Unidade Curricular:Código:
Ética e Deontologia Profissional1080EDPR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências da Nutrição3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Compreender o contexto ético-cultural no qual os estudantes estão enquadrados.
(ii) Saber aplicar os conhecimentos ético-deontológicos adquiridos, de forma a evidenciar uma abordagem profissional ética ao trabalho desenvolvido na sua área da nutrição;
(iii) Saber recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, particularmente na sua área de formação, que os habilite a fundamentarem eticamente as soluções que preconizam e os juízos que emitem;
(iv) Reconhecer, compreender e discutir os princípios de deontologia profissional do especialista em Ciências da Nutrição;
(v) Saber resolver problemas ético-deontológicos no âmbito da sua área de formação e saber construir e fundamentar a sua própria argumentação ético-deontológica.
Conteúdos Programáticos:
1ª Unidade - Conceitos fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio ético: 1.1. Definições de ética, deontologia e moral.1.2 A regra de ouro da ética. 1.3. Comunicação e humanização. 2. Os quatro princípios prima facie: 2.1. Beneficência; 2.2.Não-maleficência; 2.3. Autonomia; 2.4. Justiça.
2ª Unidade (Deontologia profissional) - Princípios deontológicos em Ciências da Nutrição: 2.1. A Ordem dos Nutricionistas em Portugal e Código deontológico. 2.2. Estruturas internacionais. 2.3. Casos práticos em Ciências da Nutrição, nomeadamente nas áreas da Nutrição Clínica, Nutrição Comunitária e Restauração Coletiva.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Un. 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas da ética e da bioética, permitindo, deste modo atingir os objetivos da unidade curricular, isto é: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma atuação ética.
Un. 2 - Os conteúdos programáticos 2.1., 2.2. e 2.3. visam atingir os objetivos delineados para esta UC e identificados de (i) a (v).
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será periódica, baseando-se na realização de duas provas escritas (a primeira, de índole teórica, correspondendo aos conteúdos da primeira unidade e a segunda, de índole teórico-prática, consistindo na resolução de pelo menos um dilema). A nota final basear-se-á na média simples das duas provas escritas (50% + 50%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidade 1- Exposição teórica dos conceitos de ética, deontologia e moral, bem como da relação e diferença entre todos eles. Abordagem teórica da necessidade de empatia com o sofrimento dos outros. Exposição teórica sobre os quatro princípios prima facie. Exercício teórico de consolidação dos conhecimentos adquiridos na unidade 1. Unidade 2 - Para atingir os objetivos de aprendizagem de forma integrada, a exposição teórica relativa ao Código Deontológico é combinada com o exercício individual em grupo (que inclui debate, pesquisa e reflexão), com vista à resolução de dilemas.
Bibliografia:
Motta, O.J.R. e Paulo, A.J.S. (2020). Bioética E O Principialismo de Beauchamp e Childress: Noções, Reflexões E Críticas. Braz. J. Hea. Ver 3 (2) 2436-2448.
Rates& Lins(2021)Fil.da educação e desenv. da pes. humana por meio da const. de conceitos éticos.Rev.Programa de Ed.13(30) 409-425Zanon, A. (2020). O princípio da alteridade de Lévinas como fundamento para a responsabilidade ética. Perseitas, 8. pp. 75-103.
Ordem dos Nutricionistas (s/d). https://www.ordemdosnutricionistas.pt
Artigos científicos, ou outra documentação, recomendados pelas docentes com particular relevância para o programa da unidade curricular, passando assim os mesmos a constituírem também bibliografia aconselhada.
Docente (* Responsável):
Rita Guerra (ritaguerra@ufp.edu.pt)
Teresa Toldy (toldy@ufp.edu.pt)