Unidade Curricular:Código:
Biotecnologia Alimentar e Desenvolvimento de Novos Produtos845BADN
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4LicenciaturaCiências da Nutrição5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se fornecer conceitos e instrumentos para a sua interpretação e aplicação, relacionados com a biotecnologia enquanto ciência que permite melhorar/otimizar o processamento alimentar e as características organoléticas e nutricionais dos alimentos, aumentar a sua qualidade e nível de conservação, reduzir custos de produção e, consequentemente, reduzir impactos ambientais.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução à Biotecnologia Alimentar. 2. Alimentos fermentados. 3. Bactérias usadas em alimentos fermentados. 4. Leveduras e bolores usadas em alimentos fermentados. 5. Bases de tecnologia de fermentação. 6. Culturas de arranque. 7. Produtos láticos fermentados. 8. Vinho. 9. Cerveja. 10. Vinagre. 11. Pão. 12. Alimentos vegetais fermentados. 13. Alimentos obtidos através da manipulação de enzimas. 14. Alimentos transgénicos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O discente, com o apoio do material lecionado na componente teórica (programa curricular), juntamente com a execução experimental de trabalhos práticos laboratoriais, adquirirá todos os conhecimentos necessários que estão implícitos no objetivo da disciplina. Saberá diferenciar técnicas de conservação em alimentos; alimentos fermentados; identificação dos microrganismos usados nos diferentes alimentos fermentados; importância dos mesmos a nível nutricional e com potenciais benefícios para a promoção da saúde. O aluno também ficará enriquecido em conceitos sobre equipamentos industriais, técnicas de DNA recombinante (alimentos trangénicos) e importância da biotecnologia alimentar numa perspetiva sustentável e éticamente correta.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas teóricas serão dadas em slides (fornecidos pelo docente), seguindo a ordem do programa curricular pré-definido, sustentadas com referências bibliográficas de elevada credibilidade científica.
Avaliação: Teste escrito (70%) + Trabalho de grupo (30%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Biotecnologia é tecnologia baseada na biologia, especialmente quando usada na agricultura, ciência dos alimentos e medicina. Biotecnologia resume-se uso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços. Nesta definição enquadram-se um conjunto de atividades que o homem tem vindo a desenvolver, como a produção de alimentos fermentados (pão, vinho, iogurte, cerveja, e outros) para garantir a conservação dos alimentos. Por outro lado a biotecnologia moderna considera-se aquela que faz uso da informação genética, incorporando técnicas de DNA recombinante. Uma vez que as aulas são de carácter teórico e prático, o discente adquirirá conhecimentos suficientes para puder, um dia mais tarde, integrar-se profissionalmente nesta área.
Bibliografia:
1. Aquarone E. Biotecnologia na produção de alimentos. 1st Ed., Editora Blucher, USA, 2001. ISBN: 9788521202813
2. Yon B, Malcata X. Biotecnologia Alimentar na região norte. Universidade Católica Editora, 2001. ISBN: 9789725400227
3. Lima N. e Mota M. Biotecnologia: Fundamentos e Aplicações. Editora Lidel - Edições técnicas, Lda., Lisboa, 2003. ISBN: 978-972-757-197-0