Unidade Curricular:Código:
Métodos de Avaliação da Ingestão Alimentar845MAIA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Nutrição5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Nesta UC pretende-se fomentar, de forma contínua e sustentada, o alcance dos seguintes objetivos:
- Desenvolver nos alunos o conhecimento e a capacidade de utilizar correctamente instrumentos para a avaliação da ingestão alimentar de indivíduos e populações.
- Desenvolver nos alunos competências técnicas para a utilização e aplicação dos diferentes métodos de avaliação da ingestão alimentar e nutricional em diferentes contextos.
Neste âmbito, no final da Unidade Curricular o aluno deverá ser capaz de:
- Ter conhecimentos teóricos e práticos sobre os diferentes métodos de avaliação da ingestão alimentar;
- Ser capaz de avaliar a ingestão alimentar em diferentes subgrupos da população e reportar esses resultados;
- Ser capaz de adaptar os métodos de avaliação da ingestão alimentar mediante os recursos metodológicos disponíveis.
Conteúdos Programáticos:
Balanças alimentares; Inquéritos aos Orçamentos Familiares; Diários alimentares; Questionários às 24h anteriores; Questionários de frequência alimentar; Indicadores bioquímicos da ingestão nutricional
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Com o intuito de alcançar os objectivos de aprendizagem enunciados, dos quais de destaca a capacidade para avaliar a ingestão alimentar de indivíduos e populações em diferentes contextos, os conteúdos programáticos focam os vários níveis de avaliação da ingestão alimentar (nível nacional, familiar e individual) e a sua adaptação aos vários subgrupos da população, permitindo aos alunos aplicar correctamente os vários métodos e adequa-los aos vários públicos-alvo.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As sessões são teóricas complementadas por sessões práticas (totalizando 4h semanais) baseadas no método expositivo oral (recurso a datashow), com inclusão de exemplos práticos e realização de trabalhos práticos de grupo.
Os conhecimentos serão avaliados de forma contínua e periódica, através de dois momentos de avaliação. Cada frequência terá a ponderação de 50%.
Os momentos de avaliação periódica serão marcados pelo docente no início do período letivo e terão a duração de duas horas cada. As frequências serão compostas por perguntas de escolha múltipla e de desenvolvimento curto. A nota final será o resultado da aprovação nas várias unidades de crédito.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino conjuga o método expositivo oral, essencial para a aquisição de conhecimentos base estruturantes sobre os vários métodos de avaliação da ingestão alimentar, suas vantagens e limitações, e os trabalhos práticos de grupo essenciais para colocar em prática estes conhecimentos e desenvolver as capacidades técnicas para a sua aplicação prática.
Bibliografia:
Cameron ME and van Staveren WA. Manual on methodology for food consumption studies. Oxford: Oxford Medical Publications 1998.
Willett WC. Nutritional Epidemiology. 2nd ed. New York: Oxford University Press 1998.
Gibney MJ, Margetts BM, Kearney JM and Arab L. (editors). Public Health Nutrition. Oxford: Blackwell Science 2004.
Docente (* Responsável):
João Costa Leite (jcleite@ufp.edu.pt)