Unidade Curricular:Código:
Gestão e Organização em Serviços de Saúde Ocupacional1076GOSS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoEnfermagem do Trabalho2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
• Adquirir competências no âmbito da gestão de Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST);
• Conhecer a organização, atividades e responsabilidades inerentes aos SSST e funções dos elementos que integram a equipa pluridisciplinar;
• Conjeturar a promoção da SST relacionando com custos decorrentes de acidente/doença profissional;
• Planear e implementar programas de gestão da SST.
Conteúdos Programáticos:
• Planeamento e organização do Serviço de Saúde Ocupacional.
• A saúde do trabalho /Saúde Ocupacional como parte da estratégia corporativa.
• Empreendedorismo em saúde do trabalho.
• Sistemas de gestão de risco e comunicação em SST;
• Eficiência e garantia de qualidade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular refletem uma abordagem situada no âmbito da gestão e organização de Serviços de Saúde Ocupacional. Baseia-se no desenvolvimento de diferentes temáticas de forma integrada, com enfase no planeamento e organização dos Serviços de Saúde Ocupacional e Sistemas de Gestão de Risco e Comunicação, contribuindo para a promoção da saúde dos trabalhadores e ambientes de trabalho saudáveis e seguros.
Atenta-se que os conteúdos programáticos se encontram em conformidade com os objetivos da unidade curricular, permitindo ao Enfermeiro do Trabalho desenvolver conhecimentos diferenciados e integrados, respeitando os valores e princípios éticos, legais e deontológicos na garantia de um compromisso social com a saúde, segurança e bem-estar do trabalhador, tendo em conta as condições de trabalho, a qualidade e segurança do local de trabalho.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Recurso à metodologia expositiva, demonstrativa e participativa, valorizando o envolvimento do estudante no processo ensino/aprendizagem.
Os estudantes irão elaborar um estudo de caso numa empresa, faseado por diferentes UCs, que constituem o Plano de Estudos, tendo por base as etapas da Gestão de Risco. A avaliação contínua será constituída por elaboração, apresentação e discussão de um trabalho de Grupo, com ponderação de 100%, evidenciando a caracterização e organização de um Serviço de Saúde Ocupacional.
A assiduidade é obrigatória às UCs do ensino teórico, teórico prático em pelo menos 50% da carga horária e a 80% da Prática Laboratorial, para ter acesso à avaliação contínua, de acordo com o Regulamento da UFP.
Exame: os alunos que não obtiverem a aprovação em avaliação contínua, poderão fazer o exame constituído por 1 frequência escrita, com a ponderação de 100%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino são orientadas em coerência e articulação com os objetivos de aprendizagem definidos. No seu conjunto configuram uma estratégia essencialmente interativa centrada no estudante, com aposta num trabalho que estimule a reflexão e valorize os processos de natureza cognitiva e interpessoal, devidamente orientado e enquadrado nas sessões letivas teóricas, teóricas/práticas e de práticas laboratoriais da unidade curricular. Com a implementação das metodologias consideradas, é pressuposto que o estudante se envolva ativamente na sua evolução e delineie esforços na busca de informação atualizada, que suporte os trabalhos a realizar e fomente os resultados de aprendizagem pretendidos.
Bibliografia:
• Cabral, Fernando - Segurança e Saúde do Trabalho-Manual de Prevenção de Riscos Profissionais. Editora Verlag-Dashofer, Lisboa, 2011
• Portugal. Diário da república. (2009). Lei n.º 102/2009. D.R. I Série. 176 (2009-09-10) 6167-6192
• Portugal. Direção Geral de Saúde. Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC) – extensão 2018/2020. Disponível em: https: //www. dgs. Pt