Unidade Curricular:Código:
Química Geral e Orgânica1080QGEO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Nutrição5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
O1- Conhecimento das regras básicas de segurança laboratorial
O2- Conhecimento do material de laboratório e sua utilização
O3- Entendimento dos conceitos necessário para a execução de um protocolo científico
O4- Manipulação correta de algarismos científicos, notação científica e conversão de unidades
O5- Ser capaz de escrever o nome científico de um composto a partir da sua fórmula química e vice-versa
O6- Acertar equações
O7- Ser capaz de realizar cálculos envolvendo estequiometria de reações
O8- Expressar a concentração de soluções em diferentes unidades, o que envolve também cálculos de diluições
O9- Reconhecer os vários tipos de reação
O10- Ter noções básicas acerca de reações ácido-base e de cálculos elementares de pH
O11- Realizar cálculos sobre volumetrias
O12- Compreensão de conceitos relativos a ligação química e classificação de ligações
O13- Identificar os hidrocarbonetos e os principais grupos funcionais orgânicos, conhecendo um pouco da sua reatividade
Conteúdos Programáticos:
CP1 - Segurança em laboratório: regras gerais.
CP2- Operações laboratoriais correntes: preparação e armazenagem de soluções. Utilização de material de vidro. Medições e diluições. Volumetrias.
CP3- Purificação de substâncias: cristalização, destilação, extração, cromatografia.
CP4- Erros e algarismos significativos. Sistema internacional de unidades.
CP5- Átomos, iões e moléculas. Nomenclatura de compostos inorgânicos.
CP6- Reações químicas e equações químicas.
CP7- Reações de precipitação, de ácido-base, de oxidação redução e de complexação.
CP8- Concentração de soluções (molaridade, fração molar, percentagem em volume, percentagem em massa, molalidade).
CP9- Volumetrias ácido-base e redox.
CP10- Ligação química: conceitos básicos.
CP11- Química Orgânica: hidrocarbonetos, aldeídos, ácidos carboxílicos, cetonas, aminas, álcoois, fenóis, éteres e ésteres – identificação, principais regras de nomenclatura e noções básicas de reatividade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CP1- visa atingir O1
CP2- visa atingir O2 e O3
CP3- visa atingir O2 e O3
CP4- visa atingir O4
CP5- visa atingir O5
CP6- visa atingir O6 e O7
CP7- visa atingir O9 e O10
CP8- visa atingir O8
CP9- visa atingir O11
CP10- visa atingir O12
CP11- visa O13 e O5
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno.
M2 – Resolução de exercícios de aplicação dos conceitos ministrados nas aulas teóricas
M3 – Realização de trabalhos experimentais que permitirão despertar o espírito crítico dos alunos e aplicar os conceitos teóricos apreendidos.
M4 – Protocolos experimentais e respetivos anexos com as fichas a serem preenchidas pelos alunos após cada atividade experimental.
Avaliação
Teórica- Dois testes de avaliação sumativa, 2 h (50% cada da classificação final). O aluno deverá obter média igual ou superior a 9,5 valores.
Prática- Dois testes de avaliação sumativa, 2 h (25% cada da classificação final) + execução dos protocolos experimentais e preenchimento das respetivas fichas (50%). O aluno deverá obter média igual ou superior a 9,5 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno: todos os objetivos. M2 - Resolução de exercícios de aplicação dos conceitos ministrados nas aulas teóricas: objetivos O4 a O8 e O10 a O13. M3 - Realização de trabalhos experimentais que permitirão despertar o espírito crítico dos alunos e aplicar os conceitos teóricos apreendidos: objetivos O1 a O3. M4 - Protocolos experimentais e respetivos anexos com as fichas a serem preenchidas pelos alunos após cada atividade experimental: objetivos O1 a O3, O8 e O11.
Bibliografia:
Chang. Química, 2005, 8ª ed, McGraw-Hill
Graham, Solomons, Fryhle. Organic chemistry, 2008, 9th ed, John Wiley & Sons
Zubrick. The organic chem lab survival manual: a student's guide to techniques, 2003, 6th ed, John Wiley & Sons
Souto, Pimenta, Catarino. Análise Química - Manual Prático de Análise Química, 2018, 1ªed, Lusodidacta