Unidade Curricular: | Código: | ||
Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem do Trabalho | 1013IIDE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Enfermagem do Trabalho | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
• Adquirir competências no âmbito da gestão de SSST • Promover a familiarização com o processo de investigação científica • Analisar os paradigmas da investigação • Promover a facilidade de apresentação de resultados de investigação científica, quer aos pares quer em termos de divulgação • Promover a capacidade de reconhecimento e utilização de vários graus de cientificidade do texto escrito | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Métodos de aquisição de conhecimento 2. Métodos de investigação científica 3. Fases do processo científico de investigação 4. Exigências éticas na investigação 5. Comunicação de resultados | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Através da interrogação de dúvidas existentes em sala de aula e pela análise do estudo realizado em casa pelos estudantes (recensão crítica de um artigo científico). | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Através de um método interrogativo, expositivo e demonstrativo, com exposição oral de conteúdos programáticos. Metodologia ativa/participativa com apoio de meios audiovisuais. Trabalho de pesquisa bibliográfica, em grupo, com apoio do docente. A avaliação da unidade curricular contempla a realização em casa e apresentação em sala de aula de uma recensão crítica de um artigo científico. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de metodologias expositiva interrogativa. Numa segunda fase, a demonstração de exemplos possibilita a aquisição de conhecimentos indispensáveis ao processo de investigação. A exemplificação de casos práticos e a aplicação do processo de investigação permite consolidar competências para a utilização futura do processo de Enfermagem como metodologia científica de trabalho. | |||
Bibliografia: | |||
• Carvalho, J.E. (2009). Metodologia do trabalho científico. Lisboa: Escolar. • Cervo, A.L. & Bervian, P.A. (2002). Metodologia científica (5ª ed.) São Paulo: McGraw-Hill. • Fortin, M.F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Loures: Lusodidacta. • Lakatos E.M. & Marconi, M.A. (2008). Metodologia científica (5ª ed.) São Paulo: Atlas. • Ordem dos Enfermeiros (2012). Regulamento do perfil de competências do enfermeiro de cuidados gerais. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros. • Quivy, R. & Campenhoudt, L. (2005). Manual de investigação em ciências sociais (4ª ed.) Lisboa: Gradiva. • Ribeiro, J.L.P. (2010). Investigação e avaliação em psicologia e saúde (2ª ed.) Lisboa: Placebo. |