Unidade Curricular:Código:
Qualidade e Segurança Alimentar845QSAL
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências da Nutrição6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
- Reconhecer a importância da higiene e segurança alimentar;
- Dar a conhecer os princípios que regem as ações para a promoção da higiene e segurança alimentar;
- Compreender as condições e circunstâncias que condicionam a higiene e segurança dos bens alimentares;
- Identificar e avaliar as práticas e procedimentos higio-sanitários utilizados nas unidades de alimentação e nutrição e em estabelecimentos que produzam alimentos;
- Estudar a Legislação pertinente à produção e comercialização de alimentos e o emprego de sistemas de monitorização controlo e gestão da segurança alimentar;
- Sensibilizar para a importância da qualidade alimentar;
- Compreender as condições e circunstâncias que condicionam a qualidade dos bens alimentares;
-Capacitar os alunos para a implementação de um sistema de Segurança Alimentar numa empresa do sector alimentar;
- Tomar conhecimento com os sistemas da qualidade. Promover a gestão e garantia da qualidade alimentar.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução à Qualidade e Segurança Alimentar.
2. Segurança alimentar: conceitos, enquadramento legal e normativo.
3. Higiene: conceitos, pré-requisitos de higiene.
4. Cadeia alimentar: produção, contaminação, deterioração dos alimentos.
5. Sistemas de segurança alimentar.
6. Qualidade alimentar: conceito; Vetores de qualidade; Ferramentas, controlo e gestão de qualidade. Sistema Português da Qualidade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Esta unidade curricular (UC) tem como função proporcionar fundamentos relativamente aos conceitos basilares em Higiene e Segurança Alimentar, elucidando acerca dos diplomas legais nacionais e comunitários, e instruindo acerca das principais ferramentas em Segurança Alimentar. Esta unidade curricular promove ainda o conhecimento relacionado com os principais referenciais normativos em matéria de Segurança Alimentar e fomenta os conhecimentos necessários para implementar sistemas de gestão de segurança alimentar, com particular enfoque no sistema HACCP. Esta UC tem ainda como objectivo proporcionar conhecimentos relativos à legislação e restante normativa aplicada aos alimentos e para protecção dos consumidores, bem como capacitar o aluno a utilizar de forma crítica os diversos critérios e parâmetros de qualidade aplicáveis aos alimentos. Este conhecimento vai capacitar o futuro nutricionista a avaliar e promover a qualidade dos alimentos e da alimentação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino inclui aulas teóricas com exposição oral dos conteúdos programáticos; e aulas práticas e teorico-práticas para aplicação e desenvolvimento de competências e capacidades no âmbito da disciplina. Os alunos são incentivados a participar nas aulas e a participar em visitas de estudo. Os materiais pedagógicos são disponibilizados na plataforma de e-learning da Universidade Fernando Pessoa.
A avaliação contínua engloba 2 componentes: 1) componente teórica: 2 testes escritos individuais (70%); 2) componente prática: projeto prático de grupo (30%). Para aprovação da unidade curricular o estudante deverá obter uma nota média mínima ponderada de 9,5 valores (em 20) em cada um dos componentes.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino foram definidas com o objetivo de permitir uma transmissão de conhecimento mais fluente, promovendo a envolvência dos alunos e a discussão oral e, com isto, uma aprendizagem mais assertiva e fomentando as suas capacidades crítica e de comunicação. As aulas teóricas permitem o aprofundamento do conhecimento com participação activa do aluno. As aulas práticas permitem a aquisição e desenvolvimento de capacidades e competências práticas na área da qualidade e segurança alimentar. Estas aulas incluem pesquisa e análise de documentos legislativos e referenciais normativos, discussão de artigos científicos relevantes com o objetivo de desenvolver a capacidade crítica, bem como a reflexão e discussão de temas propostos no âmbito da disciplina. O método de avaliação contínua estimula o contacto permanente do aluno com os conteúdos da unidade curricular, permitindo ao docente uma mais rigorosa avaliação da aquisição dos objetivos definidos.
Bibliografia:
1. Codex Alimentarius Comission, Joint FAO/WHO Fool Standard Programme, Food Hygiene – Basic Texts. Rome: FAO/WHO, 1999, 2003.
2. Website da Autoridade de Segurança Alimentar e económica: http://www.asae.gov.pt/
3. Higiene, Segurança, Conservação e Congelação de Alimentos. Monteiro, V. 4ª Edição. Lidel. 2010.
4. Legislação Portuguesa respeitante aos Géneros Alimentícios
5. Legislação Comunitária, referente aos Géneros Alimentícios; Jornal Oficial das Comunidades Europeias.
6. Heredia, Wesley & Garcia. Microbiologically Safe Foods, John Wiley&Sons. 2008