Unidade Curricular:Código:
Alimentação e Nutrição do Desenvolvimento1080ANDS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Nutrição6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
OA1. Compreender de forma sistemática e integrada aspetos relativos à alimentação e nutrição ao longo de todo o ciclo de vida.
OA2. Compreender os fatores determinantes e as necessidades alimentares e nutricionais durante a gravidez.
OA3. Compreender os fatores determinantes e as necessidades alimentares e nutricionais em idade pediátrica: crianças e adolescentes saudáveis.
OA4. Compreender os fatores determinantes e as necessidades alimentares e nutricionais e o plano de intervenção nutricional em crianças e adolescentes com patologia.
OA5. Compreender os fatores determinantes e as necessidades alimentares e nutricionais na idade adulta.
OA6. Compreender os fatores determinantes e as necessidades alimentares e nutricionais no envelhecimento.
OA7. Analisar informação.
OA8. Trabalhar com espírito crítico na resolução de problemas.
OA9. Trabalhar em equipa.
Conteúdos Programáticos:
CP1. Gravidez: particularidades biológicas, alimentares e nutricionais.
CP2. Aleitamento Materno.
CP3. Nutrição do Recém-Nascido pré-termo.
CP4. Leites e fórmulas infantis.
CP5. Diversificação Alimentar no 1º ano de vida.
CP6. Alimentação pré-escolar e escolar.
CP7. Alimentação durante a adolescência.
CP8. Malnutrição proteico-energética em idade pediátrica.
CP9. Diabetes mellitus na infância e na adolescência.
CP10. Patologia digestiva em idade pediátrica.
CP11. Doenças metabólicas.
CP12. Obesidade em idade pediátrica.
CP13. Alergias e intolerâncias alimentares em idade pediátrica.
CP14. Adulto: particularidades biológicas, alimentares e nutricionais.
CP15. Idoso: particularidades biológicas, alimentares e nutricionais.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O conteúdo programático nº1 visa atingir os objetivos de aprendizagem nº1, nº2, nº7 a nº9.
Os conteúdos programáticos nº2 a nº8 visam atingir os objetivos de aprendizagem nº1 e nº3, nº7 a nº9.
Os conteúdos programáticos nº8 a nº13 visam atingir os objetivos de aprendizagem nº1 e nº4, nº7 a nº9.
O conteúdo programático nº14 visa atingir o objetivo de aprendizagem nº1, nº5, nº7 a nº9.
O conteúdo programático nº15 visa atingir o objetivo de aprendizagem nº1, nº6, nº7 a nº9.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
M1. Método expositivo (aulas teóricas) – destinadas a organizar de forma hierárquica as noções respeitantes a cada tema e a fomentar um espírito crítico em nutrição clínica.
M2. Aulas teórico-práticas - exposição, análise e discussão dos conteúdos programáticos e de artigos científicos.
M3. Método demonstrativo e interrogativo (aulas práticas) – destinadas a consolidar os conhecimentos já adquiridos, através de uma participação ativa do aluno na discussão de casos clínicos, na resolução de exercícios práticos ou na apresentação e discussão de artigos científicos.
M4. O material didático das aulas é disponibilizado na plataforma de e-learning.
M5. Participação de convidados externos.
Avaliação
A componente teórica e teórico-prática (T e TP) têm a ponderação de 70% e a componente prática (P) tem a ponderação de 30%.
Na componente T e TP são realizados 2 testes escritos (35% cada); para avaliação da componente P é realizado um teste escrito (30%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Todos os objetivos da unidade curricular serão avaliados através de avaliação contínua. A metodologia de ensino de aulas teóricas e aulas teórico-práticas permitirá ao estudante adquirir os conhecimentos e competências subjacentes aos objetivos de aprendizagem nº1 a nº6. Os momentos de discussão do trabalho desenvolvido nas aulas práticas permitirão responder aos objetivos de aprendizagem nº7, nº8 e nº9.
Bibliografia:
1. Mahan, K.L. & Raymond, J.L. (2017). Krause's food & nutrition therapy: 14th ed. Philadelphia, Pa.; Edinburgh: Elsevier Saunders.
2. Insel, P., Ross, D., MacMahon, K. & Bernstein M. (2018). Discovery nutrition: 6th edition. Burlington, MA : Jones & Bartlett Learning.
Obs.: sempre que o docente considere pertinente serão discutidos artigos científicos ou outros manuais relevantes para o programa, constituíndo bibliografia aconselhada.
Obs.: whenever the teacher considers pertinent, scientific articles or other manuals with relevance to the syllabus will also be discussed which will become recommended bibliography.