Unidade Curricular: | Código: | ||
Gastrotecnia | 1080GAST | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Ciências da Nutrição | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
"OA1 Compreender as características dos alimentos e as alterações ocorridas pelo processamento culinário; OA2 Conhecer as características químicas dos alimentos que se encontram envolvidas nos diversos processamentos culinários; OA3 Compreender as alterações químicas, físicas, nutricionais e sensoriais dos alimentos com o processo de cocção OA4 Adquirir prática nas preparações culinárias relacionando com a prática do nutricionista OA5 Conhecer os processos de confeção, a sua influencia nas características nutricionais das refeições e a sua influência no consumo alimentar OA5 Perceber a influência da culinária na sustentabilidade alimentar" | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
"CP1 – A Gastrotecnia e as Ciências da Nutrição CP 2 – Doses e Porções: Guias, ferramentas e métodos CP 3 – Métodos culinários: processos químicos e físicos CP 4 – Alterações organoléticas e a sua influência CP 5 – Efeitos dos processos de cocção nos vários grupos de alimentos CP 6 – Efeitos dos processos de confeção na formação de compostos indesejáveis CP 7 – Receituário tradicional português CP 8 – Cozinha, tradição, cultura e o mundo CP 9 – Culinária e sustentabilidade" | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
"CP1 – A Gastrotecnia e as Ciências da Nutrição CP 2 – Doses e Porções: Guias, ferramentas e métodos CP 3 – Métodos culinários: processos químicos e físicos Visam atingir OA 1, OA2 CP 5 – Efeitos dos processos de cocção nos vários grupos de alimentos CP 6 – Efeitos dos processos de confeção na formação de compostos indesejáveis Visam atingir: OA3, OA4 e OA5 CP 7 – Receituário tradicional português CP 8 – Cozinha, tradição, cultura e o mundo CP 9 – Culinária e sustentabilidade Visam atingir OA6" | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático (textos de apoio desenvolvidos pelo docente, artigos científicos) que será disponibilizado aos alunos. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio às aulas. M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa. M4 - Desenvolvimento de atividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pró-ativo. Avaliação Será constituída por 1 prova de avaliação sumativas, com os conteúdos TP, com ponderação de 50% da nota final; será ainda realizado um trabalho final com a ponderação de 20% e relatórios das aulas práticas com a ponderação de 30% O aluno deverá obter média final igual ou superior a 9,5 valores. A percentagem mínima de frequência nas aulas é a estabelecida no Regulamento Pedagógico. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático (textos de apoio desenvolvidos pelo docente, artigos científicos) que será disponibilizado aos alunos. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio às aulas. M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa. M4 - Desenvolvimento de atividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pró-ativo. Estas metodologias visam atintir o objetivo OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6. Avaliação Será constituída por 1 prova de avaliação sumativas, com os conteúdos TP, com ponderação de 50% da nota final; será ainda realizado um trabalho final com a ponderação de 20% e relatórios das aulas práticas com a ponderação de 30% O aluno deverá obter média final igual ou superior a 9,5 valores. A percentagem mínima de frequência nas aulas é a estabelecida no Regulamento Pedagógico. Para procecução de todos os objetvos as aulas são distribuidas em teorico-práticas e páticas. A. Aulas Teórico-Práticas A.1. Descrição: Exposição de forma atualizada, descritiva e organizativa apoiada em bibliografiaobre conceitos, teorias e postulados que estão na base dos conteúdos programáticos. A.2. Objetivo: Fornecimento de conhecimentos para o desenvolvimento das competências da unidade curricular. B. Aulas Práticas B.1. Descrição: Combinam a dimensão teórica com a dimensão prática no sentido de conjugar os conhecimentos teóricos com a aplicabilidade prática. B.2. Objetivo: Desenvolver aprendizagens contextualizadas em torno da aplicação dos conhecimentos de gastrotecnia. A abordagem de concretização de trabalho individual, pretende promover aptidões e competências que assegurem a compreensão a influencia dos processos de confeção na promoção de hábitos saudáveis. | |||
Bibliografia: | |||
"Bennion, M. Scheule, B. (2020). Introductory foods.15TH edition New Jersey: Prentice Hall. Michael P. Brenner, Pia M. Sörensen, David A. Weitz. (2015) Science & Cooking. Harvard. Barham, Peter (2001). The Science of Cooking. Bristol. Springer-Verlag Berlin Heidelberg New York Margarida Guerreiro, Paulina Mata. A cozinha é um laboratório, 2009. Lisboa. Fonte da Palavra Artigos científicos publicados nas várias revistas internacionais e nacionais." | |||
Docente (* Responsável): | |||
Rita Guerra (ritaguerra@ufp.edu.pt) Tânia Cordeiro (taniac@ufp.edu.pt) |