Unidade Curricular: | Código: | ||
Desenvolvimento, Inovação e Investigação em Enfermagem do Trabalho/Saúde Ocupacional | 1076DETS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Enfermagem do Trabalho | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
• Explicar os princípios éticos que servem de base á tomada de decisões no local de trabalho; • Debater o papel do enfermeiro do trabalho, na responsabilidade profissional, ética e legal. • Analisar criticamente a investigação produzida em enfermagem do trabalho, e em outras disciplinas do conhecimento, de forma a utilizá-la na sua prática clínica; • Desenvolver a capacidade de tomar decisões, na prática clínica de enfermagem do trabalho, fundamentadas em evidência empírica; • Contribuir para o conhecimento, inovação e desenvolvimento da prática de Enfermagem do Trabalho; • Incorporar os resultados da investigação na gestão estratégica de governação dos serviços de Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
• Ética e deontologia em saúde ocupacional. • O direito à confidencialidade em saúde; • O papel das comissões de ética; • Investigação em Enfermagem do Trabalho/Saúde Ocupacional; • Epidemiologia e estatística em saúde ocupacional; • Projetos de Intervenção/investigação em Enfermagem do Trabalho; • Incorporação dos resultados da investigação na prática clínica de enfermagem do trabalho. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular refletem uma abordagem situada no âmbito do Desenvolvimento, Inovação e Investigação em Enfermagem do Trabalho/SO. Baseia-se no desenvolvimento de diferentes temáticas de forma integrada, com enfase na conduta ética e deontologia, na Investigação em Enfermagem do Trabalho e Saúde Ocupacional, na epidemiologia e estatística, cooperando estes conteúdos para o desenvolvimento de Projetos de Intervenção/investigação em Enfermagem do Trabalho. Atenta-se que os conteúdos programáticos se encontram em conformidade com os objetivos da unidade curricular, permitindo ao Enfermeiro do Trabalho desenvolver conhecimentos diferenciados e integrados, valorizando a Investigação como contributo essencial ao desenvolvimento da Enfermagem do Trabalho, na garantia de um compromisso com a saúde, segurança e bem-estar do trabalhador. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Recurso à metodologia expositiva, demonstrativa e participativa, valorizando o envolvimento do estudante no processo ensino/aprendizagem. Os estudantes irão elaborar um trabalho de grupo, sobre tema a designar, relativo à investigação em enfermagem. A avaliação contínua será constituída por elaboração, apresentação e discussão de um trabalho de grupo (artigo de revisão), com ponderação de 70% e de uma reflexão Ética, com ponderação de 30%. A assiduidade é obrigatória em pelo menos 50% da carga horária e a 80% da Prática Laboratorial, para ter acesso à avaliação contínua, de acordo com o Regulamento da UFP. Exame: os alunos que não obtiverem a aprovação em avaliação contínua, poderão fazer o exame constituído por 1 frequência escrita, com a ponderação de 100%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino são orientadas em coerência e articulação com os objetivos de aprendizagem definidos. No seu conjunto configuram uma estratégia essencialmente interativa centrada no estudante, com aposta num trabalho que estimule a reflexão e valorize os processos de natureza cognitiva e interpessoal, devidamente orientado e enquadrado nas sessões letivas teóricas, teóricas/práticas e de práticas laboratoriais da unidade curricular. Com a implementação das metodologias consideradas, é pressuposto que o estudante se envolva ativamente na sua evolução e delineie esforços na busca de informação atualizada, que suporte os trabalhos a realizar e fomente os resultados de aprendizagem pretendidos. | |||
Bibliografia: | |||
•Apóstolo J. (2017). Sintese Da Evidência No Contexto Da Translação Da Ciência. Coimbra: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC). •The Joana Briggs Institute (2015). Joana Briggs Institute Reviewers’ Manual. Metodology for JBI Scoping Reviews. • Liberatti et alli (2020). PRISMA – CHECKLIST. Acedido em: 1/6/2021. Disponível em: www.prisma-statement.org •Coutinho, Clara - Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas Teoria e Prática (2ºed.). Coimbra, Almedina, 2014. •Fortin, Marie-Fabienne - Fundamentos e Etapas no Processo de Investigação. Lisboa: edição: Lusodidacta, ISBN: 9789898075185 618p., 2009. •Freixo, Manuel - Metodologia de Científica: Fundamentos, Métodos e Técnicas. (4ºed.). Lisboa: edição: Instituto Piaget, ISBN: 9789896591144 231 p., 2013. •Pereira, José Matias - Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. Lisboa: edição Atlas, 4.ª ed., ISBN: 9788597008777, 224p., 2018 |