Unidade Curricular:Código:
Gestão da Qualidade em Saúde Ocupacional1076GQSO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoEnfermagem do Trabalho2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
Discutir os princípios da gestão da qualidade em Saúde Ocupacional (SO);
Desenvolver aptidões a nível da análise e planeamento estratégico da qualidade em (SO);
Participar na definição de indicadores e metas para a melhoria da qualidade ao nível organizacional.
Garantir a implementação, organização e manutenção da documentação inerente à gestão da qualidade em (SO);
Colaborar na realização de auditorias de Segurança e Higiene do Trabalho.
Conteúdos Programáticos:
Introdução à gestão da qualidade;
O sistema de gestão da qualidade da Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho;
Indicadores do desempenho da empresa: produtividade, competitividade, qualidade, custos de produção, taxa de frequência e de incidência de acidentes e medidas de melhoria;
Auditorias.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular refletem uma abordagem situada no âmbito da gestão da qualidade em Saúde Ocupacional. Baseiam-se no desenvolvimento de diferentes temáticas de forma integrada, com enfase na gestão das qualidades em SST, nos indicadores de desempenho e nas auditorias, contribuindo para a melhoria continua da qualidade em saúde ocupacional.
Atenta-se que os conteúdos programáticos se encontram em conformidade com os objetivos da unidade curricular, permitindo ao Enfermeiro do Trabalho desenvolver conhecimentos diferenciados e integrados, respeitando os valores e princípios éticos, legais e deontológicos na garantia de um compromisso social com a saúde, segurança e bem-estar do trabalhador, tendo em conta as condições de trabalho, a qualidade e segurança do local de trabalho.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Recurso à metodologia expositiva, demonstrativa e participativa, valorizando o envolvimento do estudante no processo ensino/aprendizagem. Os estudantes irão elaborar um trabalho de grupo, sobre tema a designar, relativo à gestão da qualidade.
A avaliação contínua será constituída por elaboração, apresentação e discussão de um trabalho de Grupo, com ponderação de 100%,
A assiduidade é obrigatória às UCs do ensino teórico, teórico prático em pelo menos 50% da carga horária e a 80% da Prática Laboratorial, para ter acesso à avaliação contínua, de acordo com o Regulamento da UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino são orientadas em coerência e articulação com os objetivos de aprendizagem definidos. No seu conjunto configuram uma estratégia essencialmente interativa centrada no estudante, com aposta num trabalho que estimule a reflexão e valorize os processos de natureza cognitiva e interpessoal, devidamente orientado e enquadrado nas sessões letivas teóricas, teóricas/práticas e de práticas laboratoriais da unidade curricular. Com a implementação das metodologias consideradas, é pressuposto que o estudante se envolva ativamente na sua evolução e delineie esforços na busca de informação atualizada, que suporte os trabalhos a realizar e fomente os resultados de aprendizagem pretendidos.
Bibliografia:
DGS-2018 Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC)-https: //www. dgs. pt
Freitas, Luís (2011). Manual de Segurança e Saúde do Trabalho. Lisboa: Edições Sílabo
IGAS-2018-Manual de Segurança e Saúde no Trabalho DGR.
OIT-2019-Segurança e Saúde no Centro do Futuro do Trabalho. 1ª ed. Genebra.
• Portugal. Diário da república (2009). Lei n.º 102/2009. D.R. I Série. 176 (2009-09-10) 6167-6192
• Portugal. Diário da república (2009). Lei n.º 7/2009. D.R. I Série. 30 (2009-02-12) 926-1028
• Portugal. Diário da república (2018). Regulamento nº 372/2018. D.R. II Série 114 (2018-06-15)16804-16810.
• IPQ (2015) - Norma NP EN ISO 9001:2015
• IPQ (2018) – Norma ISO 45001:2018