Unidade Curricular:Código:
Projeto de Investigação845PINV
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4LicenciaturaCiências da Nutrição4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Promover a familiarização com formas de trabalho académico; apresentar e discutir as várias fases e metodologias da investigação científica; promover a facilidade de apresentação de resultados de investigação científica, quer aos pares quer em termos de divulgação; promover a capacidade de reconhecimento e utilização de vários graus de cientificidade do texto escrito; fornecer e treinar regras de composição formal do texto científico; analisar as características dialécticas do binómio método/pesquisa.
Conteúdos Programáticos:
O processo de investigação como uma actividade estruturada e metodológica regida por regras e processos reconhecidos internacionalmente.
Breve abordagem aos conceitos básicos de investigação, nomeadamente aos processos de aquisição de conhecimento científico através da investigação.
A planificação de um processo de investigação, desde a escolha do tema até à selecção da informação e sua recolha.
As formas de representação da informação, e os processos de tratamento estatístico.
O registo e a divulgação dos resultados da investigação, e a especificidade dos seus conteúdos, formas e linguagens.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos visam a obtenção dos objectivos pretendidos.
Todos os objectivos pretendidos têm um conteúdo correspondente nos conteúdos programáticos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular compreende:
- aulas teóricas, onde o aluno deverá aprender técnicas e métodos de avaliação qualitativa e qualitativa dos dados em Ciências da Nutrição.
- aulas teórico-práticas, onde o aluno deverá demonstrar o domínio dos conteúdos teóricos na aplicação prática da elaboração e realização prática de um projecto em Ciências da Nutrição e Alimentação, passando pelo tratamento e análise dos dados e consequente discussão em sala de aula. No início de cada aula será apresentado o objectivo dessa aula e os alunos deverão cumprir a respectiva execução prática. Os alunos passarão pelas diferentes fases de um projecto de investigação, de forma individual ou a partir de situações de trabalho em grupo.
A avaliação será distribuída ao longo da unidade curricular, de acordo com as tarefas semanais requeridas aos alunos e resultará da participação dos alunos nas aulas, ensaios e na colheita e análise dos dados resultantes da execução prática do projecto.
A falta ou desistência a
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Nas aulas teóricas, o aluno deverá aprender técnicas e métodos de avaliação qualitativa e qualitativa dos dados em Ciências da Nutrição. Nas aulas teórico-práticas, o aluno deverá demonstrar o domínio dos conteúdos teóricos na aplicação prática da elaboração e realização prática de um projecto em Ciências da Nutrição e Alimentação, passando pelo tratamento e análise dos dados e consequente discussão em sala de aula. No início de cada aula será apresentado o objectivo dessa aula e os alunos deverão cumprir a respectiva execução prática. Os alunos deverão conseguir passar pelas diferentes fases de um projecto de investigação, de forma individual ou a partir de situações de trabalho em grupo.
Bibliografia:
- Day, RA & Gastel, B (2006) How to Write and Publish a Scientific Paper. 6ª edição. Cambridge. Cambridge University Press.
- International Committee of Medical Journal Editors (2013) Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for Biomedical Publication. Disponível em http://www.icmje.org/icmje-recommendations.pdf
Docente (* Responsável):
Andreia Oliveira (acmo@ufp.edu.pt)
Cláudia Silva (csilva@ufp.edu.pt)
Rita Guerra (ritaguerra@ufp.edu.pt)