Unidade Curricular: | Código: | ||
Diagnóstico e Planeamento I | 841DIP1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
5 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Princípios fundamentais na recolha das informações clínicas. Noções sobre a elaboração do diagnóstico. Considerações acerca de como tomar decisões sobre o tratamento. Organização do plano de tratamento. Apresentação de exemplos de casos clínicos de diagnóstico e planeamento. Considerações gerais sobre os objectivos do diagnóstico e planeamento. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Conceitos básicos sobre o planeamento dos tratamentos dentários e análise das expectativas do paciente em relação ao médico dentista. - Princípios fundamentais na recolha das informações clínicas História clínica geral actual História clínica dentária - Noções sobre a elaboração do diagnóstico integrado - Diferentes fases para a elaboração do plano de tratamento em medicina dentária | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
No âmbito do curso de Medicina Dentária, o ensino da disciplina de diagnóstico e planeamento I visa sobretudo a aquisição de conhecimentos para que os alunos possam elaborar o diagnóstico e o respetivo plano de tratamento dos pacientes. A disciplina visa ainda o conhecimento, prática de métodos e técnicas alternativas de tratamento integrando nas diferentes áreas da Medicina Dentária, que possibilitam a reabilitação oral, total, de um paciente, na perspectiva da actual Medicina Dentária. Tem ainda como propósito, a análise de casos clínicos e a orientação na elaboração do plano de tratamento de um caso clínico. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A avaliação desta unidade curricular será efectuada de acordo com o Regulamento Pedagógico em vigor. A avaliação final será contabilizada pela avaliação teórico-Prática. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A avaliação da componente teórico-prática inclui a avaliação contínua, nomeadamente a assiduidade, pontualidade, participação e desempenho na discussão dos casos clínicos das aulas teóricas e a realização de uma prova teórica escrita. A prova teórica terá a duração prevista, máxima, de 60 minutos. Os alunos que na avaliação da disciplina tiverem obtido uma classificação inferior a 10 valores, poderão apresentar-se aos exames de recurso, em época para o efeito fixada no cronograma, desde que tenham cumprido as percentagens de frequência obrigatória conforme o Regulamento Pedagógico em vigor. | |||
Bibliografia: | |||
1. MELLOR A, SHEARER A. Treatment Planning in Primary Dental care. Oxford University Press, 1ª ed, 2003. 2. EPTEIN, OWEN, PERHIN GD, COOHSON J. Exame clínico. Elsevier, 3ª Ed, Rio de Janeiro, 2004. 3. WELBSY PD. História e exame clínico. Churchill Livingstone, Euromédica, Edições Médicas, 1998. 4. ROBLEE, R. Interdisciplinary Dentofacial Therapy. Quintessence.1994 5. STEFANAC J, NESBIT S, Treatment Planning in Dentistry, 2ª ed, 2006 6. Artigos Científicos, atuais credíveis, pesquisados pelos alunos, sob orientação dos docentes da disciplina. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Ana Nóbrega (nobrega@ufp.edu.pt) |