Unidade Curricular:Código:
Microbiologia Aplicada1080MIAP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Nutrição3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês39
Objectivos de Aprendizagem:
A presente unidade curricular tem como objetivos de aprendizagem:
1. Descrever o papel dos microrganismos nos alimentos;
2. Identificar as potenciais fontes de contaminação microbiana dos alimentos e os fatores que afetam o seu crescimento;
3. Compreender os efeitos da interação entre microrganismos e os vários tipos de alimentos.
4. Executar técnicas de pesquisa e contagem de microrganismos em alimentos;
5. Descrever de forma integrada a etiologia, a patogénese, a epidemiologia e o diagnóstico das infeções transmitidas por alimentos.
Assim, pretende-se a aquisição de competências no que se refere à microbiologia alimentar e às doenças infeciosas de origem bacteriana, fúngica, vírica e/ou parasitária transmitidas por alimentos e com relevância clínica para o Homem, nomeadamente à sua etiologia, epidemiologia, patogénese, diagnóstico, prevenção e tratamento. Será também contextualizada a problemática da resistência microbiana a múltiplos antibióticos.
Conteúdos Programáticos:
AULAS TEÓRICAS
Importância do estudo da microbiologia alimentar e suas aplicações nas Ciências da Nutrição.
Fatores que afetam o crescimento de microrganismos nos alimentos.
Microbiologia de vários tipos de alimentos: fontes de contaminação, microrganismos deterioradores e patogénicos.
Conceitos fundamentais em doenças infeciosas.
Estudo das principais doenças de origem microbiana transmitidas por alimentos: etiologia, patogénese, diagnóstico, prevenção e tratamento.
Infeções associadas a cuidados de saúde (IACS). Agentes e medidas de prevenção.
AULAS LABORATORIAIS
Regras gerais da análise microbiológica de alimentos. Colheita e preparação de amostras alimentares.
Métodos de contagem e pesquisa de microrganismos em alimentos.
Diagnóstico laboratorial de doenças de origem microbiana transmitidas por alimentos.
Processamento da amostra clínica. Identificação de agentes etiológicos (métodos clássicos e moleculares).
Investigação de surtos de origem alimentar.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos, centrados numa componente científica e laboratorial avançada no que se refere à microbiologia alimentar e à etiologia, patogénese, diagnóstico e tratamento de doenças de origem microbiana, com relevância clínica para o Homem, transmitidas por alimentos, estão totalmente de acordo com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular, uma vez que permitem ao estudante uma ampla aquisição, integração e aplicação, de forma gradual e orientada, dos diversos conceitos, conhecimentos e metodologias fundamentais e específicos em Microbiologia Aplicada. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aquisição dos conhecimentos e competências pelo estudante. Desta forma, o estudante deverá ser capaz de atingir os objetivos de aprendizagem definidos anteriormente.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Forma de execução pedagógica das aulas teóricas: exposição dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, aplicação prática de conceitos (incluindo resolução de casos clínicos e problemas epidemiológicos reais), orientação do estudo autónomo do estudante por consulta da bibliografia recomendada. Debate sobre temas relevantes relacionados com o programa.
Forma de execução pedagógica das aulas laboratoriais: preparação, execução e discussão de resultados dos protocolos laboratoriais previstos que reforçam a aprendizagem teórica.
A avaliação segue o determinado na Normativa Académica de funcionamento das Licenciaturas e Mestrados Integrados da UFP.
Avaliação contínua [incluindo: i) duas provas de avaliação teórica escritas (componente teórica) (80%); ii) duas provas de avaliação prático-laboratoriais (componente prático-laboratorial) (20%)].
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino (exposição teórica, debate, aplicação prática de conceitos e orientação do estudo autónomo e do trabalho laboratorial) estão totalmente de acordo com os objetivos da unidade curricular, uma vez que permitem uma aquisição, reflexão crítica, integração e aplicação graduais dos conhecimentos técnico-científicos. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada ao cumprimento dos objectivos pretendidos. A manipulação de alimentos e de amostras clínicas em ambiente laboratorial com a finalidade de identificar e caracterizar espécies de microrganismos (bactérias, fungos, vírus, parasitas) causadoras de infeção e/ou outras doenças de origem microbiana transmitidas por alimentos, reforça os conhecimentos adquiridos sobre os tópicos da componente teórica, através da experimentação científica, e reforça a aquisição de competências. A constante interação entre o docente e o estudante nas aulas de exposição, nas aulas laboratoriais e em períodos de atendimento individual (em que o acompanhamento do estudante é feito de acordo com as suas necessidades e características individuais), permitirão a adequação do estudante aos objetivos propostos. As provas de avaliação serão importantes para avaliar o conhecimento e competências técnico-científicas individuais, permitindo confirmar o cumprimento dos objetivos propostos. A resolução de casos clínicos, o aprofundamento de conhecimentos através de pesquisa ou a aplicação de conhecimentos adquiridos a situações já conhecidas, contribuirão para estimular a curiosidade científica, a reflexão e o espírito crítico, e a integração de conhecimentos, permitindo ainda melhorar a autonomia ao nível da pesquisa bibliográfica e gestão de referências e aperfeiçoar competências de comunicação científica. As competências adquiridas inserem-se em três dos oito domínios de competências base a adquirir na formação académica para a prática profissional do Nutricionista em Portugal (“Referencial para a Formação Académica do Nutricionista” da Ordem dos Nutricionistas, 2016): - Domínio A – “Aplicar os conhecimentos das ciências naturais, ciências da saúde, ciências sociais e tecnologia alimentar e relacioná-las com as ciências da nutrição e alimentação”; - Domínio B – “Aplicar, compreender e escolher métodos de recolha e interpretação de informação sobre o estado nutricional e as interações entre alimentação, saúde e doença”; - Domínio C - “Aplicar métodos de análise física, química, nutricional, microbiológica e sensorial dos alimentos”; “Implementar normas e procedimentos de segurança e qualidade alimentar”.
Bibliografia:
(1) Doyle, M. P., Diez-Gonzalez, F., Hill, C. Food Microbiology: Fundamentals and Frontiers (5th edition). ASM Press, 2019.
(2) Ray B, Bhunia A. Fundamental Food Microbiology. 5th ed. CRC Press; 2013.
(3) Barroso, H., Meliço-Silvestre, A., Taveira, N. Microbiologia Médica. Lidel, 2014.
(4) Jorgensen, J. H., Pfaller, M. A., Carroll, K. C., Funke, G., Landry, M. L., Richter, S. S., Warnock, D. W. Manual of Clinical Microbiology (11th edition). ASM Press, 2015.
(5) Bhunia, A. Foodborne Microbial Pathogens: Mechanisms and Pathogenesis (2nd edition). Springer-Verlag New York, 2018.
Bibliografia Suplementar:
(6) Sousa, J.C., Machado, E., Novais, C., Peixe, L., Amorim, J., Monteiro, N. Antibióticos – Volume I. Edições Universidade Fernando Pessoa, 2016.
(7) Adams MR, Moss MO. Food microbiology. 2nd ed. Cambridge: RSC Publishing; 2000.
(8) Tille, P. Bailey & Scott's Diagnostic Microbiology (13th edition). Mosby, 2014.
(9) Artigos científicos atuais.