Unidade Curricular:Código:
Embriologia, Histologia e Citologia841EHCT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoMedicina Dentária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
São objectivos desta unidade curricular:
1) transmitir a importância do estudo da embriologia, histologia e citologia na formação do médico dentista;
2) compreender a morfologia numa perspectiva funcional;
3) proporcionar as bases para a interpretação crítica da histopatologia e citopatologia.
Conteúdos Programáticos:
Tecidos básicos: tecido epitelial, conjuntivos (tecidos conjuntivos propriamente ditos, tecido adiposo, tecido cartilagíneo, tecido ósseo, tecido sanguíneo), muscular e nervoso. Sistema linfóide: características gerais e organização histológica (tecidos e nódulos linfóides, órgãos linfóides primários e secundários). Sistema cardiovascular: características gerais e organização. Sistema respiratório: características gerais e organização histológica (traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos). Pele e anexos: estrutura e funções. Mucosa oral: organização histológica; variações estruturais (revestimento, mastigatória, especializada), estrutura e função. Glândulas salivares; glândulas salivares maiores. Sistema digestivo: organização geral do tubo digestivo. Histofisiologia do esófago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.
Bases da embriologia humana: gametogénese e desenvolvimento embrionário geral - 1ª, 2ª 3ª e 4ª semanas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Em cada um dos temas do programa curricular, serão apresentados e discutidos conhecimentos básicos, importantes para a sua formação académica, dando particular ênfase à estreita relação entre as alterações morfológicas e as alterações funcionais, quer a nível celular quer a nível tecidular. Estes aspectos são fundamentais para a sua ação, enquanto médico dentista, facultando-lhe o espírito crítico necessário para poder aplicar correctamente os conhecimentos adquiridos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A UC tem 5 ECTS: 30 horas contacto na componente teórica (CT), 30 horas na prática laboratorial (PL), 7,5 horas na Orientação tutorial (OT), 7,5 horas em outras (O).
A CT consiste em aulas expositivas dos tópicos definidos nos conteúdos programáticos. A componente PL consta de sessões de observação e interpretação de imagens histológicas relativas aos conteúdos da CT.
O ensino à distância integrará sessões síncronas via plataforma Colibri – Zoom e sessões assíncronas, com material de apoio ao estudo autónomo.
A avaliação é contínua. Serão realizadas 2 avaliações escritas na CT e 2 avaliações na PL. O aluno é aprovado a cada componente se obtiver uma classificação igual ou superior a 10 (dez) valores.
A classificação final resulta da ponderação de 75% CT e 25% PL.
A Orientação Tutorial e Outras (OT/O) pretende orientar o estudo e gestão dos tempos letivos do aluno - é incentivada a utilização da bibliografia e promovido o desenvolvimento de métodos de pesquisa científica.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Na CT serão lecionados os conteúdos programáticos recorrendo ao apoio de dispositivos multimédia, sendo a aula teórica (versão PowerPoint) disponibilizada antes da sua lecionação. Os alunos têm ainda acesso a um documento, elaborado pelos docentes, Profª Doutora Teresa Sequeira & Prof Doutor Carlos Palmeira (Manual de Estudo) onde, para cada aula encontram: i) os objectivos claramente identificados em cada tema, ii) o sumário detalhado e iii) e um conjunto de questões relativas a esse tema para orientação do seu estudo que se pretende mais autónomo. Serão expostos e debatidos em sala de aula os conceitos teóricos relevantes, passando pela discussão baseada em “questões problema”. Estas diferentes abordagens pedagógicas, visam desenvolver no aluno a capacidade de criar o seu próprio modelo de aprendizagem, adaptado a cada conteúdo programático. Será orientado o estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. A PL é estruturada em articulação com a CT e consiste numa aula semanal. É disponibilizado no início do semestre um documento (Roteiro das Aulas Práticas) – elaborado pela equipa – onde consta, para cada aula, os objectivos a atingir bem como a indicação de todas as imagens que irão ser estudadas em cada aula. Semanalmente é ainda disponibilizada uma ficha de auto-avaliação, corrigida depois na aula prática seguinte. Serão realizadas reuniões periódicas com os docentes da componente prática de forma a acompanhar e promover a constante articulação entre as componentes. Atendendo às características próprias da unidade curricular, os alunos, serão incentivados a desenvolverem um tipo de estudo contínuo (recorrendo a sites recomendados, à consulta de livros de texto e atlas de embriologia e histologia disponíveis na Universidade Fernando Pessoa) de forma a estimular a auto-aprendizagem As sessões de OT consistem em momentos de orientação dos alunos, no sentido de lhes permitir usar corretamente bibliografias, desenvolver métodos de pesquisa científica relativos a temas descritos no programa da unidade curricular, fomentando a leitura científica, contacto com nomenclatura científica, o desenvolvimento de capacidade crítica bem como a motivação para elaboração de apresentações científicas com metodologia de revisão. As sessões O são livres e destinam-se a possibilitar ao aluno esclarecer estratégias de apresentação científica dos resultados da pesquisa efetuada no âmbito da Unidade curricular. Serão realizadas reuniões periódicas entre os docentes da Unidade Curricular de forma a promover a constante articulação da equipa.
Bibliografia:
GARTNER, L.P. (2020). Textbook of Histology. 5th ed, Elvesier.
KIERSZENBAUM, A.L. & TRES, L. (2019). Histology and Cell Biology: an introduction to pathology. 5th ed, Saunders.
PAWLINA W. & ROSS M.H. (2018). Histology: a text and atlas – with correlated cell and molecular biology. 8th ed, LW&W.
MESCHER, A. (2021). Junqueira’s Basic Histology: Text and Atlas. 16th ed, McGraw-Hill Medical.
SADLER, TW. (2018). Langman’s medical embryology. 14th ed, Williams & Wilkins.
• Serão ainda colocados ao dispor do aluno os recursos pedagógicos da Unidade Curricular todas as semanas (Plataforma Canvas). The student will also have access to pedagogical resources of the curricular unit every week (in the Canvas platform).