Unidade Curricular:Código:
Epidemiologia Nutricional845ENUT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências da Nutrição3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Investigar o contributo da alimentação no estado nutricional e no aparecimento de doenças/morte. Desenvolver espírito crítico de forma a equacionar de forma correcta os problemas e a propor soluções adequadas.
Desenvolver aptidões para que, na sua prática diária, tire partido da informação publicada recentemente em benefício da saúde e do bem-estar do indivíduo ou da própria população.
Conteúdos Programáticos:
Métodos epidemiológicos em nutrição
- Medição da exposição e do resultado. Aspectos particulares da medição de consumos. Natureza da variação da
ingestão alimentar. Avaliação da ingestão alimentar. Avaliação da ingestão no passado distante. A utilização de
informadores substitutos. Importância da avaliação da ingestão energética total. A ingestão energética total na análise
dos dados. Marcadores biológicos da ingestão alimentar. Estudo da validade e da reprodutibilidade. Sensibilidade,
especificidade e valor preditivo. Associação em nutrição. Viéses, confundidores e variáveis modificadoras de efeito.
Efeitos e soluções.
Interacção gene-nutriente em epidemiologia nutricional.
Questões éticas em epidemiologia nutricional.
Monitorização e vigilância nutricional.
O papel dos estudos epidemiológicos na determinação das relações causais entre alimentação e doenças.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos visam a obtenção dos objectivos pretendidos. Todos os objectivos pretendidos têm um conteúdo correspondentes nos conteúdos programáticos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Relativamente aos métodos de ensino-aprendizagem, as sessões teórico-práticas privilegiam a discussão iniciada através de diverso “material de estímulo”, em diversos planos, incluindo os tipos “one-to-one” e “brainstorming”, e métodos de análise e resolução de problemas.
Nas sessões práticas a docente dará continuidade às matérias apresentadas em sessões anteriores, expandindo-as a exercícios e actividades de resolução de problemas, ou a discussões mais profundas, proporcionando também espaço para que os estudantes possam analisar e questionar aspectos que ainda não perceberam, e o trabalho tutorial.
Privilegiam-se, assim, a participação activa dos estudantes, o contacto tipo “face-to-face”, e actividades com objectivos muito definidos, que incluem discussão de determinados tópicos e questões, análises, críticas, resolução de problemas e tomadas de decisão.
Avaliação contínua (exposição oral e mini-testes).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos visam a obtenção dos objectivos pretendidos. Todos os objectivos pretendidos têm um conteúdo correspondentes nos conteúdos programáticos.
Bibliografia:
• Nutritional Epidemiology - Walter Willett - Monographs in Epidemiology and Biostatistics - vol. 30 - Oxford University
Pres - 2nd Ed. Oxford, 1998.
• Design Concepts in Nutritional Epidemiology - B.M. Margetts and Michael Nelson - Oxford University Press – 2nd Ed. Oxford, 1997.
• Epidemiology. An Introduction. Rothman KJ. Oxford University Press. Oxford, 2002.
• A Dictionary of Epidemiology - J.M. Last -Oxford University Press – 4th Ed. Oxford, 2001.