Unidade Curricular:Código:
Embriologia, Histologia e Citologia845EHCT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Nutrição5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
São objectivos desta disciplina i) proporcionar conhecimentos em histologia e ambriologia, ii) fornecer as bases para interpretar a histopatologia, iii) aplicar o conhecimento adquirido e, iv) desenvolver competências críticas.
Conteúdos Programáticos:
Níveis de organização dos organismos: Noção de tecido. A Histologia e seus métodos de estudo. Tecidos básicos: tecido epitelial, tecidos conjuntivos (tecidos conjuntivos propriamente ditos, tecido adiposo, tecido cartilagíneo, tecido ósseo, tecido sanguíneo), tecido muscular, tecido nervoso. O sistema cardiovascular: características gerais e organização, coração, sistema sanguíneo, sistema linfático. Pele e anexos: estrutura e funções. Sistema respiratório: características gerais e organização; cavidade nasal, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos, pleura. O sistema linfóide: características gerais e organização; timo, gânglios linfáticos, baço, amígdalas. Fases e processos do desenvolvimento embrionário geral: primeira semana, segunda semana, terceira semana, quarta semana.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Citologia, Histologia e Embiologia são disciplinas clássicas aos vários cursos universitários da área das Ciências da Saúde. Na elaboração do conteúdo programático da disciplina teve-se em linha de conta a interdisciplinaridades das três áreas. Será dada ênfase para a compreensão e aplicação dos conceitos lecionados, nomeadamente a relação entre estrutura e função dos tecidos e órgãos, por via da apresentação e discussão de casos clínicos relevantes. Finalmente as competências adquiridas pelos alunos serão consolidadas no decurso das aulas laboratoriais com recurso à observação e identificação de preparações histológicas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas terão tipologia teórica e prática-laboratorial. Nas sessões teóricas será dada ênfase à aquisição de conhecimentos básicos da disciplina e discutidos alguns casos clínicos. Nas aulas práticas-laboratoriais será privilegiada a observação e identificação de preparações histológicas. A avaliação da aquisição de competências por parte dos alunos na presente unidade curricular será efetuada através da realização de provas escritas de cariz teórico e prático-laboratorial privilegiando sempre que possível o modelo de avaliação continua.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Durante a execução pedagógica desta unidade curricular será tido em linha de conta a natureza particular da tipologia da aula em curso. Nas sessões teóricas irá se privilegiar a aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos básicos através de aulas presenciais em que o docente com o apoio de dispositivos multimédia ira leccionar os conteúdos programáticos sempre num papel de facilitador e organizador de temáticas privilegiando uma perspectiva de intercâmbio activo com os alunos. Serão ainda apresentados, estudados e discutidos alguns casos clínicos. Nas sessões práticas laboratoriais os alunos, privilegiando a utilização do microscópico óptico composto, irão observar preparações histológicas de tecidos e órgãos onde aplicarão os conhecimentos adquiridos na componente teórica. O acompanhamento do aluno fora da sala de aula, e que não se resume as horas estabelecidas para atendimento, será fundamental no desenvolvimento das competências pretendidas.
Bibliografia:
[1] Aarestrup BJ. 2012. Histologia Essencial. 1ª edição. Guanabara & Koogan. Rio de Janeiro
[2] Gartner LP, Hiatt LP (2003) Tratado de Histologia. 2ª Edição. Guanabara & Koogan. Rio de Janeiro
[3] Hib J. 2003. DiFiore Histologia: Texto e Atlas. 1ª Edição. Guanabara & Koogan. Rio de Janeiro
[4] Junqueira LC, Carneiro J. 2013. Histologia Básica: Texto e Atlas. 12ª Edição. Guanabara & Koogan. RJ
[5] Ross MH, Pawlina W. 2012. Histologia: em correlação com Biologia Celular e Molecular. 6ª Edição. Guanabara & Koogan. RJ
Docente (* Responsável):
Alberto Correia (acorreia@ufp.edu.pt)
José Neves (jneves@ufp.edu.pt)