Unidade Curricular: | Código: | ||
Alimentação e Nutrição do Desenvolvimento | 1080ANDS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Ciências da Nutrição | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
OA1. Compreender de forma sistemática e integrada aspetos relativos à alimentação e nutrição ao longo de todo o ciclo de vida. OA2. Compreender os fatores determinantes e as necessidades alimentares e nutricionais durante a gravidez. OA3. Compreender os fatores determinantes e as necessidades alimentares e nutricionais em idade pediátrica: crianças e adolescentes saudáveis. OA4. Compreender os fatores determinantes e as necessidades alimentares e nutricionais e o plano de intervenção nutricional em crianças e adolescentes com patologia. OA5. Compreender os fatores determinantes e as necessidades alimentares e nutricionais na idade adulta. OA6. Compreender os fatores determinantes e as necessidades alimentares e nutricionais no envelhecimento. OA7. Analisar informação. OA8. Trabalhar com espírito crítico na resolução de problemas. OA9. Trabalhar em equipa. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. Gravidez: particularidades biológicas, alimentares e nutricionais. CP2. Aleitamento Materno. CP3. Nutrição do Recém-Nascido pré-termo. CP4. Leites e fórmulas infantis. CP5. Diversificação Alimentar no 1º ano de vida. CP6. Alimentação pré-escolar e escolar. CP7. Alimentação durante a adolescência. CP8. Malnutrição proteico-energética em idade pediátrica. CP9. Diabetes mellitus na infância e na adolescência. CP10. Patologia digestiva em idade pediátrica. CP11. Doenças metabólicas. CP12. Obesidade em idade pediátrica. CP13. Alergias e intolerâncias alimentares em idade pediátrica. CP14. Adulto: particularidades biológicas, alimentares e nutricionais. CP15. Idoso: particularidades biológicas, alimentares e nutricionais. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O conteúdo programático nº1 visa atingir os objetivos de aprendizagem nº1, nº2, nº7 a nº9. Os conteúdos programáticos nº2 a nº8 visam atingir os objetivos de aprendizagem nº1 e nº3, nº7 a nº9. Os conteúdos programáticos nº8 a nº13 visam atingir os objetivos de aprendizagem nº1 e nº4, nº7 a nº9. O conteúdo programático nº14 visa atingir o objetivo de aprendizagem nº1, nº5, nº7 a nº9. O conteúdo programático nº15 visa atingir o objetivo de aprendizagem nº1, nº6, nº7 a nº9. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
M1. Método expositivo (aulas teóricas) – destinadas a organizar de forma hierárquica as noções respeitantes a cada tema e a fomentar um espírito crítico em nutrição clínica. M2. Aulas teórico-práticas - exposição, análise e discussão dos conteúdos programáticos e de artigos científicos. M3. Método demonstrativo e interrogativo (aulas práticas) – destinadas a consolidar os conhecimentos já adquiridos, através de uma participação ativa do aluno na discussão de casos clínicos, na resolução de exercícios práticos ou na apresentação e discussão de artigos científicos. M4. O material didático das aulas é disponibilizado na plataforma de e-learning. M5. Participação de convidados externos. Avaliação A componente teórica e teórico-prática (T e TP) têm a ponderação de 70% e a componente prática (P) tem a ponderação de 30%. Na componente T e TP são realizados 2 testes escritos (35% cada); para avaliação da componente P é realizado um teste escrito (30%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Todos os objetivos da unidade curricular serão avaliados através de avaliação contínua. A metodologia de ensino de aulas teóricas e aulas teórico-práticas permitirá ao estudante adquirir os conhecimentos e competências subjacentes aos objetivos de aprendizagem nº1 a nº6. Os momentos de discussão do trabalho desenvolvido nas aulas práticas permitirão responder aos objetivos de aprendizagem nº7, nº8 e nº9. | |||
Bibliografia: | |||
1. Mahan, K.L. & Raymond, J.L. (2017). Krause's food & nutrition therapy: 14th ed. Philadelphia, Pa.; Edinburgh: Elsevier Saunders. 2. Insel, P., Ross, D., MacMahon, K. & Bernstein M. (2018). Discovery nutrition: 6th edition. Burlington, MA : Jones & Bartlett Learning. Obs.: sempre que o docente considere pertinente serão discutidos artigos científicos ou outros manuais relevantes para o programa, constituíndo bibliografia aconselhada. Obs.: whenever the teacher considers pertinent, scientific articles or other manuals with relevance to the syllabus will also be discussed which will become recommended bibliography. |