Unidade Curricular:Código:
Composição Nutricional dos Alimentos845CNAL
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Nutrição3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
No final da Unidade Curricular o aluno deverá ser capaz de:
- Conhecer a composição nutricional e o valor energético dos alimentos;
- Sistematizar o valor nutricional dos alimentos e reconhecer a sua importância;
- Nomear as principais fontes alimentares dos diversos nutrimentos;
- Compreender a organização e a utilidade das Tabelas de Composição de Alimentos e das Bases informáticas de composição nutricional de alimentos e saber utiliza-los.
- Conhecer os vários projectos de harmonização de dados de composição nutricional.
Conteúdos Programáticos:
Tabelas de composição dos alimentos e Bases de dados nutricionais informatizadas.
Rotulagem alimentar.
Composição nutricional dos grupos de alimentos:
Leites e Produtos Lácteos
Carnes, órgãos e vísceras
Pescado (Peixe, Moluscos e Crustáceos)
Ovos e ovoprodutos
Leguminosas Frescas e Secas
Cereais e Derivados
Hortícolas e Derivados (excepto leguminosas)
Frutos e Derivados
Azeite, Óleos e Gorduras
Açúcar, Produtos Açucarados e Mel
Cacau e Derivados
Bebidas alcoólicas e não alcoólicas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Com o intuito de alcançar os objectivos de aprendizagem enunciados, dos quais de destaca o conhecimento sobre a composição nutricional e o valor energético dos alimentos e sobre a organização e a utilidade das Tabelas de Composição de Alimentos e das Bases informáticas de composição nutricional de alimentos, os conteúdos programáticos focam a composição nutricional dos vários grupos de alimentos constantes nas Tabelas de Composição de Alimentos, o que permitirá aos alunos sistematizar esta informação e ao mesmo tempo familiarizar-se com o seu conteúdo, formas de apresentação da informação, etc.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As sessões teóricas são complementadas por sessões práticas (totalizando 3h semanais) baseadas no método expositivo oral (recurso a datashow), com a inclusão de exemplos e exercícios práticos e a realização de trabalhos práticos de grupo.
Os conhecimentos serão avaliados de forma contínua e periódica, através de dois momentos de avaliação para a componente teórica (cada frequência escrita terá a ponderação de 30%), e de um trabalho de grupo (15%), exercícios práticos (20%) e participação e desempenho dos alunos (5%) na componente prática.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino conjuga o método expositivo oral, essencial para a aquisição de conhecimentos base estruturantes e o trabalho prático de grupo, essencial para a sistematização da informação e para fomentar a capacidade de interpretação da informação.
Bibliografia:
Gonçalves Ferreira FA, Silva Graça ME. Tabela da composição dos alimentos Portugueses. Direção-Geral da Saúde; 1985.
Martins I, Porto A, Oliveira L. Tabela da composição de Alimentos. Departamento de Nutrição e Alimentação - Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge; 2006.

Links e artigos facultados nas aulas, entre outros:
Teresa Carrilho, Fernando Amaral. Da Rotulagem de Géneros Alimentícios à Informação ao Consumidor. Nutrícias 23; 6-7.
http://www.esha.com/products/food-processor/
http://www.eurofir.org/