Unidade Curricular: | Código: | ||
História e Antropossociologia da Alimentação | 845HAAL | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências da Nutrição | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Dominar, no contexto histórico e antropossociológico, a evolução das práticas alimentares e a evolução do estudo das Ciências da Nutrição; - Compreender o fenómeno alimentar em toda a sua complexidade histórica e antropossociológica; - Compreender as relações entre factores comportamentais e psicológicos e a alimentação/nutrição em termos de saúde. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Conceitos gerais sobre a alimentação e os nutrientes 2. O contributo da antropossociologia da alimentação para o conhecimento do comportamento alimentar humano 3. Das manifestações culinárias mais antigas às preparações gastronómicas actuais: Paleolítico, Neolítico, primeiras civilizações, a Europa nos primeiros séculos da Era Cristã e durante a Época Medieval, a expansão (XV - XVIII), Portugal no século XVIII, a alimentação do Homem na Era Moderna. A Revolução Industrial. A evolução da manipulação e processamento alimentares. A Revolução Científica. 4. A Evolução do estudo das Ciências da Nutrição 4.1. Contributos importantes de alguns portugueses (Gonçalves Ferreira e Emílio Peres) 4.2. Descobertas até à actualidade 4.3. Desafios futuros 5. Realização, apresentação e discussão dos trabalhos de: História da alimentação; Antropossociologia da alimentação. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos visam a obtenção dos objectivos pretendidos. Todos os objectivos pretendidos têm um conteúdo correspondente nos conteúdos programáticos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As sessões focarão mais os aspectos de informação, privilegiando o método expositivo em sessões de tipo "lectures". Haverá ainda sessões que privilegiam a discussão iniciada através de diverso "material de estímulo". Avaliação contínua (teste e exposição oral de trabalhos). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Todos os objectivos da unidade curricular, que por sua vez correspondem a conteúdos leccionados serão objecto de avaliação contínua. Os assuntos leccionados em forma de exposição e debate serão alvo de avaliação contínua. | |||
Bibliografia: | |||
- Arqueologia dos Hábitos Alimentares - João Pedro Ferro - Publicações D. Quixote, Lisboa 1996. - História da Alimentação - 1. Dos primórdios à Idade Média – J. L. Flandrin e M. Montanari (eds) Terramar, Lisboa 1998. - História da Alimentação - 2. Da Idade Média aos tempos actuais - J. L. Flandrin e M. Montanari - Terramar, Lisboa 2001. - História da Alimentação Mediterrânica – César Aguilera. Terramar, 2001. - Algumas notas para a história da alimentação em Portugal. José Lima-Reis. Campo das Letras, 2008. - Portugal á mesa – entre a fome e a abundância – Júlio Roberto. Itau (3ª edição), 1980. |