Unidade Curricular: | Código: | ||
Biofísica e Biomecânica | 845BBIO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências da Nutrição | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1.Definir modelo, reconhecer a sua importância e condicionamentos. 2.Analisar os modelos estudados. 3.Entender e analisar uma variação exponencial. 4.Aplicar as variações exponenciais na absorção, crescimento bacteriano e esterilização. 5.Entender os processos de difusão e osmose. 6.Analisar processos de regulação definindo as suas variáveis e ciclos de controlo em processos bioquímicos e vias metabólicas. 7.Aplicar a nomenclatura da regulação à regulação da glicémia e da taxa de dióxido de carbono no sangue. 8.Explicar e demonstrar conhecimentos sobre os mecanismos do impulso nervoso e nos aspectos biofísicos. 9.Reconhecer as propriedades mais importantes do sangue como um fluido. 10.Aplicar os conceitos físicos de hidrodinâmica à circulação sanguínea. 11.Relacionar a hidrodinâmica com as trocas a nível dos capilares. 12.Entender e explicar estados de alteração à dinâmica circulatória. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1 - Modelos e membranas biológicas CP2 - Variações exponenciais simples. CP3 - Transporte passivo. CP4 - Regulação e controlo em sistemas biológicos CP5 - O impulso eléctrico e o fluxo nervoso CP6 - A dinâmica da circulação sanguínea. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
CP1 - Modelos e membranas biológicas: Visa atingir OA1. CP2 - Variações exponenciais simples. Visa atingir OA2 a OA4 CP3 - Transporte passivo. Visa atingir OA5. CP4 - Regulação e controlo em sistemas biológicos. Visa atingir OA6 a OA7. CP5 - O impulso eléctrico e o fluxo nervoso. Visa atingir OA7 e OA8. CP6 - A dinâmica da circulação sanguínea. Visa atingir OA9 a OA12. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem. M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa. M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo. M5 - Utilização de vídeos de demonstração de fenómenos de transporte para promover a discussão dos fundamentos físicos a eles inerentes. Avaliação Quatro mini-testes de avaliação sumativaro, 30 min (25% cada da classificação final). Estará incluída uma prova cognitiva (questão aberta que demonstre a compreensão sobre a relevância do conteúdo para os aos domínios da nutrição). O aluno deverá obter média superior a 9,5 e ter classificação superior ou igual a 5,5 em cada elemento de avaliação. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno: todos os objetivos. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem: OA3 e OA6. M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa: OA1, OA2 e OA12. M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo; todos os objetivos. M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de demonstração de fenómenos de transporte para promover a discussão dos fundamentos físicos a eles inerentes: OA5 e OA7. | |||
Bibliografia: | |||
J. A. Tuszynski and J. M. Dixon, Biomedical Applications of Introductory Physics, John Wiley & Sons, 2002. Gomes, L.R.; Biofísica para Ciências da Saúde, Ed. Universidade Fernando Pessoa, 2012. Durán, José E. R. - Biofísica: Fundamentos e Aplicações. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2003. https://www.youtube.com/watch?v=-qY17G_n-WA |