Unidade Curricular:Código:
Biofísica e Biomecânica845BBIO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Nutrição4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
1.Definir modelo, reconhecer a sua importância e condicionamentos nomeadamente quando aplicados a áreas de conhecimento das ciências da nutrição.
2.Analisar os modelos estudados.
3.Entender e analisar uma variação exponencial.
4.Aplicar as variações exponenciais na absorção, crescimento bacteriano e esterilização.
5.Entender os processos de difusão e osmose.
6.Analisar processos de regulação definindo as suas variáveis e ciclos de controlo em processos bioquímicos e vias metabólicas.
7.Aplicar a nomenclatura da regulação à regulação da glicémia e da taxa de dióxido de carbono no sangue.
8.Compreender a regulação da temperatura corporal e aos seus estados de alteração.
9.Reconhecer as propriedades mais importantes do sangue como um fluido.
10.Aplicar os conceitos físicos de hidrodinâmica à circulação sanguínea.
11.Relacionar a hidrodinâmica com as trocas a nível dos capilares.
12.Entender e explicar estados de alteração à dinâmica circulatória.
Conteúdos Programáticos:
CP1 - Modelos e membranas biológicas
CP2 - Variações exponenciais simples.
CP3 - Transporte passivo.
CP4 - Regulação e controlo em sistemas biológicos
CP5 - A pele e a regulação da temperatura corporal
CP6 - A dinâmica da circulação sanguínea.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CP1 - Modelos e membranas biológicas: Visa atingir OA1.
CP2 - Variações exponenciais simples. Visa atingir OA2 a OA4
CP3 - Transporte passivo. Visa atingir OA5.
CP4 - Regulação e controlo em sistemas biológicos. Visa atingir OA6 a OA7.
CP5 - A pele e a regulação da temperatura corporal. Visa atingir OA8.
CP6 - A dinâmica da circulação sanguínea. Visa atingir OA9 a OA12.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno.
M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem.
M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa.
M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo.
M5 - Utilização de vídeos de demonstração de fenómenos de transporte para promover a discussão dos fundamentos físicos a eles inerentes.
Avaliação
Quatro mini-testes de avaliação sumativaro, 30 min (25% cada da classificação final). Estará incluída uma prova cognitiva (questão aberta que demonstre a compreensão sobre a relevância do conteúdo para os aos domínios da nutrição). O aluno deverá obter média superior a 9,5 e ter classificação superior ou igual a 5,5 em cada elemento de avaliação.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno: todos os objetivos. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem: OA3 e OA6. M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa: OA1, OA2 e OA12. M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo; todos os objetivos. M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de demonstração de fenómenos de transporte para promover a discussão dos fundamentos físicos a eles inerentes: OA5 e OA7.
Bibliografia:
J. A. Tuszynski and J. M. Dixon, Biomedical Applications of Introductory Physics, John Wiley & Sons, 2002.
Gomes, L.R.; Biofísica para Ciências da Saúde, Ed. Universidade Fernando Pessoa, 2012.
Durán, José E. R. - Biofísica: Fundamentos e Aplicações. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2003.
https://www.youtube.com/watch?v=-qY17G_n-WA
Docente (* Responsável):
Lígia Gomes (lrgomes@ufp.edu.pt)