Unidade Curricular:Código:
Desenvolvimento, Inovação e Investigação em Enfermagem do Trabalho/Saúde Ocupacional1076DETS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoEnfermagem do Trabalho4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
• Explicar os princípios éticos que servem de base á tomada de decisões no local de trabalho;
• Debater o papel do enfermeiro do trabalho, na responsabilidade profissional, ética e legal.
• Analisar criticamente a investigação produzida em enfermagem do trabalho, e em outras disciplinas do conhecimento, de forma a utilizá-la na sua prática clínica;
• Desenvolver a capacidade de tomar decisões, na prática clínica de enfermagem do trabalho, fundamentadas em evidência empírica;
• Contribuir para o conhecimento, inovação e desenvolvimento da prática de Enfermagem do Trabalho;
• Incorporar os resultados da investigação na gestão estratégica de governação dos serviços de Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho.
Conteúdos Programáticos:
• Ética e deontologia em saúde ocupacional.
• O direito à confidencialidade em saúde;
• O papel das comissões de ética;
• Investigação em Enfermagem do Trabalho/Saúde Ocupacional;
• Epidemiologia e estatística em saúde ocupacional;
• Projetos de Intervenção/investigação em Enfermagem do Trabalho;
• Incorporação dos resultados da investigação na prática clínica de enfermagem do trabalho.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular refletem uma abordagem situada no âmbito do Desenvolvimento, Inovação e Investigação em Enfermagem do Trabalho/SO.
Baseia-se no desenvolvimento de diferentes temáticas de forma integrada, com enfase na conduta ética e deontologia, na Investigação em Enfermagem do Trabalho e Saúde Ocupacional, na epidemiologia e estatística, cooperando estes conteúdos para o desenvolvimento de Projetos de Intervenção/investigação em Enfermagem do Trabalho.
Atenta-se que os conteúdos programáticos se encontram em conformidade com os objetivos da unidade curricular, permitindo ao Enfermeiro do Trabalho desenvolver conhecimentos diferenciados e integrados, valorizando a Investigação como contributo essencial ao desenvolvimento da Enfermagem do Trabalho, na garantia de um compromisso com a saúde, segurança e bem-estar do trabalhador.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Recurso à metodologia expositiva, demonstrativa e participativa, valorizando o envolvimento do estudante no processo ensino/aprendizagem. Os estudantes irão elaborar um trabalho de grupo, sobre tema a designar, relativo à investigação em enfermagem. A avaliação contínua será constituída por elaboração, apresentação e discussão de um trabalho de grupo (artigo de revisão integrativa ou sistemática), com ponderação de 100%. A assiduidade é obrigatória em pelo menos 50% da carga horária e a 80% da Prática Laboratorial, para ter acesso à avaliação contínua, de acordo com o Regulamento da UFP. Exame: os alunos que não obtiverem a aprovação em avaliação contínua, poderão fazer o exame constituído por 1 frequência escrita, com a ponderação de 100%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino são orientadas em coerência e articulação com os objetivos de aprendizagem definidos. No seu conjunto configuram uma estratégia essencialmente interativa centrada no estudante, com aposta num trabalho que estimule a reflexão e valorize os processos de natureza cognitiva e interpessoal, devidamente orientado e enquadrado nas sessões letivas teóricas, teóricas/práticas e de práticas laboratoriais da unidade curricular. Com a implementação das metodologias consideradas, é pressuposto que o estudante se envolva ativamente na sua evolução e delineie esforços na busca de informação atualizada, que suporte os trabalhos a realizar e fomente os resultados de aprendizagem pretendidos.
Bibliografia:
Cabral, Fernando - Segurança e Saúde do Trabalho-Manual de Prevenção de Riscos Profissionais. Editora Verlag-Dashofer, Lisboa, 2011.
Coutinho, Clara - Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas Teoria e Prática (2ºed.). Coimbra, Almedina, 2014.
Freixo, Manuel - Metodologia de Científica: Fundamentos, Métodos e Técnicas. (4ºed.). Lisboa: edição: Instituto Piaget, ISBN: 9789896591144 231 p., 2013.
Freitas, Luís Conceição - Manual de Segurança e Saúde do Trabalho. Lisboa: Edições Sílabo, 2.ª ed., ISBN 978-972-618-618-2, 730p., 2011
Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS). Manual de Segurança e Saúde no Trabalho DGR/2018.
Miguel, Alberto Sérgio S. R. - Manual de Higiene e Segurança do Trabalho, 11ª ed., Porto: Porto Editora, 2010
Pereira, José Matias - Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. Lisboa: edição Atlas, 4.ª ed., ISBN: 9788597008777, 224p., 2018