Unidade Curricular:Código:
Ergonomia do Trabalho1013EGTB
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoEnfermagem do Trabalho3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecer conceitos estudo da ergonomia;
Enquadrar a ergonomia no contexto laboral;
Desenvolver conhecimentos relacionados com metodologias para obtenção de parâmetros antropométricos;
Descrever riscos para pessoas e trabalho da inadaptação ergonómica dos instrumentos, utensílios, equipamentos, ambiente, postos e locais de trabalho;
Avaliar riscos da inadaptação ergonómica do ambiente, local ou posto de trabalho e propor formas de eliminar ou minimizar;
Identificar relações existentes entre condições de trabalho e efeitos nos trabalhadores.
Competências:
Integra princípios e domínios da ergonomia no trabalho e fundamentação científica;
Domina metodologias de medição de parâmetros antropométricos;
Gera respostas de adaptabilidade individual nos postos trabalho utilizando metodologia ergonómica;
Executa avaliação dos postos trabalho, para implementar estratégias ergonómicas;
Minimiza efeitos nocivos do trabalho através da adequação dos recursos e metodologias de trabalho.
Conteúdos Programáticos:
Introdução à ergonomia; Fundamentação científica; Domínios da ergonomia;
Conceção do espaço de trabalho;
Antropometria na ergonomia;
Posturas e movimentação de cargas; lesões relacionadas com o trabalho;
Trabalho com equipamentos dotados de visor;
Ritmos de Trabalho e Fadiga;
Fatores ambientais;
Organização do Trabalho;
Metodologias de diagnóstico ergonómico: Análise ergonómica do trabalho;
Ginástica laboral.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Pretende-se que os conteúdos desenvolvidos ao longo da UC, capacitem os estudantes com conhecimentos teórico-práticos, em matéria de Ergonomia. Esta UC irá contribuir para a aquisição de saberes inerentes às boas práticas posturais, de ambiente de trabalho e de medidas a adotar para que tal aconteça.
Assim, os conteúdos encontram-se em harmonia com os objetivos anteriormente formulados, permitindo aos estudantes a adoção de comportamentos e atitudes dirigidos à prevenção.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolver-se-á tendo por base a pesquisa bibliográfica, análise, discussão e reflexão critica conjunta sobre as temáticas abordadas, elaboração e discussão de trabalho de grupo, de acordo com os conteúdos programáticos.
Os estudantes farão grupos no máximo de três elementos, para elaboração de um estudo de um posto de trabalho real, de uma empresa/instituição, tendo por base a norma existente.
Nesta UC, os estudantes vão elaborar uma etapa do estudo, que contextualize o enquadramento da ergonomia no trabalho, perspetivando a prevenção de riscos profissionais. A avaliação contínua será constituída por elaboração de um trabalho de Grupo, apresentação e discussão, com ponderação de 100%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
De forma a ir de encontro aos objetivos formulados, as metodologias a utilizar nesta UC, irão privilegiar metodologias interativas, envolvendo os estudantes no processo de ensino aprendizagem, centradas na reflexão e análise de casos de diagnostico, visando a promoção da SST e o cumprimento das obrigações legais, por forma a prevenir a ocorrência de acidentes de trabalho e o surgimento de doenças profissionais através da implementação de um conjunto de medidas básicas.
Bibliografia:
Nunes, F (2010), “Segurança e Higiene do trabalho” - Manual Técnico. 3ª Edição, Amadora: Edições Gustave Eiffel.
Rebelo, F (2017), “Ergonomia no dia a dia”. 2ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo.
Silva, A (2008), Ergonomia e Antropometria. Dimensionamento de postos de trabalho em pé. Universidade de Aveiro.
Miguel, A (2004), Manual de Higiene e Segurança do Trabalho. 7ª ed. Porto, Porto Editora, 2004.
Costa, L e BARROSO, M (2004), Antropometria e aplicação de dados Antropométricos. Guimarães, Grupo de Engenharia Humana do Departamento de Produção e Sistemas.
Costa, L e BARROSO, M (2004), Introdução à Fisiologia Ocupacional. Guimarães, Grupo de Engenharia Humana do Departamento de Produção e Sistemas.
Arezes, P et al (2006), Estudo Antropométrico da População Portuguesa. vol. 14, col. «Segurança e Saúde no Trabalho. Estudos», Lisboa, Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.
CASTILLO, J e Villena J (2005). Ergonomia. Conceitos e Métodos. Lisboa, DINA Livro.
Docente (* Responsável):
Docente Convidado (docente@ufp.edu.pt)
Margarida Ferreira (mmferreira@ufp.edu.pt)