Unidade Curricular:Código:
Embriologia, Histologia e Citologia1080EHCT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Nutrição5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
O estudo da Embriologia, Histologia e Citologia assenta na descrição do desenvolvimento embrionário e pós-natal do Homem, bem como da organização microscópica e sub-microscópica das suas células, tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano. Esta unidade curricular proporciona aos estudantes em formação, um suporte importante na compreensão de algumas disciplinas básicas, em particular da anatomofisiologia. Para isso, é importante que o aluno interprete a morfologia numa perspetiva funcional e que compreenda como as modificações da forma podem levar a alterações da função. É também uma área do saber que proporciona uma base sólida de conhecimentos importantes para a interpretação do diagnóstico patológico e consequente aconselhamento terapêutico, permitindo ainda uma comunicação efetiva do futuro nutricionista com os restantes profissionais da área da saúde, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências críticas específicas importantes nesta área da saúde.
Conteúdos Programáticos:
Os níveis de organização do corpo humano: célula, tecido, órgão e sistemas. Os tecidos básicos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. O sistema circulatório: vascular sanguíneo e linfático. O sistema respiratório: a porção condutora e respiratória. O sistema urinário: os rins, bexiga e vias urinárias. O sistema imunitário: órgãos linfáticos primários e secundários. O sistema tegumentar: pele e anexos cutâneos. O sistema digestivo: tubo digestivo e glândulas anexas. O sistema endócrino: as glândulas endócrinas e o eixo hipofisário-hipotalâmico. Os sistemas reprodutores: masculino e feminino. Fertilização e desenvolvimento embrionário inicial. Desenvolvimento embrionário fetal.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Durante a execução pedagógica desta unidade curricular será tido em linha de conta a natureza particular da tipologia da aula em curso. Nas sessões teóricas irá se privilegiar a aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos básicos através de aulas presenciais em que o docente com o apoio de dispositivos multimédia ira lecionar os conteúdos programáticos sempre num papel de facilitador e organizador de temáticas privilegiando uma perspetiva de intercâmbio ativo com os alunos. Serão ainda apresentados, estudados e discutidos alguns casos clínicos no decurso das aulas. Finalmente nas sessões práticas laboratoriais, os alunos, privilegiando a utilização do microscópico óptico composto, irão observar preparações histológicas de tecidos e órgãos onde aplicarão as competências adquiridas na componente teórica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A avaliação da aquisição de competências por parte dos alunos na presente unidade curricular será efetuada através de diferentes metodologias didático-pedagógicas, privilegiando sempre que possível o modelo de avaliação contínua. A avaliação teórica consiste na realização de duas provas teóricas que irão focar os tecidos básicos, os sistemas de órgãos e a embriologia. A avaliação prática consiste na realização de dois testes práticos que visam a correta identificação de preparações histológicas conjuntamente com algumas perguntas de escolha múltipla de cariz teórico-prático. A nota final à unidade curricular resulta da aplicação da seguinte fórmula: 80% da nota teórica + 20% da nota prática, sendo que cada componente terá de ter nota igual ou superior a 10 valores. No que diz respeito à assiduidade, é obrigatória a frequência obrigatória pelos alunos do número de aulas teóricas e teórico-práticas (50 %) e práticas (80 %) previstas no regulamento pedagógico em vigor.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Nas sessões teóricas irá se privilegiar a aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos básicos através de aulas presenciais em que o docente com o apoio de dispositivos multimédia irá lecionar os conteúdos programáticos sempre num papel de facilitador e organizador de temáticas privilegiando uma perspetiva de intercâmbio ativo com os alunos. Finalmente nas sessões práticas laboratoriais os alunos irão observar diversas preparações histológicas de tecidos e órgãos de forma a consolidar os conhecimentos adquiridos na componente teórica. O acompanhamento fora da sala de aula, que não se resume as horas de atendimento ao aluno, será também fundamental no desenvolvimento das competências pretendidas.
Bibliografia:
[1] Aarestrup BJ. 2012. Histologia Essencial. 1ª Edição. Guanabara & Koogan. Rio de Janeiro
[2] Gartner LP, Hiatt LP (2003) Tratado de Histologia. 2ª Edição. Guanabara & Koogan. Rio de Janeiro
[3] Hib J. 2003. DiFiore Histologia: Texto e Atlas. 1ª Edição. Guanabara & Koogan. Rio de Janeiro
[4] Junqueira LC, Carneiro J. 2017. Histologia Básica: Texto e Atlas. 13ª Edição. Guanabara & Koogan. RJ
[5] Ross MH, Pawlina W. 2016. Histologia: em correlação com Biologia Celular e Molecular. 7ª Edição. Guanabara & Koogan. RJ
Docente (* Responsável):
José Neves (jneves@ufp.edu.pt)