Unidade Curricular:Código:
Microbiologia Geral845MGER
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Nutrição5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
-Identificar as características estruturais dos organismos eucariotas e procariotas
-Identificar os factores que influenciam o crescimento dos microrganismos
-Vírus
-Princípios de genética microbiana
-Identificar e descrever os mecanismos de infecção
-Antimicrobianos
Conteúdos Programáticos:
O programa da disciplina de Microbiologia Geral irá abordar os conceitos base e fundamentais sobre o mundo microbiológico. Será dada especial ênfase à interdependência dos diversos conceitos de microbiologia estrutural, microbiologia funcional, relação parasita-hospedeiro e antimicrobianos.
-Identificar as característias estruturais dos organismos eucariotas e procariotas
-Identificar os factores que influenciam o crescimnto dos microorganismos
-Vírus
-Princípios de genética microbiana
-Identificar e descrever os mecanismos de infecção
-Antimicrobianos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão totalmente de acordo com o objetivo da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aprendizagem dos objetivos.
As competências adquiridas inserem-se domínio A e C dos domínios de competências do Referencial para a formação académica do nutricionista. Nomeadamente (A) Aplicar os conhecimentos das ciências naturais, ciências da saúde, ciências sociais e tecnologia alimentar e relaciona-las com as ciências da nutrição e alimentação; (C) Aplicar métodos de análise física, química, nuricinal, microbiológica e sensorial dos limentos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Forma de execução pedagógica: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Brainstorming sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. Relativamente à componente laboratorial a aprendizagem resulta da execução laboratorial dos trabalhos que reforçam a aprendizagem teórica.
Avaliação contínua (Dois testes teóricos e dois testes práticos durante o semestre). A componente teórica é avaliada por exame final no caso de não o ser por avaliação contínua.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino (exposição teórica, debate e orientação do estudo autónomo e trabalho laboratorial) estão totalmente de acordo com o objetivo da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à apredizagem dos objetivos.
Bibliografia:
(1) Ferreira, W.F.C. and Sousa, J.C. – Microbiologia (vol. 1) – LIDEL, 2010
(2) Willey, J.M., Sherwood, L.M., Woolverton, C.J. – Prescott's Microbiology – McGraw-Hill, 8ª edição, 2011
(3) Sousa, J.C. – Antibióticos volume 1 – Edições UFP, 2016.
(4) Sousa, J.C., Cerqueira, F., Abreu, C. – Microbiologia. Protocolos laboratoriais, 2ª edição– Edições UFP, 2012.
Docente (* Responsável):
Cristina Abreu (cristina@ufp.edu.pt)
Elisabete Machado (emachado@ufp.edu.pt)
Maria Pia Ferraz (mpferraz@ufp.edu.pt)