Unidade Curricular:Código:
Microbiologia Geral845MGER
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Nutrição5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
OA1-Identificar as características estruturais dos organismos eucariotas e procariotas
OA2-Identificar os factores que influenciam o crescimento dos microrganismos
OA3-Vírus
OA4-Princípios de genética microbiana
OA5-Identificar e descrever os mecanismos de infecção
OA6-Antimicrobianos
Conteúdos Programáticos:
O programa da Unidade Curricular Microbiologia Geral irá abordar os conceitos base e fundamentais sobre o mundo microbiológico. Será dada especial ênfase à interdependência dos diversos conceitos de microbiologia estrutural, microbiologia funcional, relação parasita-hospedeiro e antimicrobianos.
CP1-Identificar as características estruturais dos organismos eucariotas e procariotas
CP2-Identificar os factores que influenciam o crescimento dos microorganismos
CP3-Vírus
CP4-Princípios de genética microbiana
CP5-Identificar e descrever os mecanismos de infecção
CP6-Antimicrobianos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão totalmente de acordo com o objetivo da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aprendizagem dos objetivos.
As competências adquiridas inserem-se nos domínios A e C dos domínios de competências do Referencial para a formação académica do nutricionista. Nomeadamente (A) Aplicar os conhecimentos das ciências naturais, ciências da saúde, ciências sociais e tecnologia alimentar e relacioná-las com as ciências da nutrição e alimentação (CP1-CP6); (C) Aplicar métodos de análise física, química, nutricional, microbiológica e sensorial dos alimentos (CP1-CP6).
Os objetivos (OA1-OA6) são conseguidos pelas respectivas componentes programáticas (CP1-CP6).
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Forma de execução pedagógica:
M1-Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada.
M2-Brainstorming sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. M3-Relativamente à componente laboratorial, a aprendizagem resulta da execução laboratorial dos trabalhos que reforçam a aprendizagem teórica.
Avaliação contínua (Dois testes teóricos e dois testes práticos durante o semestre). Qualquer uma das componentes só está concluída com 9,5 valores. A componente teórica contribui com 80% da nota final e a componente prática com 20% da nota final.
A componente teórica é avaliada por exame final no caso de não o ser por avaliação contínua.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino (M1-exposição teórica, M2-debate e orientação do estudo autónomo e M3 trabalho laboratorial) estão totalmente de acordo com os objetivos da unidade curricular (OA1-OA6). A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à apredizagem dos objetivos.
Bibliografia:
(1) Ferreira, W.F.C. and Sousa, J.C. – Microbiologia (vol. 1) – LIDEL, 2010
(2) Willey, J.M., Sherwood, L.M., Woolverton, C.J. – Prescott's Microbiology – McGraw-Hill, 8ª edição, 2011
(3) Sousa, J.C. – Antibióticos volume 1 – Edições UFP, 2016.
(4) Sousa, J.C., Cerqueira, F., Abreu, C. – Microbiologia. Protocolos laboratoriais, 2ª edição– Edições UFP, 2012.