Unidade Curricular:Código:
Marketing Alimentar1080MKAL
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Nutrição3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular de Marketing alimentar pretende:
- Promover o conhecimento e a capacidade de refletir sobre os conceitos essenciais do marketing como área da gestão, a sua aplicação a marcas, produtos e serviços na área alimentar.
- Desenvolver a integração de conhecimentos e a aplicação das ferramentas de trabalho essenciais para a participação num projeto de marketing e comunicação na área alimentar. Estas ferramentas contemplam as vertentes do produto, do preço, da distribuição, da comunicação, da concorrência e do consumidor na área da alimentação/nutrição.
No final da Unidade Curricular o aluno deverá ter competências para: analisar o consumidor de uma marca, produto ou serviço na área alimentar, nas suas vertentes individuais e sociais; participar numa equipa de Marketing que desenvolva projetos de gestão e comunicação de marcas, produtos e serviços na área alimentar.
Conteúdos Programáticos:
Conteúdos Programáticos:
Marketing: 1.1. Conceito; 1.2. Aspetos económicos e sociais; 1.3. Análise do mercado e da concorrência

Comportamento do consumidor na área alimentar: 2.1 Variáveis explicativas do comportamento do consumidor; 2.2 O processo de decisão de compra; 2.3 Relação entre o consumidor e a marca. Questões éticas

Marketing e opções estratégicas na área alimentar: 3.1 Opções estratégicas de base; 3.2 Estratégias de crescimento; 3.3 Estratégias concorrenciais

Marketing Mix e Gestão das variáveis do marketing alimentar: 4.1 Política de produto; 4.2 Política de preços; 4.3 Política de distribuição

Comunicação de marketing na área alimentar: 5.1 Estratégia de comunicação; 5.2 Técnicas e meios de comunicação de marketing; 5.3 Etapas de uma campanha de comunicação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos da unidade letiva privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas e práticas na área do Marketing alimentar, promovendo, deste modo, a aquisição e integração dos conceitos, técnicas e estratégias relativos a esta áreas. Procura-se, assim, transmitir um conjunto de ferramentas de aplicação prática em sintonia com a realidade do marketing alimentar atual.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos, técnicas e estratégias relativos ao marketing alimentar com base na bibliografia da unidade curricular.
A avaliação dos conhecimentos adquiridos será feita através de:
- um trabalho individual (80%)
- Um teste (20%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: Dado que se trata de uma unidade curricular teórico-prática, procura-se cumprir com estas duas vertentes. As aulas expositivas permitem aprofundar toda a componente conceptual e técnica da unidade curricular. A componente de aplicação prática é exercitada no trabalho de grupo, sempre sob o acompanhamento do docente.
Bibliografia:
Journal of Food Products Marketing (2021) access at https://www.tandfonline.com/loi/wfpm20
Journal of MacroMarketing (2021)access at: https://journals.sagepub.com/page/jmk/collections/virtual-special-issues/food-marketing-developing-nations
Lendrevie, Jacques; Baynast, Arnaud; Dionísio, Pedro e Rodrigues, Joaquim Vicente (2010). Publicitor – comunicação 360º online/offline. Lisboa, Dom Quixote.
Lindon, Denis; Lendrevie, Jacques; Lévy, Julien; Dionísio, Pedro e Rodrigues, Joaquim Vicente (2008). Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing. Publicações Dom Quixote, 11ª Edição, Lisboa.
Wansink, B. (2005) Marketing nutrition: soy, functional foods, biotechnology and obesity. Illionois: Lib. of Congress Cataloging
World Health Organization. (2012). A framework for implementing the set of recommendations on the marketing of foods and non-alcoholic beverages to children.