Unidade Curricular: | Código: | ||
Metodologias de Identificação de Perigos e Análise de Riscos | 1013MIPA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Enfermagem do Trabalho | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
•Identificar os perigos e riscos profissionais no local de trabalho; •Estimar os riscos profissionais no local de trabalho; •Promover o desenvolvimento de um sistema integrado de prevenção de riscos profissionais; •Delinear/ implementar/avaliar programas que visem a redução dos riscos profissionais; Competências: •Conhece Termos e definições utilizados em SST como o conceito de Perigo e Risco; •Reconhece os perigos e riscos profissionais no local de trabalho; •Elabora mapas de risco, estabelecendo medidas de intervenção; •Elabora programas e medidas que visem a minimização dos riscos nos locais de trabalho; •Difunde informação dirigida aos diferentes riscos profissionais; •Planeia/executa sessões formativas no âmbito da SST. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Organização da Gestão de Risco Métodos de avaliação de perigos e riscos Controlo de riscos Registos e documentação: elaboração de Mapas de Risco | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Pretende-se que os conteúdos desenvolvidos ao longo da Unidade Curricular capacitem os estudantes com conhecimentos teórico-práticos e competências gerais e especificas sobre os princípios da prevenção dos riscos profissionais nos locais de trabalho, promovendo ambientes de trabalho saudáveis. O estudante deve ser capaz de identificar perigos e riscos no local de trabalho, utilizar metodologias e técnicas de avaliação de riscos profissionais e proceder ao controlo e gestão de risco. Deve ainda aplicar medidas de prevenção e de proteção na promoção e conservação de ambientes de trabalho saudáveis. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A Unidade Curricular desenvolver-se-á tendo por base a pesquisa bibliográfica, análise, discussão e reflexão critica conjunta sobre as temáticas abordadas, elaboração e discussão de trabalho de grupo orientado. Os estudantes farão grupos, no máximo de teres elementos, para elaboração de um estudo de caso de uma empresa/instituição. faseado por diferentes Unidades Curriculares que constituem o plano de estudos, tendo por base as etapas da gestão de risco. A avaliação contínua resultará da realização, apresentação e discussão de um trabalho de grupo, com ponderação de 100%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Para demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem, optou-se por privilegiar metodologias interativas, permitindo aos estudantes a utilização dos conhecimentos teóricos em contexto real de trabalho, centrados na reflexão e analise de casos de diagnostico e gestão do risco profissional, possibilitando a integração de conhecimentos no processo de análise, avaliação e gestão de riscos no local de trabalho. | |||
Bibliografia: | |||
•CABRAL, Fernando - Segurança e Saúde do Trabalho-Manual de Prevenção de Riscos Profissionais. Editora Verlag-Dashofer, Lisboa, 2011 •Diário da república. Lei n.º 102/2009. D.R. I Série. 176 (2009-09-10) 6167-6192 •Diário da república. Lei n.º 7/2009. D.R. I Série. 30 (2009-02-12) 926-1028 •ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO - Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho: Diretrizes Práticas da OIT. Lisboa: IDICT, 2002 •ROXO, Manuel - Segurança e Saúde do Trabalho: Avaliação e Controlo de Riscos. Coimbra: Editora Almedina, 2009. •Uva, António Sousa. Diagnóstico e gestão do risco em saúde ocupacional. ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho); 2ª ed. Lisboa, 2010. |