Unidade Curricular:Código:
Anatomofisiologia II845AMO2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Nutrição5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
De acordo com os descritores de Dublin e as competências A, B, C, E, F, G e H do perfil de competências do nutricionista (Ordem dos Nutricionistas, 2016), esta UC pretende fornecer bases de compreensão para o funcionamento do organismo humano, ao nível molecular, celular, tecidular, orgânico e sistémico. O estudo desta disciplina deverá permitir ao aluno conhecer os aspectos mais importantes da Anatomofisiologia Humana que lhe possibilitem, posteriormente, compreender conceitos fundamentais na área das Ciências da Nutrição.
Conteúdos Programáticos:
Sistema Endócrino; Sistema Cardiovascular; Sistema respiratório; Sistema urinário; Sistema digestivo; Sistema reprodutor.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
AULAS TEÓRICAS
A construção dos conteúdos programáticos, com a abordagem dos aspetos morfológicos e funcionais do organismo humano, contando com informação teórica e teórico-prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, como a manipulação de modelos anatómicos, está devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Anatomofisiologia Humana na estrutura curricular de Ciências da Nutrição.
AULAS PRÁTICAS:visam estimular o interesse e o espírito crítico por todas as questões relacionadas com a diversidade morfológica e o funcionamento do corpo humano, divulgando a importância desse conhecimento na prevenção e no tratamento de diversas doenças.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia do ensino estará centrada em aulas expositivas e aulas tutoriais com valorização das competências evidenciadas pelo aluno. A avaliação desta unidade curricular (UC) resulta da ponderação de 80% das componentes teórica (T) e teórico-prática (TP) e 20% da componente prática (PL). A avaliação das componentes T e TP será feita de forma contínua e compreenderá a execução de 4 frequências escritas (2 nas aulas teóricas e 2 nas aulas teórico-práticas), que incidirão sobre os conteúdos ministrados até ao momento das provas. A média dos 4 testes valerá 100% da nota teórica. Os elementos de avaliação serão cotados numa escala de 0 a 20 valores. O aluno é considerado “aprovado” às componentes T e TP se a sua classificação for igual ou superior a 10 valores. O aluno é considerado “aprovado” à componente PL com classificação igual ou superior a 10 valores. A UC terá uma classificação final única, pelo que esta só será atribuída quando for obtida aprovação a todas as componentes.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
AULAS TEÓRICAS A metodologia de ensino centrada na informação teórico e teórico-prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, como a manipulação de modelos anatómicos, está devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Anatomofisiologia Humana na estrutura curricular do curso de Ciências da Nutrição. AULAS PRÁTICAS Nas aulas práticas serão retomados e discutidos com os alunos, os conteúdos que foram objecto de informação na aula teórica com recurso a um laboratório virtual. Os alunos realizarão manipulação de modelos anatómicos e fichas de trabalho individualmente e/ou em grupo.
Bibliografia:
Barrett, K., Brooks, H., Boitano, S., Barman, S. (2012) - Ganong’s Review of Medical Physiology, 24th ed., Mc Graw Hill, USA.
Drake, R.L., Vogl, W., Mitchell, A. W. M. (2014)- Gray´s Anatomy for students, 3th edition. Elsevier.
Fox, S. (2008). Human Physiology, 10th ed., Mc Graw Hill, USA.
Gerard J. Tortora & Bryan Derrickson (2012)- Principles of anatomy & physiology, 13th edition, Wiley, USA.
Guyton, A., Hall, J. (2015)- Textbook of Medical Physiology, 13th ed., Elsevier Saunders, USA.
Netter,F.H. (2014)- Atlas of Human Anatomy, 6th edition, Elsevier.
Rohen J.W., Yokochi C., Lütjen-Drecoll E. (2011)- Color Atlas of Anatomy, 7th ed. Lippincott Williams & Wilkins, USA.
Seeley,R.R.,Stephens,T.D.,Tate, P. (2011)- Anatomia & Fisiologia, 8ª edição ,Lusociência-Edições Técnicas e Científicas Ltda.
Walter F. Boron & Emile L. Boulpaep. (2009)- Medical Physiology, 2th ed., Elsevier Saunders, USA.
Docente (* Responsável):
Carla Matos (cmatos@ufp.edu.pt)
Maria Coelho (mcoelho@ufp.edu.pt)
Raquel Silva (raquel@ufp.edu.pt)