Unidade Curricular:Código:
Política Nutricional845PONU
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4LicenciaturaCiências da Nutrição4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Nesta unidade currical pretende-se fomentar, de forma contínua e sustentada, o alcance dos seguintes objectivos e competências:
Compreender a elaboração de políticas nutricionais/alimentares tendo em atenção condições económicas, sociais, agrícolas, ambientais, e de saúde.
Analisar os fundamentos teóricos que estão na base da construção de uma política nutricional/alimentar.
Contribuir para o planeamento, implementação, gestão e avaliação de políticas nutricionais/alimentares ao nível regional, nacional e internacional.
Desenvolver propostas de intervenção nutricional contextualizadas com as prioridades políticas nutricionais/alimentares atuais.
Conteúdos Programáticos:
Política nutricional e alimentar: Uma integração de atores, estruturas e instrumentos
O conceito de política alimentar e sua evolução histórica, objetivos e implicações no sistema alimentar, ambiente e economia
Processo de formulação de políticas de alimentação e nutrição (planeamento, implementação e avaliação da eficácia e efetividade); A evidência científica na tomada de decisão política
Agendas políticas alimentares internacionais: ONU, FAO, OMS, UE
Políticas internacionais e os novos objetivos de desenvolvimento sustentável
Pacto de Milão: políticas alimentares para alimentação urbana saudavel e sustentável
Plano de Ação Europeu para Políticas de Alimentação e Nutrição. Implicações e Orientações para Portugal
Programas de Alimentação e Nutrição em Portugal. Da estratégia nacional a programas regionais
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Com o intuito de alcançar os objectivos de aprendizagem enunciados, dos quais de destaca a capacidade para compreender o contexto da elaboração de políticas nutricionais/alimentares, os conteúdos programáticos focam e discutem as principais políticas nutricionais/alimentares na Europa e no Mundo, a sua elaboração, implementação e interligação com os vários sectores: económico, agrícola, ambiental e de saúde, o que permitirá aos alunos ter uma visão global e abrangente das Políticas nutricionais/alimentares e uma atuação hipotética futura concertada em Saúde Pública.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As sessões são teóricas baseadas no método expositivo oral (recurso a datashow), com inclusão de exemplos práticos e realização de trabalhos de grupo em aula, sempre que aplicável.
Os conhecimentos serão avaliados de forma contínua e periódica, através das seguintes modalidades:
Três momentos de avaliação, com as seguintes ponderações:
- 1 frequência (60% nota final = 12) com duração de 2 horas
- 1 trabalho escrito em grupo e apresentação oral (20% nota final = 4 valores)
-1 teste com duração de 45min= (20% nota final = 4 valores
A frequência e o teste serão compostos por perguntas de escolha múltipla e de desenvolvimento curto. A realização do trabalho de grupo será acompanhado pelo docente.
A nota final será o resultado da aprovação nas várias unidades de crédito.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino conjuga o método expositivo oral, essencial para a aquisição de conhecimentos base estruturantes sobre o contexto de desenvolvimento das políticas nutricionais/alimentares, e o trabalho prático de grupo, essencial para colocar em prática estes conhecimentos e fomentar a discussão política.
Bibliografia:
Gregório MJ, Cavalcanti D, Vasconcelos IAL, Padrão P. Políticas de Alimentação e Nutrição: Brasil e Portugal. Alimentação Humana 2010; 16(1): 3-14.
Graça P, Gregório MJ. Proposta para a Política Nacional de Alimentação e Nutrição. DGS 2011.
World Health Organization. WHO European Action Plan for Food and Nutrition Policy 2015-2020. WHO 2008. Disponível em: http://www.euro.who.int/en/publications/abstracts/european-food-and-nutrition-action-plan-20152020-2014 Food and Nutrition Policy and Plans of Action: Report of the WHO-FAO Intercountry Workshop Hyderabad, India, 17–21 December 2007; Disponível em: http://apps.searo.who.int/PDS_DOCS/B3124.pdf; Lang T, Barling D and Caraher M. Food Policy Integrating health, environment and society. Oxford University Press, 2009
Docente (* Responsável):
João Costa Leite (jcleite@ufp.edu.pt)