Unidade Curricular:Código:
Alimentação e Nutrição Humana II845ANH2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Nutrição5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
OA1 - Adquirir conhecimentos e instrumentos que permitam aconselhar e ajudar o indivíduo a selecionar alimentos com o objetivo de o nutrir saudavelmente.
OA2 - Compreender que a alimentação e a nutrição são parte integrante da promoção de saúde e prevenção da doença e que são capazes de determinar a vulnerabilidade do indivíduo a doenças crónicas metabólicas degenerativas.
OA3 - Identificar os constituintes dos alimentos, funções, utilização e inter relações metabólicas.
OA4 - Enunciar as recomendações nutricionais.
OA5 - Caracterizar o padrão alimentar saudável e compará-lo com os restantes padrões existentes.
OA6 - Relacionar a regulação da ingestão alimentar com o peso e composição corporais.
OA7 - Registar planos alimentares.
OA8 - Apresentar capacidade para fundamentar o papel do nutricionista.
OA9 - Desenvolver espírito crítico e aberto à mudança e capacidade de trabalhar em grupo.
Conteúdos Programáticos:
CP1 Glícidos: nomenclatura, classificação, funções. Digeríveis e indigeríveis. Necessidades e recomendações, fontes alimentares. Índice glicémico, carga glicémica e resposta glicémica.
CP2 Proteínas: nomenclatura, classificação, funções. Necessidades e recomendações, fontes alimentares. Dietas ricas em proteínas e pobres em glícidos; dietas vegetarianas; suplementação; qualidade e complementação.
CP3 Lípidos: nomenclatura, classificação, funções. Necessidades e recomendações, fontes alimentares.
CP4 Água: funções, equilíbrio, necessidades.
CP5 Antioxidantes: natureza, funções biológicas e relação com patologia.
CP6 Regulação da ingestão alimentar e do peso corporal.
CP7 Padrão alimentar saudável: conceito, formulação e implicações.
CP8 Recomendações nutricionais e alimentares. Guias alimentares.
CP9 Dietas Mediterrânea e Atlântica.
CP10 Alimentação e Nutrição no ciclo de vida: gravidez, amamentação, infância, adolescência e envelhecimento.
CP11 Trabalho de grupo.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CP1 - Glícidos. Visa atingir OA1, OA2, OA3, OA4, OA8, OA9
CP2 - Proteínas. Visa atingir OA1, OA2, OA3, OA4, OA7, OA8, OA9
CP3 - Lípidos. Visa atingir OA1, OA2, OA3, OA4, OA8, OA9
CP4 - Água. Visa atingir OA1, OA2, OA3, OA4, OA8, OA9
CP5 - Antioxidantes. Visa atingir OA1, OA2, OA3, OA4, OA8, OA9
CP6 -Regulação da ingestão alimentar e do peso corporal. Visa atingir OA6, OA9
CP7 - Padrão alimentar saudável. Visa atingir OA1, OA2, OA4, OA5, OA8, OA9
CP8 - Recomendações nutricionais e alimentares. Guias alimentares. Visa atingir OA2, OA4, OA5, OA8, OA9
CP9 - Dieta Mediterrânea e Atlântica. Visa atingir OA2, OA4, OA5, OA8, OA9
CP10 - Alimentação e Nutrição no ciclo de vida. Visa atingir OA2, OA4, OA8, OA9
CP11 - Realização de um trabalho de grupo. Visa atingir OA1, OA2, OA4 e OA9
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático (materiais de apoio desenvolvidos pelo docente, artigos científicos ou outros de utilização livre e fichas de trabalho) que será disponibilizado aos alunos.
M2 - Método expositivo nas aulas teóricas.
M3 - Método interrogativo nas aulas teórico-práticas, com participação ativa dos alunos.
M4 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa.
Avaliação:
Será constituída por 2 provas de avaliação sumativas, com ambas as componentes (T+TP, de igual ponderação). A primeira avaliação terá uma ponderação de 45% e a segunda avaliação uma ponderação de 45% da nota final. A avaliação inclui ainda a apresentação de um trabalho de grupo com ponderação de 10% da nota final.
O aluno deverá obter média final igual ou superior a 9,5 valores.
A percentagem mínima de frequência nas aulas é a estabelecida no Regulamento Pedagógico.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático (materiais de apoio desenvolvidos pelo docente, artigos científicos ou outros de utilização livre e fichas de trabalho) que será disponibilizado aos alunos. Para a prossecução de todos os OA. M2 - Método expositivo nas aulas teóricas. Para a prossecução de todos os OA. M3 - Método interrogativo nas aulas teórico-práticas, com participação ativa dos alunos. Para a prossecução de todos os OA. M4 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa. Para a prossecução de todos os OA. Aulas teóricas (método expositivo): a componente teórica tem por base a exposição das matérias. Pretende-se também fomentar um espírito crítico nas matérias relacionadas com a alimentação e nutrição humana. As aulas teórico-práticas (método interrogativo e participação ativa): privilegiam a discussão iniciada através de diverso “material de estímulo”, em diversos planos, incluindo os tipos “one-to-one” e “brainstorming”, e métodos de análise e resolução de problemas. Privilegiam-se, assim, a participação ativa dos estudantes, o contacto tipo “face-to-face”, e atividades com objetivos definidos, que incluem discussão de determinados tópicos e questões, análises, críticas, resolução de problemas e tomadas de decisão.
Bibliografia:
• Insel P., Ross D., Bernstein M. (eds.). Nutrition. Jones and Bartlett Publishers, 2018 (6th edition).
• Insel P., Turner R.E., Ross D. (eds.). Nutrition. Jones and Bartlett Publishers, 2007 (3th edition).
• Instituto Nacional de Saúde. Tabela da composição de alimentos. Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Lisboa, 2019).
• Mahan LK, Escott-Stump S (eds.). Krause’s Food, Nutrition and Diet Therapy. Elsevier, St. Louis, Missouri, 2017 (14th edition).
• Mahan LK, Escott-Stump S (eds.). Krause’s Food, Nutrition and Diet Therapy. W. B. Saunders Company, Philadelphia, 2008 (12th edition). [Krause: Dietoterapia, 12ª edicion, Masson, Barcelona 2008.]
• Artigos científicos, ou outra documentação, recomendados pelos docentes com particular relevância para o programa da unidade curricular, passando assim os mesmos a constituírem também bibliografia aconselhada.