Unidade Curricular:Código:
Componente Prática em Contexto de Enfermagem do Trabalho1076CPET
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoEnfermagem do Trabalho4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
•Realizar em contexto laboral, o diagnóstico de situação de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho;
•Implementar um programa ou projeto de intervenção face ao diagnostico efetuado;
•Sugerir a implementação de processos de informação, formação e educação que contribuam para a melhoria continua;
•Incorporar os resultados do diagnóstico realizado, em processos de mudança para a inovação na prática clínica;
•Apresentar e discutir o relatório de trabalho de Campo.
Competências:
•Realiza o diagnóstico de saúde da comunidade laboral e carateriza em termos de perigo, risco, necessidades a população trabalhadora;
•Planeia, realiza e avalia atividades de Enfermagem do Trabalho de acordo com o diagnóstico da situação;
•Sugere estratégias de redução dos riscos identificados e a adoção de boas práticas;
•Propõe oportunidades de melhoria contínua;
Conteúdos Programáticos:
•Componente prática desenvolvida em contexto de enfermagem do trabalho.
•Elaboração de Projeto de Intervenção Pedagógica.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular refletem uma abordagem situada no âmbito da emergência no local de trabalho. Baseiam-se no desenvolvimento de diferentes temáticas de forma integrada, com enfase na atuação perante situações de emergência no local de trabalho e nos planos de emergência e medidas de autoproteção.
Atenta-se que os conteúdos programáticos se encontram em conformidade com os objetivos da unidade curricular, permitindo ao Enfermeiro do Trabalho desenvolver conhecimentos diferenciados e integrados, adequados e específicos à realidade de situações de emergência e de evacuação nos locais de trabalho, respeitando os valores e princípios éticos, legais e deontológicos na garantia de um compromisso social com a saúde, segurança e bem-estar do trabalhador, tendo em conta as condições de trabalho, a qualidade e segurança do local de trabalho.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Recurso à metodologia expositiva, demonstrativa e participativa, valorizando o envolvimento do estudante no processo ensino/aprendizagem.
Os estudantes irão desenvolver em contexto pratico de trabalho e apresentar um projeto de intervenção pedagógica. A avaliação contínua será constituída por elaboração, apresentação e discussão do trabalho de Grupo, com ponderação de 100%.
A assiduidade é obrigatória às UCs do ensino teórico, teórico prático em pelo menos 90%, para ter acesso à avaliação contínua, de acordo com o Regulamento da UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino são orientadas em coerência e articulação com os objetivos de aprendizagem definidos. No seu conjunto configuram uma estratégia essencialmente interativa centrada no estudante, com aposta num trabalho que estimule a reflexão e valorize os processos de natureza cognitiva e interpessoal, devidamente orientado e enquadrado no contexto de trabalho. Com a implementação das metodologias consideradas, é pressuposto que o estudante se envolva ativamente na sua evolução e delineie esforços na busca de informação atualizada, que suporte os trabalhos a realizar e fomente os resultados de aprendizagem pretendidos.
Bibliografia:
•Borges, Elisabete (2018). Enfermagem do Trabalho: Formação, Investigação e Estratégias de Intervenção. Lidel
•Cabral, Fernando - Segurança e Saúde do Trabalho-Manual de Prevenção de Riscos Profissionais. Editora Verlag-Dashofer, Lisboa, 2011
•Freitas, Luís Conceição - Manual de Segurança e Saúde do Trabalho. Lisboa: Edições Sílabo, 2.ª ed., ISBN 978-972-618-618-2, 730p., 2011
•Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS). Manual de Segurança e Saúde no Trabalho DGR/2018.
• Portugal. Direção Geral de Saúde. Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC) – extensão 2018/2020. Disponível em: https: //www. dgs. Pt
•Uva, António Sousa - Diagnóstico e gestão do risco em saúde ocupacional. Editor: Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, 2010
•OMS (2014). O Enfermeiro do trabalho na Gestão em Saúde Ocupacional Trabalho. 2ª ed. Lisboa: Edições Sílabo, 2014. 730p. ISBN 978-972-618-618-2