Unidade Curricular:Código:
Alimentação e Nutrição Humana II845ANH2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Nutrição5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Saber alimentar para nutrir saudavelmente, ajudando o indivíduo a seleccionar e obter alimentos com o objectivo principal de o nutrir na saúde. Compreender que a alimentação pode contrariar a expressão de marcas genéticas com capacidade para determinar vulnerabilidade a doenças crónicas metabólicas e degenerativas.
Ser capaz de:
- Identificar os constituintes dos alimentos, suas funções, utilização e inter-relações metabólicas.
- Enunciar as bases metodológicas das recomendações nutricionais e saber indicar as recomendações nutricionais;
- Caracterizar o padrão alimentar saudável e compará-lo com os restantes padrões existentes;
- Compreender e comentar a importância da alimentação/nutrição como parte integrante da promoção de saúde e prevenção da doença;
- Relacionar a regulação da ingestão e do peso corporal;
- Dominar a informática como banco de dados e para formular e analisar planos alimentares;
- Registar planos alimentares;
- Fundamentar o papel do nutricionista.
Conteúdos Programáticos:
1. Factores nutricionais, alimentares e do comportamento alimentar.
2. Padrão alimentar saudável: conceito, formulação e implicações; Dieta Mediterrânea e Dieta Atlântica.
3. Recomendações: pirâmides e rodas alimentares.
4. Nomenclatura, classificação e propriedades de glícidos. A) Digeríveis e B) Indigeríveis
Necessidades e recomendações.
5. Fontes proteicas e suas particularidades. Qualidade proteica e funções orgânicas e funcionais.
Avaliação de necessidades; recomendações decorrentes.
6. Gorduras alimentares, nomenclatura, classificações e propriedades conferidas aos alimentos.
Colesterol e outros esteróis. Ácidos gordos. Necessidades e recomendações.
7. Equilíbrio redox na perspectiva nutricional. Anti-oxidantes: listagem, natureza, funções biológicas e relação com patologia.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desenhados estão em perfeita sintonia com os objectivos da Unidade Curricular, pois abordam os principais conceitos e práticas da alimentação e nutrição humana.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Relativamente aos métodos de ensino-aprendizagem, as sessões teórico-práticas privilegiam a discussão iniciada através de diverso “material de estímulo”, em diversos planos, incluindo os tipos “one-to-one” e “brainstorming”, e métodos de análise e resolução de problemas.
Nas sessões práticas a docente dará continuidade às matérias apresentadas em sessões anteriores, expandindo-as a exercícios e actividades de resolução de problemas, ou a discussões mais profundas, proporcionando também espaço para que os estudantes possam analisar e questionar aspectos que ainda não perceberam, e o trabalho tutorial.
Privilegiam-se, assim, a participação activa dos estudantes, o contacto tipo “face-to-face”, e actividades com objectivos muito definidos, que incluem discussão de determinados tópicos e questões, análises, críticas, resolução de problemas e tomadas de decisão.
Avaliação contínua (exposição oral e mini-testes).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Todos os objectivos da unidade curricular, que por sua vez correspondem a conteúdos leccionados serão objecto de avaliação contínua. Os assuntos leccionados em forma de exposição e debate serão alvo de avaliação contínua quer na componente teórica como na componente teórico-prática.
Bibliografia:
Insel P., Ross D., Bernstein M. (eds.). Nutrition. Jones and Bartlett Publishers, 2018 (6th edition).
Insel P., Turner R.E., Ross D. (eds.). Nutrition. Jones and Bartlett Publishers, 2007 (3th edition).
Instituto Nacional de Saúde. Tabela da composição de alimentos. Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Lisboa, 2007 (1ª edição).
Mahan LK, Escott-Stump S (eds.). Krause’s Food, Nutrition and Diet Therapy. W. B. Saunders Company, Philadelphia, 2008 (12th edition). [Krause: Dietoterapia, 12ª edicion, Masson, Barcelona 2008.]
Mahan LK, Escott-Stump S (eds.). Krause’s Food, Nutrition and Diet Therapy. Elsevier, St. Louis, Missouri, 2017 (14th edition)
Academy of Nutrition and Dietetics Position Papers.