Unidade Curricular:Código:
Métodos de Avaliação da Ingestão Alimentar1080MAIA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Nutrição5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
1. Reconhecer a importância das metodologias de investigação na área das ciências da nutrição
2. Identificar e aplicar instrumentos para a avaliação da ingestão alimentar de indivíduos e populações adequadamente
3. Adquirir competências técnicas para a utilização e aplicação dos diferentes métodos de avaliação da ingestão alimentar e nutricional em diferentes contextos.
Conteúdos Programáticos:
CP1 – Metodologias de inquirição e introdução a instrumentos de avaliação da ingestão alimentar
CP2 – Métodos indiretos: Balanças alimentares; aplicações, vantagens e desvantagens
CP3 - Métodos indiretos: Inquéritos aos Orçamentos Familiares; aplicações, vantagens e desvantagens
CP4 - Métodos diretos: Diários alimentares; aplicações, vantagens e desvantagens
CP5 - Métodos diretos: Questionários às 24h anteriores; aplicações, vantagens e desvantagens
CP6 - Métodos diretos: História alimentar; aplicações, vantagens e desvantagens
CP7 - Métodos diretos: Questionários de frequência alimentar; aplicações, vantagens e desvantagens
CP8 - Métodos diretos Indicadores bioquímicos da ingestão nutricional; aplicações, vantagens e desvantagens
CP9 - Metodologias de avaliação da ingestão alimentar em contexto de estudos populacionais
CP10 - Tecnologias digitais
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CP1 – Metodologias de inquirição e introdução a instrumentos de avaliação da ingestão alimentar; CP2 – Métodos indiretos: Balanças alimentares; aplicações, vantagens e desvantagens; CP3 - Métodos indiretos: Inquéritos aos Orçamentos Familiares; aplicações, vantagens e desvantagens; CP4 - Métodos diretos: Diários alimentares; aplicações, vantagens e desvantagens; CP5 - Métodos diretos: Questionários às 24h anteriores; aplicações, vantagens e desvantagens; CP6 - Métodos diretos: História alimentar; aplicações, vantagens e desvantagens; CP7 - Métodos diretos: Questionários de frequência alimentar; aplicações, vantagens e desvantagens; CP8 - Métodos diretos Indicadores bioquímicos da ingestão nutricional; aplicações, vantagens e desvantagens; CP9 - Metodologias de avaliação da ingestão alimentar em contexto de estudos populacionais; CP10 - Tecnologias digitais; CP1 a CP10 visam atingir OA1-OA3.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
M1 – Método expositivo oral com suporte de datashow; M2 - Leitura e análise de artigos e documentos disponibilizados na plataforma de e-learning em contexto de aula e estudo; M3 – Aplicação de ferramentas em contexto de trabalho de grupo; M4 – Visionamento de vídeos relevantes para a disciplina
As sessões são teóricas complementadas por sessões práticas baseadas no método expositivo oral (recurso a datashow), com inclusão de exemplos práticos e realização de trabalhos práticos de grupo.
Os conhecimentos serão avaliados de forma contínua e periódica. A componente teórica (80% para a avaliação da disciplina) será avaliada através de dois momentos de avaliação. A componente prática (20% para a avaliação da disciplina) será avaliada através de um teste prático e os trabalhos realizados pelo aluno. A nota final será o resultado da aprovação nas várias unidades de crédito.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologias de ensino utilizadas (M1 a M4) integram diferentes abordagens permitindo a aquisição: de conhecimentos base estruturantes sobre os vários métodos de avaliação da ingestão alimentar, suas vantagens e limitações; de competências técnicas necessárias para o desenvolvimento e aplicação prática destes métodos de uma forma adequada; pensamento crítico necessário nesta área da nutrição.
Bibliografia:
Fisberg RM, Slater B, Marchioni D, Martini L. Inquéritos Alimentares – Métodos e bases científicos. Manole 2005
FAO. 2018. Dietary Assessment: A resource guide to method selection and application in low resource settings. Rome. Tabela de Composição dos Alimentos, Instituto Nacional de Estatística 2007
Tabela de Composição dos Alimentos, Instituto Nacional de Estatística 2007 European Food Safety Authority; Gerneral principles for the collection of national food consumption data in the view of a pan-European dietary survey. , EFSA Journal 2009; 7(12):1435., 2009