Unidade Curricular: | Código: | ||
Enfermagem do Trabalho | 1076EFTR | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Enfermagem do Trabalho | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 91 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
•Debater os fundamentos da Enfermagem do Trabalho e seu enquadramento legal; •Contextualizar o acidente de trabalho (AT) e doença profissional (DP), fatores de risco, causa e consequências; •Conceber programas informativos, educativos e formativos para a Segurança e Higiene do Trabalho; •Identificar os principais fatores de risco associados ao ambiente de trabalho e definir estratégias de promoção de ambientes de trabalho saudáveis e seguros; Competências: •Conhece e aplica a legislação, políticas e procedimentos de gestão em Enfermagem do Trabalho; •Identifica necessidades dos trabalhadores em matéria de SST; •Avalia os principais fatores de risco associados ao ambiente de trabalho e define estratégias de promoção de ambientes de trabalho saudáveis e seguros; •Cria mecanismos formais que permitam avaliar a efetividade das estratégias, planos e processos da gestão do risco. •Domina os mecanismos de notificação, comunicação e análise em SST, | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
•Fundamentos da Enfermagem do Trabalho •Áreas de intervenção e competências em Enfermagem do Trabalho •O enfermeiro na Equipa de Saúde e Segurança do Trabalho (SST/SO) •Consulta de Enfermagem do Trabalho •Diagnóstico de Enfermagem e planeamento de cuidados de saúde •Registos de Enfermagem do Trabalho •Vigilância da saúde dos trabalhadores •Promoção e proteção da saúde: ações e estratégias •Vacinação dos trabalhadores •Informação e formação dos trabalhadores em matéria de SST/SO, adequada ao posto de trabalho •Comunicação e educação em saúde •Literacia e empoderamento em saúde •Doenças profissionais •Acidentes trabalho •Saúde ambiental no local de trabalho | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos desta UC refletem uma abordagem situada no âmbito do desenvolvimento de competências para o exercício da prática de enfermagem do trabalho. Baseiam-se no desenvolvimento de diferentes temáticas integradas, com enfase na vigilância da saúde dos trabalhadores, no diagnóstico, planeamento e execução de intervenções para promover a saúde dos trabalhadores, bem como ambientes de trabalho saudáveis e seguros. Atenta-se que os conteúdos programáticos se encontram em conformidade com os objetivos da unidade curricular, permitindo ao Enfermeiro do Trabalho a aplicação das competências avançadas e diferenciadas para o exercício da prática, respeitando os valores e princípios éticos, legais e deontológicos na garantia de um compromisso social com a saúde, segurança e bem-estar do trabalhador, tendo em conta as condições de trabalho, a qualidade, segurança do local de trabalho. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Recurso à metodologia expositiva, demonstrativa e participativa, valorizando o envolvimento do estudante no processo ensino/aprendizagem. Os estudantes irão elaborar um estudo de caso numa empresa, faseado por diferentes UCs, que constituem o Plano de Estudos, tendo por base as etapas da Gestão de Risco. A avaliação contínua será constituída por elaboração, apresentação e discussão de um trabalho de Grupo, com ponderação de 100%, evidenciando a Metodologia de avaliação de riscos profissionais, com enfase na promoção da saúde e de ambientes salutogénicos. A assiduidade é obrigatória às UCs do ensino teórico, teórico prático em pelo menos 50% da carga horária e a 80% da Prática Laboratorial, para ter acesso à avaliação contínua, de acordo com o Regulamento da UFP. Exame: os alunos que não obtiverem a aprovação em avaliação contínua, poderão fazer o exame constituído por 1 frequência escrita, com a ponderação de 100%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino são orientadas em coerência e articulação com os objetivos de aprendizagem definidos. No seu conjunto configuram uma estratégia essencialmente interativa centrada no estudante, com aposta num trabalho que estimule a reflexão e valorize os processos de natureza cognitiva e interpessoal, devidamente orientado e enquadrado nas sessões letivas teóricas, teóricas/práticas e de práticas laboratoriais da unidade curricular. Com a implementação das metodologias consideradas, é pressuposto que o estudante se envolva ativamente na sua evolução e delineie esforços na busca de informação atualizada, que suporte os trabalhos a realizar e fomente os resultados de aprendizagem pretendidos. | |||
Bibliografia: | |||
Cabral, Fernando - Segurança e Saúde do Trabalho-Manual de Prevenção de Riscos Profissionais. Editora Verlag-Dashofer, Lisboa, 2011 Diário da República. Regulamento nº 372/2018. D.R. II Série 114 (2018-06-15)16804-16810. Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS). Manual de Segurança e Saúde no Trabalho DGR/2018. OMS (2014). O Enfermeiro do trabalho na Gestão em Saúde Ocupacional Trabalho. 2ª ed. Lisboa: Edições Sílabo,. 730p. ISBN 978-972-618-618-2. Portugal. Diário da república. (2009). Lei n.º 102/2009. D.R. I Série. 176 (2009-09-10) 6167-6192 Portugal. Direção Geral de Saúde - Autorização transitória para o exercício de Enfermagem do Trabalho. Lisboa: Direção Geral da Saúde, 2019 Rogers, B. (2011). O Enfermeiro de Saúde no Trablho. In Stanhope,&J. Lencaster (ed.), Enfermagem de Saúde Publica: Cuidados de Saúde na Comunidade Centrados na População (7ª Ed). Loures: Lusodidacta, 1070-1095 |