Unidade Curricular:Código:
Embriologia, Histologia e Citologia841EHCT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoMedicina Dentária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
São objectivos desta unidade curricular:
1) transmitir a importância do estudo da embriologia, histologia e citologia na formação do médico dentista;
2) compreender a morfologia numa perspectiva funcional;
3) proporcionar as bases para a interpretação crítica da histopatologia e citopatologia.
Conteúdos Programáticos:
Tecidos básicos: tecido epitelial, conjuntivos (tecidos conjuntivos propriamente ditos, tecido adiposo, tecido cartilagíneo, tecido ósseo, tecido sanguíneo), muscular e nervoso. Sistema linfóide: características gerais e organização histológica (tecidos e nódulos linfóides, órgãos linfóides primários e secundários). Sistema cardiovascular: características gerais e organização. Sistema respiratório: características gerais e organização histológica (traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos). Pele e anexos: estrutura e funções. Mucosa oral: organização histológica; variações estruturais (revestimento, mastigatória, especializada), estrutura e função. Glândulas salivares; glândulas salivares maiores. Sistema digestivo: organização geral do tubo digestivo. Histofisiologia do esófago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.
Bases da embriologia humana: gametogénese e desenvolvimento embrionário geral - 1ª, 2ª 3ª e 4ª semanas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Em cada um dos temas do programa curricular, serão apresentados e discutidos conhecimentos básicos, importantes para a sua formação académica, dando particular ênfase à estreita relação entre as alterações morfológicas e as alterações funcionais, quer a nível celular quer a nível tecidular. Estes aspectos são fundamentais para a sua ação, enquanto médico dentista, facultando-lhe o espírito crítico necessário para poder aplicar correctamente os conhecimentos adquiridos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A UC tem 5 ECTS: 30 horas contacto na componente teórica-prática (CTP), 30 horas na prática laboratorial (PL), 7,5 horas na Orientação tutorial (OT), 7,5 horas em outras (O).
A CTP consiste em aulas expositivas dos tópicos definidos no Programa. A componente PL consta da observação e interpretação de imagens histológicas relativas a conteúdos da CTP.
A avaliação é contínua. Na CTP, serão realizadas 2 avaliações escritas (100%). Na PL, serão realizadas 2 avaliações escritas (90%) e semanais (10%). Na última semana de aulas, o aluno pode solicitar (24 horas após conhecimento da sua classificação do 2º teste PL) mais uma avaliação escrita PL, que incluirá todos os conteúdos abordados e substituirá assim as 2 avaliações PL escritas decorridas.
A OT/O pretende orientar o estudo e gestão dos tempos letivos do aluno - é incentivada a utilização da bibliografia e o desenvolvimento de métodos de pesquisa científica.
A classificação final da UC resulta da ponderação de 75% CTP e 25% PL.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Na CT serão lecionados os conteúdos programáticos recorrendo ao apoio de dispositivos multimédia, sendo a aula teórica (versão PowerPoint) disponibilizada antes da sua lecionação. Os alunos têm ainda acesso a um documento, elaborado pelos docentes, Profª Doutora Teresa Sequeira & Prof Doutor Carlos Palmeira (Manual de Estudo) onde, para cada aula encontram: i) os objectivos claramente identificados em cada tema, ii) o sumário detalhado e iii) e um conjunto de questões relativas a esse tema para orientação do seu estudo que se pretende mais autónomo. Serão expostos e debatidos em sala de aula os conceitos teóricos relevantes, passando pela discussão baseada em “questões problema”. Estas diferentes abordagens pedagógicas, visam desenvolver no aluno a capacidade de criar o seu próprio modelo de aprendizagem, adaptado a cada conteúdo programático. Será orientado o estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. A PL é estruturada em articulação com a CT e consiste numa aula semanal. É disponibilizado no início do semestre um documento (Roteiro das Aulas Práticas) – elaborado pela equipa – onde consta, para cada aula, os objectivos a atingir bem como a indicação de todas as imagens que irão ser estudadas em cada aula. Semanalmente é ainda disponibilizada uma ficha de auto-avaliação, corrigida depois na aula prática seguinte. Serão realizadas reuniões periódicas com os docentes da componente prática de forma a acompanhar e promover a constante articulação entre as componentes. Atendendo às características próprias da unidade curricular, os alunos, serão incentivados a desenvolverem um tipo de estudo contínuo (recorrendo a sites recomendados, à consulta de livros de texto e atlas de embriologia e histologia disponíveis na Universidade Fernando Pessoa) de forma a estimular a auto-aprendizagem As sessões de OT consistem em momentos de orientação dos alunos, no sentido de lhes permitir usar corretamente bibliografias, desenvolver métodos de pesquisa científica relativos a temas descritos no programa da unidade curricular, fomentando a leitura científica, contacto com nomenclatura científica, o desenvolvimento de capacidade crítica bem como a motivação para elaboração de apresentações científicas com metodologia de revisão. As sessões O são livres e destinam-se a possibilitar ao aluno esclarecer estratégias de apresentação científica dos resultados da pesquisa efetuada no âmbito da Unidade curricular. Serão realizadas reuniões periódicas entre os docentes da Unidade Curricular de forma a promover a constante articulação da equipa.
Bibliografia:
• Gartner, LP. Textbook of Histology 5th ed, Elsevier, 2020.
• Kierszenbaum & Tres Histology & Cell Biology: An Introduction to Pathology. 5th ed, Saunders, 2019.
• Pawlina & Ross. Histology: A Text and Atlas: With ... Biology. 8th ed, LW&W, 2018.
• Mescher, A. Junqueira’s Basic Histology: Text and Atlas. 16th ed, McGraw-Hill Medical, 2021.
• Sadler TW. Langman’s Medical Embryology. 14th ed, LW&W, 2018.
Outros recursos disponibilizados no Canvas:
• Todas as aulas lecionadas na CTP (português e inglês),
•Manual de Docência /Study Guide – elaborado pelos Professores da CTP: para além dos sumários detalhados, contem perguntas de orientação no estudo para cada tema abordado,
•Roteiro das Aulas Práticas / Practical Guidelines – elaborado pelos docentes da PL, contém a descrição dos objetivos para cada aula bem como a identificação das laminas histológicas a estudar em cada aula.
Docente (* Responsável):
Carlos Palmeira (carlosp@ufp.edu.pt)
José Neves (jneves@ufp.edu.pt)
Sandra Soares (sandra@ufp.edu.pt)
Teresa Sequeira (teresas@ufp.edu.pt)