Unidade Curricular: | Código: | ||
Genética Médica | 1080GMED | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Ciências da Nutrição | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
OA1.Compreender a estrutura, função e controlo do material genético. OA2.Entender e explicar a dinâmica da regulação da expressão génica através de conceitos genéticos e epigenéticos. OA3.Compreender a base molecular e celular de alterações génicas e cromossómicas. OA4.Compreender e explicar as características da hereditariedade mendeliana e não mendeliana. OA5.Entender, explicar e concretizar estratégias de diagnóstico e tratamento de doenças genéticas. OA6.Entender, explicar e concretizar as interações nutriente-gene. OA7. Aplicar o conhecimento na identificação e interpretação de doenças genéticas. OA8. Identificar e interpretar o papel da nutrição na prevenção, desenvolvimento e tratamento de doenças genéticas. OA9. Aplicar o conhecimento na análise e comunicação de informação científica de âmbito genético. OA10- Proporcionar a tomada de decisões e intervenções cientificamente coerentes. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1 – Aspetos celulares e moleculares básicos da hereditariedade. CP2 – Variabilidade genética, evolução e predisposição individual. CP3 – Tipos de hereditariedade, características e patologias humanas. CP4 – Aspetos básicos de genética populacional. CP5- Diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças genéticas CP6- Estratégias comummente utilizadas em CP5 (prática-laboratorial). CP7- Papel da bioinformática na era genómica e pós-genómica (prática-laboratorial). CP8- Aspetos éticos, legais e sociais associados a CP5. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Através da execução pedagógica de conteúdos específicos são alcançados os seguintes objetivos de aprendizagem: CP1 – Todos os objetivos, especificamente OA1-OA6. CP2 - OA3 a OA8. CP3 - OA4 a OA10. CP4 - OA4 e OA5. CP5 - OA5 a OA10. CP6- OA3 e OA7. CP7- OA7, OA9 e OA10. CP8- OA8 a OA10. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
São aplicadas metodologias de ensino diretas e indiretas em ambas as componentes: ME1 - plataforma e-learning; ME2 – Material didático; ME3-Exposição oral da informação; ME4 – Atividades de discussão; ME5- Atividades de experimentação; ME6– Material audiovisual de acesso livre; e ME7- Atividades de apoio ao estudo do aluno. Na componente teórica a aprovação (classificação de, pelo menos, 10/20 valores) é certificada através da realização de 2 testes escritos (ponderação na nota final, 70%). A não aprovação em avaliação contínua implica a realização de exame no final do semestre. A componente prática integra aulas prático-laboratorias. A aprovação (pelo menos 10/20 valores) é certificada através da realização de 2 testes escritos (20%) e do desempenho do aluno (10%) (ponderação na nota final, 30%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
ME1 –Utilização da plataforma canvas para divulgação de material didático e comunicação assíncrona com os alunos - aplicação transversal visando atingir todos os objetivos. ME2 – Utilização de material de ensino-aprendizagem elaborado pelo docente (material audiovisual e textos de apoio para os estudos baseados em problemas) - aplicação transversal visando atingir todos os objetivos. ME3- Discussão de questões baseadas em casos e apoiadas por consulta bibliográfica - aplicação transversal visando atingir todos os objetivos. ME4- Resolução de problemas práticos recorrendo a uma abordagem experimental visando desenvolver (i) a sensibilidade do aluno acerca deste domínio do conhecimento ao contactar com técnicas laboratoriais básicas; (ii) raciocínios dedutivos e indutivos (i); e (iii) a capacidade de seleção, análise, compreensão e comunicação de informação técnico-científica – visa alcançar especificamente os objetivos OA1, OA5 e OA6. ME5-Síntese dos conceitos e processos fundamentais complementada com a discussão de problemas propostos para estimular o pensamento crítico e a consulta da bibliografia recomendada - aplicação transversal visando atingir todos os objetivos. ME6- Apresentação, análise e discussão de vídeos de acesso livre sobre tópicos específicos do programa para melhorar a apreensão de conceitos mais complexos- aplicada aos objetivos OA2 e OA5. ME7 – Extensão do horário letivo para atividades de apoio ao estudo, individual ou em grupo, e que decorre presencialmente ou através das ferramentas de comunicação digital institucionais (e-mail/e-learning) - aplicação transversal visando atingir todos os objetivos. | |||
Bibliografia: | |||
Cardoso IL., Cabeda JM., Ribeiro MG. 2012. “Manual de Trabalhos Práticos de Genética”. Edições da Universidade Fernando Pessoa. Portugal. ISBN: 978-989-643-097-9. Lewis R. 2014. Human Genetics: concepts and applications. 11st ed., McGraw Hill. ISBN: 978-0073525365. Krebs JE, Goldstein ES., Kilpatrick ST. 2017. “Lewin’s Genes XII”. Jones and Bartlett Learning. EUA. ISBN: 978-1284104493. (existe a versão anterior, Genes XI, 2014) Turnpenny P., Ellard S. (2017) Emery's Elements of Medical Genetics. 15th Ed. Elsevier. ISBN:9780702066856. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Carla Patrícia Pereira (carlafpereira@ufp.edu.pt) Maria Gil Ribeiro (gribeiro@ufp.edu.pt) |