion. 7th ed. St. Louis: Mosby-Year Book, 2013.
6. Santos Jr J. Oclusão clínica – Atlas colorido. São Paulo: Livraria Santos.
7. Sobotta Atlas de Anatomia Humana – 23ª ed. vol.1. Guanabara-Koogan. 2013.
8. Williams P, Warwick RD, Dyson M, Bannister LH. Gray Anatomia - 40ª ed. Guanabara-Koogan. 2010.
Docente (* Responsável):
Ana Isabel Alves (aalves@ufp.edu.pt)
Erica Pessoa (ericapessoa@ufp.edu.pt)
Hélder Esteves (hjmesteves@ufp.edu.pt)
Henrique Borges (hborges@ufp.edu.pt)
Joana Lameiro (jlameiro@ufp.edu.pt)
Joana Sardinha (jsardinha@ufp.edu.pt)
Mónica Pinho (monicap@ufp.edu.pt)