Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia Aplicada | 1080PSIA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Ciências da Nutrição | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 26 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
OA1. Compreender o papel das variáveis psicológicas e sociais na determinação do comportamento alimentar; OA2. Aprofundar o conhecimento acerca das perturbações da alimentação e da ingestão; OA3. Aprofundar o conhecimento acerca das caraterísticas psicológicas que contribuem para o desenvolvimento e/ou manutenção do excesso de peso; OA4. Desenvolver competências de comunicação e de aconselhamento na prática clínica segundo os princípios da Entrevista Motivacional. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. Relação entre psicologia, saúde e nutrição. Estilo alimentar. Desafios colocados pela mudança de hábitos alimentares. CP2. Anorexia e Bulimia Nervosas: classificação (DSM-5), apresentação clínica, epidemiologia e comorbilidade; teorias etiológicas; fatores predisponentes, fatores precipitantes e fatores manutensores. Outras perturbações da alimentação e da ingestão. CP3. Excesso de peso e obesidade: classificação; teoria etiológicas; fatores predisponentes, fatores precipitantes e fatores manutensores. Adesão ao tratamento. CP4. Comunicação centrada no cliente: comportamentos verbais e não verbais na comunicação eficaz em nutrição. Entrevista motivacional: objetivos e caraterização geral. Competências de intervenção na mudança de atitudes e de comportamentos: estratégias para lidar com a resistência; estratégias para reforçar a auto-eficácia. A utilização da matriz de decisão. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
CP1. Relação entre psicologia, saúde e nutrição. Visa atingir OA1 CP2. Anorexia e Bulimia Nervosas Visa atingir OA2 CP3. Excesso de peso e obesidade Visa atingir OA3 CP4. Comunicação centrada no cliente Visa atingir OA4 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
M1 - Utilização da plataforma (Canvas) para partilha de materiais (textos de apoio e artigos científicos). M2 – Atividades de pesquisa autónoma e apresentação de trabalhos em aulas participadas pelos alunos. M3 – Treino de competências em situação de role-play. Avaliação é contínua, consistindo em 3 tarefas a serem realizadas ao longo do semestre (outubro, novembro e dezembro), sistematizadas num relatório final com a ponderação de 50%, e numa prova escrita de aferição de conhecimentos (frequência), com a ponderação de 50% da nota final. A percentagem mínima de frequência nas aulas é a estabelecida no Regulamento Pedagógico. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
São adotadas metodologias expositivas (Aulas Teóricas) e ativas/participativas (Aulas Teórico-Práticas). O OA1 é inicialmente alvo de exposição teórica e posteriormente é explorado de forma ativa pelos alunos a partir de artigos científicos focados em diferentes variáveis. Os OA2 e OA3 são apresentados teoricamente, sendo depois analisados e debatidos casos clínicos. O OA4 é inicialmente exposto de forma descritiva, tendo depois os alunos a oportunidade de treinar os conhecimentos teóricos em situações de role-play que decorrem em sala de espelho unidirecional. | |||
Bibliografia: | |||
American Psychiatric Association (2014). Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (5ª Ed.). Climepsi Editores. American Psychiatric Association (2006). Directrizes para o tratamento de transtornos psiquiátricos. Artmed. Carmo, I. (2001). Doenças do comportamento alimentar. ISPA. Miller, W.R., & Rollnick, S. (2018). Entrevista Motivacional: preparando as pessoas para a mudança (3ª Ed.). Climepsi Editores. Ogden J. (2000). Psicologia da saúde. Climepsi Editores. Ogden, J. (2003). The psychology of eating: From healthy to disordered behavior. Blackwell Publishing Rollnick, S., Miller, W., & Butler, C. (2008). Entrevista Motivacional no Cuidado da Saúde: Ajudando Pacientes a Mudar o Comportamento. Artmed. Viana, T.C., & Leal, I. (Eds.) (2013). Sintomas Alimentares, Cultura, Corpo e Obesidade: Questões clínicas e de avaliação. Placebo Editora. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Sónia Alves (salves@ufp.edu.pt) |