| Unidade Curricular: | Código: | ||
| Trabalho de Projeto | 1080TPDS | ||
| Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
| 4 | Licenciatura | Ciências da Nutrição | 6 ects |
| Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
| Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
| Objectivos de Aprendizagem: | |||
| - Capacitar os alunos na escolha de tipos de trabalhos científicos; - Transmitir conhecimentos relativos à pesquisa bibliográfica, referenciação bibliográfica e estruturação de trabalhos científicos; - Dotar os alunos de competências para a realização do trabalho final de curso. - Dotar os alunos de competências para a publicação do trabalho final de curso em revista científica. | |||
| Conteúdos Programáticos: | |||
| - Apresentação de temáticas das ciências da nutrição; - Acompanhamento dos alunos na escolha e definição dos seus trabalhos; - Abordagem aos conceitos básicos de investigação; - Planificação do processo de investigação: escolha do tipo de trabalho científico (investigação original ou revisão), selecção da informação e sua recolha (que inclui a definição dos métodos necessários); - Formas de apresentação dos resultados: informatização, organização de bases de dados e procedimentos de tratamento estatístico. | |||
| Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
| Estando esta unidade curricular centrada na elaboração do trabalho final de curso, os objectivos e os respectivos conteúdos visam dotar os estudantes das ferramentas necessárias à aquisição dos diferentes conceitos implícitos à investigação científica. | |||
| Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
| Atividades “hands-on” e intenso trabalho de pesquisa, escrita, análise estatística e discussão. Os conteúdos programáticos serão alvo de avaliação final (trabalho final apresentado como tese de licenciatura). | |||
| Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
| As aulas são de cariz de seminário com duração de 90 minutos. Alternadamente com a forma de seminário, serão trabalhadas situações práticas de forma individual. | |||
| Bibliografia: | |||
| http://www.icmje.org/icmje-recommendations.pdf | |||