Unidade Curricular: | Código: | ||
Anatomofisiologia II | 1080AMO2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências da Nutrição | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A Anatomofisiologia II pretende fornecer bases de conhecimento sobre o funcionamento dos aparelhos e sistemas que constituem o organismo humano, nomeadamente os sistemas cardiovascular, respiratório, digestivo, urinário, reprodutor e endócrino. O estudo desta disciplina deverá permitir ao aluno conhecer os aspetos mais importantes da Anatomofisiologia para compreender conceitos fundamentais na área de Nutrição. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Sistema Cardiovascular: Anatomia do coração. Vasos Sanguíneos. Circulação Pulmonar e Sistémica. Sistema Linfático. Sistema Respiratório: Funções e anatomia. Trocas gasosas. Transporte de gases no sangue. Sistema Digestivo: Anatomia e Fisiologia. Digestão e absorção. Metabolismo de hidratos de carbono, de proteínas e lipídico. Regulação hormonal da utilização de nutrientes. Sistema Urinário: Anatomia e Fisiologia. Produção de urina. Regulação da concentração e volume de urina. Sistema reprodutor: Anatomia e fisiologia dos aparelhos reprodutores masculino e feminino. Sistema Endócrino: Hormonas. Controle da secreção hormonal. Mecanismos de ação e receptores hormonais. Glândulas endócrinas. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A construção dos conteúdos programáticos, com a abordagem dos aspetos morfológicos e funcionais do organismo humano, contando com informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, está devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Anatomofisiologia Humana no gradil curricular de Ciências da Nutrição. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino conta com a utilização de recursos didáticos, como material em power-point, e manipulação de modelos anatómicos. A avaliação às componentes teórico /teórico-prática e prática serão efetuadas separadamente, tendo o aluno que aprovar a ambas. A média final é construida com 80% da componente teórica e teórico-prática e 20% da componente prática, calculada com 2 casas decimais. AULAS TEÓRICAS Serão realizados 2 testes teóricos, ao longo do semestre. O aluno é considerado “aprovado” à componente teórica com classificação igual ou superior a 10 valores. A percentagem mínima de presenças obrigatórias nas aulas teóricas é de 50%. AULAS PRÁTICAS A avaliação será contínua: 2 momentos de avaliação escrita (8%+8%) marcados pela docente no início do semestre e momentos escritos e/ou orais em contexto de aula (4%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
AULAS TEÓRICAS A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, está devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Anatomofisiologia Humana no gradil curricular do curso de Ciências da Nutrição. AULAS PRÁTICAS Nas aulas práticas serão retomados e discutidos com os alunos, os conteúdos que foram objecto de informação na aula teórica com recurso a um laboratório virtual. Os alunos realizarão manipulação de modelos anatómicos e fichas de trabalho individualmente e/ou em grupo. | |||
Bibliografia: | |||
Stranding, S. (2020). Gray’s Anatomy, 42 th edition , Elsevier. Drake, R.L., Vogl, W., Mitchell, A. (2019). Gray´s Anatomy for students, 4nd edition. Elsevier. Pina,J. A. E. (2017) Anatomia Humana Da Locomoção, 5ª edição,Lidel Edições Técnicas Ltda. Friedrich Paulsen & Jens Waschke (2018) Sobbota; Atlas of Human Anatomy. 24th edition, Elsevier |