Unidade Curricular: | Código: | ||
Bioquímica Fisiológica | 1080BIFI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências da Nutrição | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
OA1. É importante que os alunos aprofundem os domínios particulares do metabolismo das principais biomoléculas e da bioquímica e fisiologia do sistema endócrino. OA2. Simultaneamente, pretendem-se introduzir algumas situações clínicas relacionadas com alterações nas vias metabólicas estudadas ou no sistema endócrino. OA3. De acordo com o Referencial para a Formação Académica do Nutricionista da Ordem dos Nutricionistas, o aluno deverá adquirir conhecimentos nucleares, concretamente, conhecer, compreender e descrever os processos e vias metabólicas dos macro- e micronutrientes, bem como as doenças metabólicas consequentes de desequilíbrios nestes processos e vias; identificar os macro- e micronutrientes sob a perspetiva química, metabólica e alimentar. OA4. O aluno deverá também adquirir competências em diagnóstico, concretamente, recolher, registar, analisar, interpretar e reportar dados bioquímicos, usando métodos apropriados. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. Metabolismo dos Hidratos de Carbono (Glicólise; Gluconeogénese; Via das pentoses fosfato; Ciclo de Krebs; Cadeia de transporte de electrões e Fosforilação oxidativa; Metabolismo do glicogénio; Doenças). CP2. Metabolismo dos Lípidos (Oxidação e síntese de ácidos gordos; Lipogénese; Mobilização dos depósitos lipídicos; Corpos cetónicos; Metabolismo do colesterol; Lipoproteínas plasmáticas; Doenças). CP3. Metabolismo dos Aminoácidos (Reações de transaminação e desaminação de aminoácidos; Ciclo da ureia; Síntese e degradação de aminoácidos; Doenças). CP4. Interrelações Metabólicas. CP5. Digestão e Absorção Gastrointestinal. CP6. Sistema Endócrino. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos que integram a unidade curricular (CP1-CP6) vão de encontro às necessidades que são estabelecidas nos objetivos (OA1-OA4). A unidade curricular visa o estudo dos principais processos metabólicos, assim como do relacionamento entre os órgãos envolvidos na manutenção do equilíbrio metabólico. Os alunos deverão ter capacidade de compreensão e aquisição de conhecimentos na área da Bioquímica estrutural e metabólica e do sistema endócrino. Pretende-se também que os alunos adquiram e desenvolvam competências empíricas ao contactar com novas metodologias laboratoriais. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
M1. Nas aulas teóricas procede-se à exposição dos conceitos teóricos relevantes e orientação do estudo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. M2. As aulas teórico-práticas incluem a discussão detalhada, com resolução de exercícios, dos principais temas, incluindo a análise de doenças de metabolismo e do sistema endócrino, seus sintomas e relação com a(s) causa(s), e tratamentos possíveis. M3. As aulas práticas laboratoriais incluem a execução de trabalhos práticos de aplicação dos vários conceitos teóricos. Avaliação: Teórica e Teórico-prática (80%): 2 testes (50% cada); Prática Laboratorial (20%): 6 mini-testes (15% cada) e desempenho em laboratório (10%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Numa primeira fase, é importante que os alunos assimilem os aspetos fundamentais da Bioquímica, e aprofundem os domínios particulares do metabolismo das principais biomoléculas e da bioquímica e fisiologia do sistema endócrino (OA1 e OA3). Sendo assim, nas aulas teóricas procede-se à exposição dos conceitos teóricos relevantes e orientação do estudo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada (M1). Numa segunda fase, pretendem-se introduzir algumas situações clínicas relacionadas com alterações nas vias metabólicas estudadas ou no sistema endócrino (OA2 e OA3). Para isso, as aulas teórico-práticas incluem a discussão detalhada, com resolução de exercícios, sobre os principais temas, incluindo a análise de doenças de metabolismo e do sistema endócrino, seus sintomas e relação com a(s) causa(s), e tratamentos possíveis (M2). Pretende-se também que os alunos adquiram e desenvolvam competências empíricas ao contactar com novas metodologias laboratoriais (OA4). Sendo assim, as aulas práticas laboratoriais incluem a execução de trabalhos práticos de aplicação dos vários conceitos teóricos (M3). | |||
Bibliografia: | |||
Berg, J.M., Tymoczko, J.L., Gatto, G.J., & Stryer, L. (2019). Biochemistry (9ª ed.). W.H. Freeman and Company. Cardoso, I.L., Leal, F., & Lemos, C. (2020). Biochemical Changes During The Human Lifespan. Cambridge Scholars Publishing. Cardoso, I.L., & Leal, F. (2013). Manual de Exercícios de Bioquímica. edições UFP. Cardoso, I.L., Moutinho, C., Sousa e Silva, C., Lemos, C., Leal, F., & Silva, P. (2014). Trabalhos Laboratoriais de Bioquímica (3ª ed.). edições UFP. Devlin, T.M. (2010). Textbook of Biochemistry with Clinical Correlations (7ª ed.). Wiley-Liss. Leal, F., & Cardoso, I.L. (2013). Casos Clínicos em Bioquímica. edições UFP. Leal, F., & Cardoso, I.L. (2018). Sistema Endócrino e Patologias Associadas. Lusodidacta. Mckee, T., & Mckee, J.R. (2016). Biochemistry: the Molecular Bases of Life (6ª ed.). McGraw-Hill. Nelson, D.L., & Cox, M.M. (2017). Lehninger Principles of Biochemistry (7ª ed.). W.H. Freeman and Company. |