Unidade Curricular: | Código: | ||
Língua Inglesa I | 1080ING1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências da Nutrição | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Comunicar, compreender e produzir mensagens simples em língua inglesa; - Capacitar para a utilização da língua inglesa num conjunto de situações reais; - Comunicar oralmente e por escrito mensagens simples em inglês; - Identificar e compreender mensagens simples produzidas em inglês; - Desenvolver competências e aptidões iniciais, para comunicar em inglês, nos contextos profissionais relacionados com o curso. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Situações Socioprofissionais - Socializar - Viajar - Importância do inglês na área da saúde 2. Saúde - Ambiente hospitalar - Corpo humano - Queixas de saúde - Acidentes e Emergências - Dor - Sintomas - Medicação e Tratamento -Diálogos com os utentes 3.Trabalho de Projeto - A linguagem da ciência - Elaboração de Projeto de Pesquisa (grupos) - Temas e pesquisa bibliográfica - Tópicos relacionados à saúde (Nutrição, Exercício, Hábitos de risco) - Elaboração de texto e preparação de apresentação - Apresentação do Projeto de Pesquisa | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os itens temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta unidade curricular, os estudantes são incentivados a adoptar uma atitude introspetiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e profissional na área da saúde. É objetivo da unidade curricular levar os estudantes a melhorar as suas competências comunicacionais em inglês, de modo a que consigam utilizar esta língua na realização de diversos contactos interpessoais, em diferentes contextos socioprofissionais, de forma a permitir o desempenho profissional em contexto internacional. Com a componente de 'Trabalho de Projeto', pretende-se melhorar o trabalho de equipa, com utilização de uma segunda língua, especificamente em inglês. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler, compreender e produzir mensagens em língua inglesa. Avaliação contínua OU exame. A avaliação contínua é constituída por um teste escrito e por um trabalho oral, a apresentar no final do semestre. A nota final resulta da ponderação das várias prestações escritas e orais do estudante, bem como da sua participação nas actividades propostas. O exame é constituído por 2 partes: escrito e oral. A oral é obrigatória sempre que o aluno obtiver 7,5 ou mais na componente escrita. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adoptada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. A metodologia eminentemente prática e centrada no aluno permite que este possa simular a participação em diferentes contextos comunicacionais e culturais, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente desses contextos. Para além disso, a metodologia adotada promove a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais. A aquisição de competências interculturais contribui para uma maior capacidade de comunicação em língua inglesa, assumindo que a aprendizagem de uma língua sem a aquisição dessas competências será menos eficaz. | |||
Bibliografia: | |||
Cobuild English Grammar. 4th Ed. (2017). Glasgow, Harper Collins Publishers. Redman, S. (2017). English Vocabulary in Use Pre-intermediate and Intermediate Book with Answers: Vocabulary Reference and Practice. Cambridge: C.U.P. Eastwood, J. (2011). Oxford Practice Grammar – Intermediate. Oxford, Oxford University Press. Glendinning, E.H. & Howard, R. (2007). Professional English in Use: Medicine. Cambridge, Cambridge University Press. Glendinning, E.H. & Holmström, B. (2005). English in Medicine – 3rd Edition. Cambridge, Cambridge University Press. Tortora, G.J. & Derrickson, B.H. (2020). Principles of Anatomy and Physiology, 16th Ed. John Wiley & Sons, Inc" | |||
Docente (* Responsável): | |||
Paula Reis (prk@ufp.edu.pt) |