Unidade Curricular:Código:
Imunologia1080IMUN
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Nutrição4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecimento: Esta unidade consistirá numa abordagem abrangente das bases fisiológicas do Sistema Imunológico, da sua composição celular, humoral e orgânica: reconhecimento imunitário, diferenciação e cooperação entre células imunologicamente activas e sistemas imuno-efectores. Os desvios a este equilíbrio homeostático serão estudados, como os mecanismos subjacentes às patologias relacionadas com o Sistema Imunológico. Será importante o reconhecimento da nutrição como um dos factores associados também a desequilíbrios no sistema imunológico e a sua interacção com a resposta imune, nomeadamente na resposta inflamatória e na modulação do microbiota intestinal.
Competências e Aptidões: Proporcionar as competências práticas para desenhar, executar, interpretar e validar resultados laboratoriais na área da Imunologia clínica e de investigação científica na área da Nutrição
Conteúdos Programáticos:
Programa Teórico: Noções Gerais do Sistema Imunológico (SI) : Resposta de Fase Aguda e Inflamação; linfócitos T e B: maturação , activação e diferenciação; Populações T e B; imunoglobulinas; Células apresentadoras de antigénio (APC) e células dendríticas; MHC –- funções, estrutura e modulação; Citoquinas : actuação e funções principais; Visão integrada do SI; Resposta à infeção; Imunização – passiva e activa; Imunodeficiências I e II; Hipersensibilidades; Tumores; Tolerância e Autoimunidade;
Programa prático: Culturas celulares e de técnicas de separação celular;anticorpos como ferramentas de diagnóstico laboratorial; técnicas de diagnóstico citológico e serológicas; Separação de células mononucleares de sangue periférico e contagem celular; imunofluorescência; Imunocitoquimica; ELISA indirecta e detecção de anticorpos; separação de proteínas plasmáticas;Citometria de Fluxo; diagnóstico de patologias associadas a défices nutricionais
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Com este programa pretende-se que o aluno se familiarize com os conceitos básicos, anatómicos e funcionais do sistema Imunitário envolvidos na resposta imune: células e órgãos. O aluno deve ser capaz, progressivamente, de ir sistematizando estes conceitos e reconhecendo as propriedades básicas dos antigénios e dos seus receptores, e como ser capaz de manipular /modular esta resposta imune. Será capaz de compreender a variedade de respostas imunológicas e as imunopatologias associadas: imunodeficiências, hipersensibilidades, tumores, autoimunidade e transplantes. Em paralelo com a apresentação global destes conceitos, de um ponto de vista prático o aluno deverá ser também capaz de entender as técnicas básicas de diagnóstico imunológico e de avaliação da resposta imune, importantes para o diagnostico de variadas patologias. Devem também ser capazes de integrar o conhecimento em Nutrição com o seu impacto na reposta imune, através da análise de artigos científicos recentes.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas Teóricas: As aulas teóricas cobrirão a totalidade do conteúdo programático, recorrendo ao método expositivo. Durante as sessões teóricas será incentivada a participação dos alunos relacionando os conceitos a apresentar com aspectos éticos e aspectos práticos da vida profissional futura; será realizada a transmissão dos conhecimentos teóricos constantes do programa, de modo progressivo e encadeado. Nas Aulas Práticas Laboratoriais: Serão realizados trabalhos especializados de estudo imunológico com o objectivo de desenvolver competências laboratoriais específicas de um laboratório de Imunologia; Sistema avaliação: O sistema de avaliação a utilizar será o constante do regulamento pedagógico em vigor: 80% da nota final resultante da avaliação da componente teórica (média ponderada de 2 avaliações escritas); 20% nota final atribuída pela avaliação da componente prática (apresentação de um "paper" científico- 60%, Teste teórico-prático-30% e participação laboratorial-10%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Componente teórica: O aluno e a docente irão discutir a informação contida no livro de texto adoptado, e os conceitos transmitidos; serão colocadas questões curtas e feita a avaliação do progresso dos alunos com o recurso a testes. As aulas serão apoiadas por períodos de atendimento individual e sessões tutoriais que irão acompanhar o aluno de acordo com as suas necessidades individuais Componente Pratica: O aluno deverá ser capaz de se adaptar ao ambiente laboratorial e aos equipamentos utilizados nas variadas técnicas de diagnóstico imunológico; deve ser capaz de responder a questões básicas de avaliação contínua de prática laboratorial e desenvolver técnicas de presentação oral de trabalhos científicos, nomeadamente na sua área; o aluno deve ser capaz de analisar a literatura científica recente e de explicar a importância da investigação no contexto da disciplina
Bibliografia:
1. Arosa,F.A., Cardoso,E.M. Pacheco, F.C. (2012) “Fundamentos de Imunologia” 2ºed., Lidel, Edições Técnicas Lda, Lisboa.
2. Abbas, A.K., Lichtman A.H., Pillai, S. (2017) “Cellular and Molecular Immunology”, 9th ed., Saunders – Elsevier, Philadelphia.
3. Goldsby,R.A, Kindt, T.J., Osborne, B. A. ( 2001) “Kuby Immunology”, 4º ed., Freeman and Company, New York.
4. Parslow, T.G., Stites, D.P., Terr, A.I. , Imboden, J.B. ( 2001) “Medical Immunology”, 10º ed., Lange Medical Book/ McGraw-Hill, USA