Unidade Curricular: | Código: | ||
Biologia Molecular e Celular | 1080BMC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências da Nutrição | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A Biologia Molecular e Celular integra o conhecimento de várias áreas disciplinares como a Genética, Bioquímica e a Imunologia, para compreender os seres vivos a partir de uma perspetiva unificadora, a célula. No âmbito desta Unidade Curricular, o processo de aprendizagem visa a aquisição de conhecimentos sólidos que permitam relacionar a complexidade molecular e estrutural com a fisiologia celular, e a aquisição de aptidões científicas genéricas – (i) recolha, seleção, análise, interpretação e validação de informação técnico-científica, (ii) comunicação de informação ténico-científica e (iii) atualização contínua e autónoma dos conhecimentos. Ao nível das competências, o processo de aprendizagem visa proporcionar capacidade para reconhecer e compreender a importância da célula na saúde e na doença. Quer ao nível da aprendizagem, quer ao nível das competências esta unidade curricular é fundamental como base a um profissional de Ciências da Nutrição. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I. Teórica: Perspetiva histórica; Modelo estrutural dos sistemas biológicos: célula e água; Estrutura e função das biomoléculas: ácidos nucleicos, proteínas, hidratos de carbono e lípidos; Biomembranas: estrutura, funções, transporte transmembranar; Organelos celulares: ultra-estrutura, biogénese, fisiologia e patologia; Proteólise e Proteostase; Biosinalização, proliferação (regulação do ciclo celular) e morte celular (necrose, apoptose, autofagia e necroptose). II. Prática:Caracterização de aminoácidos e proteínas; Isolamento de proteínas; Estudo da ação da enzima peroxissomal catalase; Princípios básicos de Microscopia Óptica e de Micrometria; Elaboração e observação de preparações extemporâneas de tecidos vegetais e de tecidos animais; Estudo morfológico e estrutural de células procarióticas; Isolamento de organelos celulares e estudo da permeabilidade da membrana organelar e da membrana celular. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A componente teórica analisa a célula a partir de uma perspetiva molecular e a sua importância é salientada com doenças causadas pela perda ou ganho de função de proteínas, promovendo uma compreensão ampla e integrada sobre a fisiopatologia celular, colmatando num trabalho de pesquisa bibliográfica. A componente prática é focada na resolução de problemas, permitindo ao aluno contactar com técnicas experimentais básicas, aplicar o método científico, aplicar conceitos teóricos. A interligação e complementaridade entre as as duas componentes promove e melhora: (i) A compreensão do papel da célula na dinâmica de organismos multicelulares, na saúde e doença; (ii) A capacidade para executar técnicas básicas e interpretar resultados; (iii) A análise e compreensão de literatura científica; (iv) O desenvolvimento de raciocínios científicos; e (v) A apreensão e a comunicação de informação técnico-científica. Assim, a execução do programa irá produzir os resultados pretendidos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
I. Componente teórica (T): Compreende aulas teóricas e a aprovação é certificada através da realização de 2 testes escritos. Material didático assim como artigos científicos estarão disponíveis na plataforma Canvas. A aprovação implica a obtenção de, pelo menos, 10/20 valores. A não aprovação em avaliação contínua remete o aluno para a realização de exame no final do semestre. O exame tem a duração de 2 horas e incide sobre a totalidade do programa teórico. II. Componente prática (PL): Integra aulas laboratoriais, com execução de protocolos, discussão e interpretação de resultados. A aprovação é certificada através da realização de 2 testes escritos (ponderação na nota final 80%) e da avaliação do desempenho laboratorial do aluno em sala de aula (ponderação na nota final 25%). A aprovação implica a obtenção de, pelo menos, 10/20 valores. Não está previsto exame final a esta componente. Nota final = 75%*T+25%*PL | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O conteúdo programático visa proporcionar ao aluno o conhecimento sobre a célula, a unidade estrutural e funcional fundamental de organismos vivos. A parte teórica está dividida em duas seções. A primeira descreve a base química da vida, com destaque para as biomoléculas envolvidas nos processos celulares e metabólicos. A segunda secção explora a ultra-estrutura e a função de organelos/compartimentos e a sua importância para a fisiologia e patologia celulares, com particular enfoque para as patologias associadas aos organelos implicadas em deficiências enzimáticas do foro metabólico, de interesse para as Ciências da Nutrição. Esta componente é desenvolvida a partir da exposição descritiva e integrada dos conceitos, teorias e mecanismos subjacentes ao programa teórico. A sua progressão ocorre de forma articulada com o material didático e a bibliografia, e inclui a reflexão conjunta sobre aspetos fulcrais do programa. Para a aquisição dos conhecimentos são aplicadas metodologias de ensino diretas e indiretas as quais promovem um nível de compreensão amplo e integrado. O desenvolvimento de um trabalho de pesquisa bibliográfico incluído nesta componente da unidade curricular por um grupo de 2 a 3 alunos visa melhorar: (i) Autoaprendizagem, (ii) Comunicação oral e escrita de informação científica (iii) Actualização autónoma dos conhecimentos. O tema é selecionado pela docente a partir de uma lista proposta pelos alunos e visa o aprofundamento dos conhecimentos sobre a etiopatogénese molecular e celular de diversas doenças com especial enfoque na área das Ciências da Nutrição. Após revisão do trabalho, a sua apresentação oral é sucedida de discussão quanto à forma, conteúdo e desempenho do aluno, e classificado. A participação ativa do aluno nesses seminários representa uma oportunidade adicional para apreender a relevância dos conhecimentos da biologia celular para a prática clínica. Artigos científicos ou outros de utilização livre, estarão disponíveis através do e-learning. II. Componente prática: A aprendizagem é baseada na resolução de problemas de aplicação prática, recorrendo a uma abordagem experimental, e visa melhorar: (i) Integração conceptual, (ii) Operacionalização em ambiente laboratorial (organização, raciocínio e execução), (iii) Recolha, seleção, análise, sistematização, interpretação crítica e validação de informação técnico-científica. Adicionalmente às horas de contacto, o processo de aprendizagem poderá ser complementado presencialmente, durante o horário de atendimento do docente, ou utilizando as ferramentas de comunicação digital institucionais (e-mail/e-learning). A utilização desses recursos informáticos é, também, um importante contributo para a promoção e estímulo do processo de autoaprendizagem do aluno. | |||
Bibliografia: | |||
1. ALBERTS B, BRAY D, HOPKIN K, JOHNSON D, LEWIS J, RAFF M, ROBERTS K, WALTER P. Fundamentos da Biologia Celular. Artmed Editora, 4ª Edição, 2017. ISBN: 9788582714058 (existe 2ªedição de 2006) 2. SUNKEL CE, AZEVEDO C. Biologia Molecular e Celular, Lidel eds. Técnicas, 5ª Edição, 2012 ISBN: 9789727576920 (existe 4ª edição, 2010) 3. Lodish H, Berk A, Kaiser CA, Krieger M, Bretscher A, Ploegh H, Martin KC, Yaffe M. Molecular Cell Biology. WH Freeman, 9th Edition, 2021. ISBN: 9781319208523. (existe a 3ª edição, 1995 3. Castro R., Ribeiro R. Manual de trabalhos laboratoriais de apoio à componente prática da UC, 2020 |