Unidade Curricular:Código:
Língua Inglesa I1080ING1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Nutrição3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Comunicar, compreender e produzir mensagens simples em língua inglesa;
- Capacitar para a utilização da língua inglesa num conjunto de situações reais;
- Comunicar oralmente e por escrito mensagens simples em inglês;
- Identificar e compreender mensagens simples produzidas em inglês;
- Desenvolver competências e aptidões iniciais, para comunicar em inglês, nos contextos profissionais relacionados com o curso.
Conteúdos Programáticos:
1. Situações Socioprofissionais
- Socializar
- Viajar
- Importância do inglês na área da saúde
2. Saúde
- Ambiente hospitalar
- Corpo humano
- Queixas de saúde
- Acidentes e Emergências
- Dor
- Sintomas
- Medicação e Tratamento
-Diálogos com os utentes
3.Trabalho de Projeto
- A linguagem da ciência
- Elaboração de Projeto de Pesquisa (grupos)
- Temas e pesquisa bibliográfica
- Tópicos relacionados à saúde (Nutrição, Exercício, Hábitos de risco)
- Elaboração de texto e preparação de apresentação
- Apresentação do Projeto de Pesquisa
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os itens temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta unidade curricular, os estudantes são incentivados a adoptar uma atitude introspetiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e profissional na área da saúde.
É objetivo da unidade curricular levar os estudantes a melhorar as suas competências comunicacionais em inglês, de modo a que consigam utilizar esta língua na realização de diversos contactos interpessoais, em diferentes contextos socioprofissionais, de forma a permitir o desempenho profissional em contexto internacional. Com a componente de 'Trabalho de Projeto', pretende-se melhorar o trabalho de equipa, com utilização de uma segunda língua, especificamente em inglês.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler, compreender e produzir mensagens em língua inglesa.
Avaliação contínua OU exame. A avaliação contínua é constituída por um teste escrito e por um trabalho oral, a apresentar no final do semestre. A nota final resulta da ponderação das várias prestações escritas e orais do estudante, bem como da sua participação nas actividades propostas. O exame é constituído por 2 partes: escrito e oral. A oral é obrigatória sempre que o aluno obtiver 7,5 ou mais na componente escrita.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adoptada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. A metodologia eminentemente prática e centrada no aluno permite que este possa simular a participação em diferentes contextos comunicacionais e culturais, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente desses contextos. Para além disso, a metodologia adotada promove a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais. A aquisição de competências interculturais contribui para uma maior capacidade de comunicação em língua inglesa, assumindo que a aprendizagem de uma língua sem a aquisição dessas competências será menos eficaz.
Bibliografia:
Cobuild English Grammar. 4th Ed. (2017). Glasgow, Harper Collins Publishers.
Redman, S. (2017). English Vocabulary in Use Pre-intermediate and Intermediate Book with Answers: Vocabulary Reference and Practice. Cambridge: C.U.P.
Eastwood, J. (2011). Oxford Practice Grammar – Intermediate. Oxford, Oxford University Press.
Glendinning, E.H. & Howard, R. (2007). Professional English in Use: Medicine. Cambridge, Cambridge University Press.
Glendinning, E.H. & Holmström, B. (2005). English in Medicine – 3rd Edition. Cambridge, Cambridge University Press.
Tortora, G.J. & Derrickson, B.H. (2020). Principles of Anatomy and Physiology, 16th Ed. John Wiley & Sons, Inc"
Docente (* Responsável):
Paula Reis (prk@ufp.edu.pt)