Unidade Curricular:Código:
Embriologia, Histologia e Citologia841EHCT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoMedicina Dentária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
São objectivos desta unidade curricular:
1) transmitir a importância do estudo da embriologia, histologia e citologia na formação do médico dentista;
2) compreender a morfologia numa perspectiva funcional;
3) proporcionar as bases para a interpretação crítica da histopatologia e citopatologia.
Conteúdos Programáticos:
Tecidos básicos: tecido epitelial, conjuntivos (tecidos conjuntivos propriamente ditos, tecido adiposo, tecido cartilagíneo, tecido ósseo, tecido sanguíneo), muscular e nervoso. Sistema linfóide: características gerais e organização histológica (tecidos e nódulos linfóides, órgãos linfóides primários e secundários). Sistema cardiovascular: características gerais e organização. Sistema respiratório: características gerais e organização histológica (traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos). Pele e anexos: estrutura e funções. Mucosa oral: organização histológica; variações estruturais (revestimento, mastigatória, especializada), estrutura e função. Glândulas salivares; glândulas salivares maiores. Sistema digestivo: organização geral do tubo digestivo. Histofisiologia do esófago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.
Bases da embriologia humana: gametogénese e desenvolvimento embrionário geral - 1ª, 2ª 3ª e 4ª semanas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Em cada um dos temas do programa curricular, serão apresentados e discutidos conhecimentos básicos, importantes para a sua formação académica, dando particular ênfase à estreita relação entre as alterações morfológicas e as alterações funcionais, quer a nível celular quer a nível tecidular. Estes aspectos são fundamentais para a sua ação, enquanto médico dentista, facultando-lhe o espírito crítico necessário para poder aplicar correctamente os conhecimentos adquiridos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A UC tem 5 ECTS: 30 horas contacto na componente teórica (CT), 30 horas na prática laboratorial (PL), 7,5 horas na Orientação tutorial (OT), 7,5 horas em outras (O).
A CT consiste em aulas expositivas dos tópicos definidos nos conteúdos programáticos. A componente PL consta de sessões de observação e interpretação de imagens histológicas relativas aos conteúdos da CT.
O ensino à distância integrará sessões síncronas via plataforma Colibri – Zoom e sessões assíncronas, com material de apoio ao estudo autónomo.
A avaliação é contínua. Serão realizadas 2 avaliações escritas na CT e 2 avaliações na PL. O aluno é aprovado a cada componente se obtiver uma classificação igual ou superior a 10 (dez) valores.
A classificação final resulta da ponderação de 75% CT e 25% PL.
A Orientação Tutorial e Outras (OT/O) pretende orientar o estudo e gestão dos tempos letivos do aluno - é incentivada a utilização da bibliografia e promovido o desenvolvimento de métodos de pesquisa científica.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Na CT serão lecionados os conteúdos programáticos recorrendo ao apoio de dispositivos multimédia, sendo a aula teórica (versão PowerPoint) disponibilizada antes da sua lecionação. Os alunos têm ainda acesso a um documento, elaborado pelos docentes, Profª Doutora Teresa Sequeira & Prof Doutor Carlos Palmeira (Manual de Estudo) onde, para cada aula encontram: i) os objectivos claramente identificados em cada tema, ii) o sumário detalhado e iii) e um conjunto de questões relativas a esse tema para orientação do seu estudo que se pretende mais autónomo. Serão expostos e debatidos em sala de aula os conceitos teóricos relevantes, passando pela discussão baseada em “questões problema”. Estas diferentes abordagens pedagógicas, visam desenvolver no aluno a capacidade de criar o seu próprio modelo de aprendizagem, adaptado a cada conteúdo programático. Será orientado o estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. A PL é estruturada em articulação com a CT e consiste numa aula semanal. É disponibilizado no início do semestre um documento (Roteiro das Aulas Práticas) – elaborado pela equipa – onde consta, para cada aula, os objectivos a atingir bem como a indicação de todas as imagens que irão ser estudadas em cada aula. Semanalmente é ainda disponibilizada uma ficha de auto-avaliação, corrigida depois na aula prática seguinte. Serão realizadas reuniões periódicas com os docentes da componente prática de forma a acompanhar e promover a constante articulação entre as componentes. Atendendo às características próprias da unidade curricular, os alunos, serão incentivados a desenvolverem um tipo de estudo contínuo (recorrendo a sites recomendados, à consulta de livros de texto e atlas de embriologia e histologia disponíveis na Universidade Fernando Pessoa) de forma a estimular a auto-aprendizagem As sessões de OT consistem em momentos de orientação dos alunos, no sentido de lhes permitir usar corretamente bibliografias, desenvolver métodos de pesquisa científica relativos a temas descritos no programa da unidade curricular, fomentando a leitura científica, contacto com nomenclatura científica, o desenvolvimento de capacidade crítica bem como a motivação para elaboração de apresentações científicas com metodologia de revisão. As sessões O são livres e destinam-se a possibilitar ao aluno esclarecer estratégias de apresentação científica dos resultados da pesquisa efetuada no âmbito da Unidade curricular. Serão realizadas reuniões periódicas entre os docentes da Unidade Curricular de forma a promover a constante articulação da equipa.
Bibliografia:
• Gartner, LP. Color Atlas and Text of Histology. 7th edition, Lippincott Williams and Wilkins, 2017.
• Kierszenbaum, A. & Tres L. Histology and Cell Biology: An Introduction to Pathology. 5th edition, Saunders, 2019.
• Pawlina, W. & Ross MH. Histology: A Text and Atlas: With Correlated Cell and Molecular Biology. Wolters Kluwer Health; 8th, International edition, 2019.
• Mescher, A. Junqueira’s Basic Histology: Text and Atlas. 15th ed, McGraw-Hill Medical, 2018.
• Serão ainda colocados ao dispor do aluno os recursos pedagógicos da Unidade Curricular (Plataforma e-learning). The student will also have access to pedagogical resources of the curricular unit (in the e-learning platform).
Docente (* Responsável):
Alberto Correia (acorreia@ufp.edu.pt)
Carlos Palmeira (carlosp@ufp.edu.pt)
Céu Costa (ccosta@ufp.edu.pt)
José Neves (jneves@ufp.edu.pt)
Sofia Pereira (sofia@ufp.edu.pt)
Teresa Sequeira (teresas@ufp.edu.pt)