Unidade Curricular:Código:
Composição Nutricional dos Alimentos1080CNAL
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Nutrição3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
O1. Explicar a importância do conhecimento da composição nutricional dos alimentos.
O2. Saber utilizar as Tabelas de Composição de Alimentos, bem como as Bases informáticas de composição nutricional de alimentos.
O3. Conhecer os diferentes grupos de alimentos e suas características.
O4. Sistematizar a composição nutricional e o valor energético dos alimentos.
O5. Nomear as principais fontes alimentares dos diversos nutrientes.
O6. Conhecer a legislação relativa à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios, nomeadamente as menções obrigatórias a apresentar no seu rótulo.
O7. Saber utilizar um software de análise de nutrientes.
Conteúdos Programáticos:
CP1. Composição nutricional dos alimentos e importância desta informação.
CP2. Tabelas de composição dos alimentos e Bases de dados nutricionais informatizadas (ex. PortFir).
CP3. Grupos de alimentos e Composição nutricional dos grupos de alimentos.
3.1 Leites e Produtos Lácteos
3.2. Carnes, órgãos e vísceras
3.3. Pescado (Peixe, Moluscos e Crustáceos)
3.4. Ovos e ovoprodutos
3.5. Leguminosas frescas e secas
3.6. Cereais e Derivados
3.7. Hortícolas e Derivados (excepto leguminosas)
3.8. Frutos e Derivados
3.9. Óleos e Gorduras
3.10. Açúcar, Produtos Açucarados e Mel
3.11. Cacau e Derivados
3.12. Bebidas alcoólicas e não alcoólicas
CP4. Rotulagem alimentar. Legislação relativa à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios.
CP5. Software Food Processor Nutrient Analysis Software.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CP1 visa atingir O1
CP2 visa atingir O2
CP3 visa atingir O2, O3, O4 e O5
CP4 visa atingir O6
CP5 visa atingir O7
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Esta UC inclui sessões teóricas e sessões práticas. A metodologia de ensino das sessões teóricas envolve exposição oral dos conteúdos programáticos baseada nas atuais evidências científicas, legislação e informação das tabelas de composição dos alimentos. São ainda utilizados pequenos vídeos como estratégia de aprendizagem para o conhecimento dos alimentos. Os alunos serão ativamente incentivados a participar nestas sessões.
As sessões práticas incluem: resolução de exercícios e atividades práticas sobre os conteúdos abordados nas sessões teóricas; utilização de um software de análise de nutrientes dos alimentos; recurso a um software online que permite aos alunos reverem a matéria lecionada através da elaboração de questões de escolha múltipla posteriormente revistas e respondidas pelos outros colegas. A avaliação desta unidade curricular engloba dois testes teóricos escritos, um projeto prático de grupo, e a submissão de três tarefas a realizar nas aulas práticas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As sessões teóricas permitem o aprofundamento do conhecimento com participação ativa do aluno, associados a exemplos práticos e pequenos vídeos utilizados como estratégia de aprendizagem para motivar os alunos. No âmbito destas aulas, os conteúdos serão organizados e apresentados de forma a promover o raciocínio crítico dos alunos para atingirem os objetivos propostos. As sessões práticas pretendem complementar as sessões teóricas promovendo compreensão da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos através da realização de atividades e exercícios práticos articulados com o programa da unidade curricular. O projeto de grupo baseado numa situação real e desenvolvido ao longo do semestre, pretende contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos através da exploração autónoma da tabela de composição dos alimentos e a prática do cálculo do valor nutricional dos alimentos, visando contribuir para todos os objetivos de aprendizagem definidos. A utilização de uma plataforma online de elaboração de perguntas de escolha múltipla e resposta das questões pelos outros alunos estimula o pensamento crítico, promovendo o questionamento e o envolvimento ativo dos alunos, permitindo contribuir para alcançar os objetivos propostos.
Bibliografia:
Martins I, Porto A, Oliveira L. Tabela da composição de Alimentos. Departamento de Nutrição e Alimentação - Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge; 2006.
PortFIR - Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar; http://portfir.insa.pt/
Peres Emílio, Alimentos e Alimentação, Lello&irmão, 1992.