Unidade Curricular:Código:
História e Antropossociologia da Alimentação845HAAL
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Nutrição4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
- Dominar, no contexto histórico e antropossociológico, a evolução das práticas alimentares e a evolução do estudo das Ciências da Nutrição;
- Compreender o fenómeno alimentar em toda a sua complexidade histórica e antropossociológica;
- Compreender as relações entre factores comportamentais e psicológicos e a alimentação/nutrição em termos de saúde.
Conteúdos Programáticos:
1. Conceitos gerais sobre a alimentação e os nutrientes
2. O contributo da antropossociologia da alimentação para o conhecimento do comportamento alimentar humano
3. Das manifestações culinárias mais antigas às preparações gastronómicas actuais: Paleolítico, Neolítico, primeiras
civilizações, a Europa nos primeiros séculos da Era Cristã e durante a Época Medieval, a expansão (XV - XVIII), Portugal
no século XVIII, a alimentação do Homem na Era Moderna. A Revolução Industrial. A evolução da manipulação e
processamento alimentares. A Revolução Científica.
4. A Evolução do estudo das Ciências da Nutrição
4.1. Contributos importantes de alguns portugueses (Gonçalves Ferreira e Emílio Peres)
4.2. Descobertas até à actualidade
4.3. Desafios futuros
5. Realização, apresentação e discussão dos trabalhos de: História da alimentação; Antropossociologia da alimentação.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos visam a obtenção dos objectivos pretendidos. Todos os objectivos pretendidos têm um conteúdo correspondente nos conteúdos programáticos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As sessões focarão mais os aspectos de informação, privilegiando o método expositivo em sessões de tipo "lectures".
Haverá ainda sessões que privilegiam a discussão iniciada através de diverso "material de estímulo".
Avaliação contínua (teste e exposição oral de trabalhos).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Todos os objectivos da unidade curricular, que por sua vez correspondem a conteúdos leccionados serão objecto de avaliação contínua. Os assuntos leccionados em forma de exposição e debate serão alvo de avaliação contínua.
Bibliografia:
- Arqueologia dos Hábitos Alimentares - João Pedro Ferro - Publicações D. Quixote, Lisboa 1996.
- História da Alimentação - 1. Dos primórdios à Idade Média – J. L. Flandrin e M. Montanari (eds) Terramar, Lisboa 1998.
- História da Alimentação - 2. Da Idade Média aos tempos actuais - J. L. Flandrin e M. Montanari - Terramar, Lisboa 2001.
- História da Alimentação Mediterrânica – César Aguilera. Terramar, 2001.
- Algumas notas para a história da alimentação em Portugal. José Lima-Reis. Campo das Letras, 2008.
- Portugal á mesa – entre a fome e a abundância – Júlio Roberto. Itau (3ª edição), 1980.