Unidade Curricular:Código:
Alimentação e Nutrição Humana I845ANH1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Nutrição4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que o aluno: Adquira conhecimentos e instrumentos que permitam aconselhar o indivíduo a selecionar alimentos com o objetivo de o nutrir saudavelmente; Compreenda que a alimentação e nutrição poderão contrariar a expressão de marcas genéticas; Compreenda que a alimentação apresenta capacidade para determinar a vulnerabilidade do indivíduo a doenças crónicas; Consiga identificar os constituintes dos alimentos, funções, utilização e inter-relações metabólicas; Apresente capacidade de enunciar as bases metodológicas das recomendações nutricionais e saiba indicá-las; Compreenda e saiba comentar a importância da alimentação e nutrição como parte integrante da promoção de saúde e prevenção da doença; Compreenda a informática como banco de dados e como ferramenta para formular e analisar planos alimentares; Registe planos alimentares; Apresente capacidade para fundamentar o papel do nutricionista; Desenvolva pensamento crítico; Apresente capacidade de trabalho em equipa.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução ao estudo da alimentação e da nutrição: conceitos gerais. O papel do nutricionista como especialista que planeia a ingestão adequada para diferentes indivíduos e populações.
2. Desequilíbrios e défices nutritivos em sociedades de consumo.
3. Fontes de energia. Como se disponibiliza, avalia e refere. Metabolismo energético. Componentes e métodos de avaliação do gasto energético. Balanço energético, peso e composição corporal. Necessidades e recomendações.
4. Álcool etílico e outros álcoois presentes em bebidas alcoólicas: absorção, difusão e metabolização. Efeitos biológicos.
5. Minerais e vitaminas: nomenclatura, propriedades biológicas e funções. Noção de deficiência e carência. Doses recomendadas. Deficiência oculta prolongada e patologia decorrente.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desenhados estão em perfeita sintonia com os objectivos da Unidade Curricular, pois abordam os principais conceitos e práticas da alimentação e nutrição humana.
Todos os objetivos da unidade curricular, que por sua vez correspondem a conteúdos lecionados serão objeto de avaliação contínua. Os assuntos lecionados em forma de exposição e debate serão alvo de avaliação contínua quer na componente teórica como na componente teórico-prática.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teóricas (método expositivo): tem por base a exposição das matérias. Pretende-se fomentar um espírito crítico nas matérias relacionadas com a alimentação e nutrição humana. As sessões teórico-práticas privilegiam a discussão iniciada através de “material de estímulo”, incluindo “one-to-one” e “brainstorming”, e métodos de análise e resolução de problemas. Privilegia-se, a participação ativa dos estudantes, o contacto tipo “face-to-face”, e atividades com objetivos definidos, que incluem discussão de determinados tópicos e questões, análises, críticas, resolução de problemas e tomadas de decisão.
A avaliação: Componente teórica (45% da nota final): duas frequências escritas, a realizar durante o semestre em datas a acordar com os alunos; Componente teórico-prática (45% da nota final): duas frequências escritas, a realizar durante o semestre em datas a acordar com os alunos; Componente teórica e teórico-prática (10% da nota final): um trabalho em grupo.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Todos os objectivos da unidade curricular, que por sua vez correspondem a conteúdos leccionados serão objecto de avaliação contínua. Os assuntos leccionados em forma de exposição e debate serão alvo de avaliação contínua quer na componente teórica como na componente teórico-prática.
Bibliografia:
Insel P., Ross D., Bernstein M. (eds.). Nutrition. Jones and Bartlett Publishers, 2018 (6th edition).
Insel P., Turner R.E., Ross D. (eds.). Nutrition. Jones and Bartlett Publishers, 2007 (3th edition).
Instituto Nacional de Saúde. Tabela da composição de alimentos. Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Lisboa, 2007 (1ª edição).
Mahan LK, Escott-Stump S (eds.). Krause’s Food, Nutrition and Diet Therapy. Elsevier, St. Louis, Missouri, 2017 (14th edition)
Mahan LK, Escott-Stump S (eds.). Krause’s Food, Nutrition and Diet Therapy. W. B. Saunders Company, Philadelphia, 2008 (12th edition). [Krause: Dietoterapia, 12ª edicion, Masson, Barcelona 2008.]
Academy of Nutrition and Dietetics Position Papers.