Unidade Curricular:Código:
Bromatologia e Análises Bromatológicas845BABR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências da Nutrição5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
O principal objetivo da Bromatologia é o estudo dos alimentos. Pretende-se que o aluno, como futuro farmacêutico, adquira conhecimentos e competências que lhe permitam solucionar problemas essencialmente a nível do controlo da qualidade e da segurança dos produtos alimentares, numa perspectiva terapêutica e relacionada com a promoção da saúde, na área das ciências da saúde.
Conteúdos Programáticos:
Introdução à bromatologia (conceito, definição e objetivos)
Composição global dos alimentos: constituintes desejáveis)(água, prótidos, hidratos de carbono, lípidos, sais minerais, vitaminas, aditivos alimentares, pigmentos, compostos responsáveis pelo aroma/sabor), aditivos e constituintes indesejáveis e constituintes bioativos.
Classificação de alimentos: Leite e seus derivados proteicos, carne, peixe e ovos, óleos e gorduras, cereais e seus derivados e leguminosas, legumes e frutos, açúcares e bebidas: importância na dieta, composição química, processos de fabrico e ensaios analíticos mais usados no controlo da qualidade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos abordam macronutrientes, micronutrientes e reações químicas de síntese e de hidrólise de compostos químicos relevantes para a análise química dos alimentos. Insere-se no âmbito dos principais objetivos de aprendizagem do discente, de forma a que este desenvolva autonomia e capacidade crítica no conhecimento de todos os alimentos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Componente teórica (80%) (4 ECTS) – dois testes escritos (50% cada); Componente laboratorial (20%) (1 ECTS) – um teste escrito (20%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino são de carácter teórico com aulas em suporte digital, fundamentadas por uma bibliografia exaustiva e específica. Nessas aulas os alunos adquirem todos os conhecimentos necessários integrados no âmbito da disciplina. A componente prática é do tipo laboratorial, onde os trabalhos realizados estão relacionados com a componente prática. Nesta componente, pretende-se que os discentes adquiram conhecimentos sobre manuseamento em laboratório, técnicas analíticas validadas para análise dos alimentos.
Bibliografia:
1. Picó, Y.; Chemical Analysis of Food: Techniques and Applications; Academic Press, Elsevier; San Diego, USA. 2012. ISBN 978-0-12-384862-8
2. Salinas, R.D. Alimentos e Nutrição: Introdução à bromatologia. 3ª Edição. Artmed Ed. São Paulo, Brasil. 2002. ISBN 85-7307-991-6
3. Srinivasan Damodaran, Kirk L. Parkin, Owen R. Fennema's food chemistry. 4rd Edition. 2008. ISBN 0-849392-72-1.
4. Koblitz, M.G.B. Bioquímica de Alimentos. Teoria e aplicações práticas. 1ª Edição. LAB Ed., Rio de Janeiro, Brasil. 2008. ISBN 978-85-277-1384-9
5. Koblitz, M.G.B. Matérias-primas Alimentícias. Composição e Controlo de Qualidade. 1ª Edição. Guanabara Koogan Eds. Rio de Janeiro, Brasil. 2011 ISBN 9788527718158.
Docente (* Responsável):
Ana Cristina Vinha (acvinha@ufp.edu.pt)