Unidade Curricular:Código:
Gramática da Comunicação e Terminologia Médica1080GRC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Nutrição3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que o aluno domine as técnicas de investigação e de produção com vista á correcta execução do trabalho científico e desenvolva competências estruturantes de natureza teórico-prática que lhe permitam conhecer e aplicar estruturas discursivas utilizáveis na sua área de formação.
Para dotar os alunos das competências específicas a desenvolver no âmbito desta unidade curricular, existe uma correspondência direta entre os conteúdos de cada capítulo lecionado e as competências específicas a desenvolver.
Esta unidade curricular visa dotar os futuros profissionais de saúde de conhecimentos básicos sobre terminologia em saúde, compreendendo a formação e o significado dos termos com os quais se irá deparar no exercício clínico.
Conteúdos Programáticos:
I – Metodologia do trabalho científico
1.O texto científico
1.1 – Bases de dados
1.2. Etapas de um trabalho científico
1.3. Recolha de informação
1.4. Normas para a elaboração de uma referência bibliográfica
1.5. Plano de trabalho e organização da informação recolhida
1.6. Redação (linguagem, citações, notas de rodapé)
II - A terminologia médica
2.1. Objeto, conceito, termo
2.2. Importância e características da terminologia médica
2.3. Termos médicos e respetivos constituintes
2.4. Tipos de termos médicos
2.5. Etimologia dos constituintes que integram os termos médicos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos incidem na eficaz aquisição e utilização da terminologia médica bem como na metodologia do trabalho científico com vista à produção textual
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Desenvolver-se-ão diferentes atividades de leitura, escrita, compreensão e produção discursivas inerentes ao desenvolvimento da competência de comunicação, direcionado para a área de formação dos alunos. Dar-se-á prioridade a atividades que instiguem a participação efetiva dos alunos, tais como trabalhos individuais, de pares e em grupo e a resolução de problemas práticos simulados tendo em conta as competências a desenvolver.
Avaliação
1 frequência + 1 frequência (50% + 50%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento de estudo orientado e na participação ativa do aluno de modo a que este experimente e adquira ferramentas que otimizem a sua expressão no campo da comunicação científica e da terminologia específica do curso. Pretende-se o desenvolvimento das capacidades produtivas, críticas, relacionais e avaliativas de questões gerais.
Bibliografia:
Dicionário de Termos Médicos (2020). https://www.infopedia.pt/dicionarios/termos-medicos
Dicionário de Língua Portuguesa (2020) https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa
Collins, C. Edward (2008). A Short Course in MedicalTerminology. Philadelphia, Lippincott Williams &Wilkins.
Cohen, B. J., & Jones, S. A. (2021). Medical Terminology: An Illustrated Guide. Jones & Bartlett Learning.
Lopes, E. J. M. (2016). “Plágio”. In Dicionário Crime,Justiça e Sociedade. Lisboa: Sílabo: 362-364.
Universidade Fernando Pessoa (s/d)Manual de elaboração de trabalhos científicos da Universidade Fernando Pessoa. [Em linha]. Disponível em http://ufp.ufp.pt.[Consultado em 11/09/2020].Pitney, W. P., J, M., S, P., K. (2020), Qualitative Research in the Health Professions. Chicago: Slack Incorporated.
Docente (* Responsável):
Joana Mendes (joanamendes@ufp.edu.pt)