Unidade Curricular:Código:
Ética e Deontologia Profissional845EDPR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências da Nutrição3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos instrumentos e métodos de reflexão ética sobre questões recorrentes ou emergentes que se colocam no exercício das diferentes profissões na área das Ciências da Saúde.
Os instrumentos e métodos de reflexão ética serão aplicados aos conhecimentos adquiridos sobre as várias temáticas assinaladas nos conteúdos.
Visa igualmente transmitir conhecimentos no domínio da deontologia profissional do especialista em Ciências da Nutrição.
Conteúdos Programáticos:
I. Parte ética
1. Definição de conceitos: ética, deontologia, direito
2. Análise: Principais posições teóricas e prática
3. Principais organismos de supervisão
4. Sistema de regulação legal
5. Quadro da União Europeia
6. Case studies em saúde
7. Análise: o RGPD
8. Finalização: Portfólios
II. Parte deontologia
1. A Ordem dos Nutricionistas em Portugal
2. Estruturas internacionais
3. Casos práticos em ciências da nutrição
4. Temas e problemas
Finalização: Teste
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos privilegiam a reflexão sobre as questões éticas e deontológicas na área dos cuidados de saúde, com enfoque nas Ciências da Nutrição. Esta reflexão pretende que o futuro exercício profissional seja pautado por valores éticos, contribuindo para a humanização, integridade e responsabilidade.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologias ativas, colaborativas e expositivas:
1. Resolução de problemas em pequenos grupos;
2. Sessões de brainstorming de tópicos e questões a serem investigados pelos alunos;
3. Orientação da pesquisa realizada pelos alunos;
4. Resumo e síntese da pesquisa realizada pelos alunos e discussão em grupo;
Avaliação: Parte ética – Portfólios (60% da avaliação final); Parte
deontológica - Teste (40% da avaliação final). Os estudantes devem realizar ambos os momentos de avaliação.
Época de Recurso - Exame (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino adoptadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos, uma vez que permitem um aprofundamento do conhecimento dos alunos e a sua participação ativa nas aulas através de estratégias ativas e colaborativas de aprendizagem, combinadas com métodos expositivos e tradicionais. O professor será um facilitador do processo de aprendizagem do aluno, fomentando o relacionamento dos conceitos-chave da unidade curricular, a capacidade de análise e a discussão e reflexão com a prática das Ciências da Nutrição. Metodologia ativa e expositiva - avaliação: trabalho individual, teste escrito, e participação/assiduidade.
Bibliografia:
Fidalgo, A. (2017). Ética mínima : pequeno guia para tempos difíceis, 2ª ed., Lisboa: Gradiva.
BFP 17/FID/98455
Gomarasca, P. (2017). Direito de excluir ou dever de acolher? A migração forçada como questão ética, REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, Nº 50, pp. 11-24.
BFP 314.7/REM (Nº50,2017)
Ordem dos Nutricionistas (s/d). https://www.ordemdosnutricionistas.pt
Rucker, R.B., Rucker, M. (2016). Nutrition: ethical issues and challenges, Nutrition Research, 36(11), Nov., pp. 1183-1192. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nutres.2016.10.006
Schwalbach, João (2013). O trabalhador de saúde perante a dor e os cuidados paliativos. Dor, Vol. 21, N.º 4, pp. 7-12. Disponível em: https://www.apeddor.org/images/revista_dor/pdf/2013_04.pdf
BAC 616.8-009.7/DOR(nº 4,2013)
Serrão, D. (2015). Saúde: ética ou éticas, Sobre saúde, pp. 41-56.
BRR 614.2/SOB(I)(1ex.)/91575