Unidade Curricular: | Código: | ||
Química Geral e Orgânica | 1080QGEO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências da Nutrição | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O1- Conhecimento das regras básicas de segurança laboratorial O2- Conhecimento do material de laboratório e sua utilização O3- Ter conceitos necessário para a execução de um protocolo científico O4- Manipulação correta de algarismos científicos, notação científica e conversão de unidades O5- Ser capaz de escrever o nome científico de um composto a partir da sua fórmula e vice-versa O6- Acertar equações O7- Ser capaz de realizar cálculos envolvendo estequiometria de reações O8- Expressar a concentração de soluções em diferentes unidades, e cálculos de diluições O9- Reconhecer os vários tipos de reação O10- Ter noções básicas acerca de reações ácido-base e de cálculos elementares de pH O11- Realizar cálculos sobre volumetrias O12- Compreensão de conceitos relativos a ligação química e classificação de ligações O13- Identificar hidrocarbonetos e principais grupos funcionais orgânicos, conhecendo um pouco da sua reatividade O14- Ter noções básicas sobre termodinâmica química | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1 - Segurança em laboratório: regras gerais. CP2- Operações laboratoriais correntes: preparação e armazenagem de soluções. Utilização de material de vidro. Medições e diluições. Volumetrias. CP3- Purificação de substâncias: cristalização, destilação, extração, cromatografia. CP4- Erros e algarismos significativos. Sistema internacional de unidades. CP5- Átomos, iões e moléculas. Nomenclatura de compostos inorgânicos. CP6- Reações químicas e equações químicas. CP7- Reações de precipitação, de ácido-base, de oxidação redução e de complexação. CP8- Concentração de soluções (molaridade, fração molar, percentagem m/v, percentagem m/m, molalidade). CP9- Volumetrias ácido-base e redox. CP10- Ligação química: conceitos básicos. CP11- Química Orgânica: hidrocarbonetos, aldeídos, ácidos carboxílicos, cetonas, aminas, álcoois, fenóis, éteres e ésteres – identificação, principais regras de nomenclatura e noções de reatividade. CP12- Termodinâmica química: conceitos básicos | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
CP1- visa atingir O1 CP2- visa atingir O2 e O3 CP3- visa atingir O2 e O3 CP4- visa atingir O4 CP5- visa atingir O5 CP6- visa atingir O6 e O7 CP7- visa atingir O9 e O10 CP8- visa atingir O8 CP9- visa atingir O11 CP10- visa atingir O12 CP11- visa O13 e O5 CP12- visa atingir O14 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno. M2 – Resolução de exercícios de aplicação (aulas teórico-práticas) dos conceitos ministrados nas aulas teóricas M3 – Realização de trabalhos experimentais que permitirão despertar o espírito crítico dos alunos e aplicar os conceitos teóricos apreendidos. M4 – Protocolos experimentais e respetivos anexos com as fichas a serem preenchidas pelos alunos após cada atividade experimental. Avaliação Teórica- Dois testes de avaliação sumativa, 2 h (50% cada da classificação final). O aluno deverá obter média igual ou superior a 9,5 valores. Prática- Dois testes de avaliação sumativa, 2 h (25% cada da classificação final) + execução dos protocolos experimentais e preenchimento das respetivas fichas (50%). O aluno deverá obter média igual ou superior a 9,5 valores. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno: todos os objetivos. M2 - Resolução de exercícios de aplicação (aulas TP) dos conceitos ministrados nas aulas teóricas: objetivos O4 a O8 e O10 a O14. M3 - Realização de trabalhos experimentais que permitirão despertar o espírito crítico dos alunos e aplicar os conceitos teóricos apreendidos: objetivos O1 a O3. M4 - Protocolos experimentais e respetivos anexos com as fichas a serem preenchidas pelos alunos após cada atividade experimental: objetivos O1 a O3, O8 e O11. | |||
Bibliografia: | |||
Chang, R, Overby, J. Chemistry. 13th Edition, McGraw Hill, 2019. ISBN: 9781259911156. Solomons, TWG, Fryhle, CB, Snyder, SA. Organic Chemistry. 12th Edition, Wiley, 2016. ISBN: 978-1-118-87576-6. Souto, R, Pimenta, A, Catarino, R. Análise Química - Manual Prático de Análise Química. 1ª Edição, Lusodidacta, 2018. ISBN 978-989-8075-85-7. Zubrick, JW. The organic chem lab survival manual: a student's guide to techniques. 11th Edition, Wiley, 2021. ISBN: 978-1119608554. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Carla Sousa e Silva (sousasil@ufp.edu.pt) Rita Catarino (ritacat@ufp.edu.pt) |