Unidade Curricular: | Código: | ||
Toxicologia Alimentar | 1080TOAL | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Ciências da Nutrição | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
São objectivos da unidade curricular de toxicologia alimentar, a aquisição de conhecimentos sobre os fundamentos de toxicologia alimentar. Em concordância com o “Referencial para a formação académica do nutricionista” da Ordem dos Nutricionistas os principais objectivos são: O1- Conhecer os fundamentos gerais de toxicologia e a sua importância no âmbito alimentar; O2- Adquirir conhecimento sobre a toxicocinética de xenobióticos; O3- Conhecer os mecanismos gerais de acção dos tóxicos e métodos de avaliação dos efeitos de xenobióticos; O4- Conhecer os principais tóxicos alimentares, descrever os seus efeitos e mecanismos de toxicidade; O5- Conhecer a avaliação do risco e o conceito de dose diária admissível; O6- Aquisição de conhecimentos para a implementação e realização de técnicas laboratoriais analíticas de pesquisa e quantificação de xenobióticos; O7- Ter capacidade de trabalho autónomo na pesquisa de informação usando fontes de informação em toxicologia. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1: Noções gerais de Toxicologia. CP2: Toxicocinética a ADME de xenobióticos. CP3: Relação dose-resposta e avaliação da toxicidade. CP4: Mecanismos gerais de toxicidade e efeitos dos tóxicos. CP5: Tóxicos alimentares: mecanismos de acção e efeitos tóxicos. CP6: Avaliação do risco e o conceito de dose diária admissível. CP7: Aspectos regulamentares e legislação sobre tóxicos alimentares. CP8: Pesquisa e detecção de tóxicos presentes nos alimentos. CP9: Pesquisa laboratorial da toxicidade recorrendo ao modelo animal ratinho. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Toxicologia Alimentar proporcionam aos estudantes de Ciências da Nutrição a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitam desenvolver intervenções do Nutricionista na área da toxicologia alimentar. Os conteúdos de toxicologia alimentar com o estudo dos diversos grupos tóxicos alimentares (conteúdos programáticos CP1 a CP7) permitem atingir os objectivos O1, O2, O3, O4, O5 e O7. A realização de protocolos laboratoriais analíticos e experimentação animal com ratinhos acção (conteúdos programáticos CP8 e CP9), permitem ao aluno atingir os objectivos O2, O3, O4, O6 e O7, despertando o aluno para o espírito crítico para a experimentação laboratorial. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Metodologia de ensino M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula. M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos. M3: Execução de protocolos laboratoriais recorrendo a metodologias analíticas correntes. M4: Discussão de problemas. M5: Utilização da plataforma de e-learning para armazenar e disponibilizar material didático ao aluno. Avaliação Avaliação consiste na realização de dois testes escritos na componente teórica (60% na nota final) e de dois testes escritos e desempenho do aluno na componente laboratorial (40% na nota final). Caso a média das duas provas escritas de uma dada componente seja inferior a 9,5 o aluno estará automaticamente reprovado a essa componente seja ela teórica ou laboratorial. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A constante interacção entre o docente e o aluno nas aulas de exposição permitirá a adequação do aluno aos objectivos propostos. Os protocolos laboratoriais e demais discussões sobre casos práticos sobre tóxicos presentes nos alimentos providenciam a consolidação de conhecimentos e capacitam o aluno para a solução de problemas relacionados com a área da toxicologia. Para além disso a utilização de um conjunto de materiais de estudo criado propositadamente, assim como as sessões de apoio para esclarecimento de dúvidas, permitem um elevado nível de ajustamento entre as metodologias utilizadas e os objetivos da unidade curricular. M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula – Visa atingir O1 a O5. M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos – Visa atingir O7. M3: Execução de protocolos laboratoriais recorrendo a metodologias analíticas correntes – Visa atingir O6 e O7. M4: Discussão de problemas – Visa atingir todos os objectivos. M5: Utilização da plataforma de e-learning para armazenar e disponibilizar material didático ao aluno – Visa atingir todos os objectivos. | |||
Bibliografia: | |||
1. Principles of biochemical toxicology. John A. Timbrell; 4th edition, Informa, 2009 2. Casarett & Doull's Toxicology: The Basic Science of Poisons. Curtis Klaassen, 9th Edition, McGraw-Hill, 2018 3. Introduction to Food Toxicology. Takayuki Shibamoto, Leonard F. Bjeldanes, 2nd edition, Academic Press, 2009 4. Toxicologia Forense, Félix Carvalho, Maria Lourdes Bastos, Ricardo Dinis (Eds.), 1ª edição, PACTOR - Grupo LIDEL, 2015. 5. Clarke's Analysis of Drugs and Poisons. Moffat, Anthony C (ED) 4th edition, The Pharmaceutical Press, 2011. |