Unidade Curricular:Código:
Anatomofisiologia I845AMO1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Nutrição7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
AULAS TEÓRICAS
Pretende fornecer bases de compreensão para o funcionamento do organismo humano, ao nível molecular, celular, tecidular, orgânico e sistémico. O estudo desta disciplina deverá permitir ao aluno conhecer os aspetos mais importantes da Anatomofisiologia Humana que lhe possibilitem, posteriormente, compreender conceitos fundamentais na área de Nutrição.
AULAS PRÁTICAS
As aulas práticas visam estimular o interesse e o espírito crítico por todas as questões relacionadas com a diversidade morfológica e o funcionamento do corpo humano, divulgando a importância desse conhecimento na prevenção e no tratamento de diversas doenças.
De acordo com os descritores de Dublin e as competências A, B, C, E, F, G e H do perfil de competências do nutricionista (Ordem dos Nutricionistas, 2016), o aluno deve dominar os conhecimentos de forma a ser capaz de identificar os diferentes órgãos, estruturas, aparelhos e sistemas que formam o corpo humano e respectivas funções e interacções.
Conteúdos Programáticos:
AULAS TEÓRICAS
Introdução ao estudo da Anatomia e Fisiologia; Nível tecidular de organização; Tegumento comum; Sistema esquelético – tecido ósseo; Sistema esquelético – esqueleto axial; Sistema esquelético- esqueleto apendicular; Articulações; Tecido muscular; Sistema muscular; Sistema nervoso.
AULAS PRÁTICAS
Movimento. Organização do corpo humano, Sistema tegumentar, Sistema esquelético, Articulações, Sistema muscular. Sistema nervoso. Central, Periférico e Autónomo, Potenciais de membrana e potenciais de acção, Arco reflexo.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
AULAS TEÓRICAS
A construção dos conteúdos programáticos, com a abordagem dos aspetos morfológicos e funcionais do organismo humano, contando com informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, está devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Anatomofisiologia Humana no gradil curricular de Ciências da Nutrição.
AULAS PRÁTICAS
As aulas pretendem estimular o interesse e o espírito crítico por todas as questões relacionadas com a diversidade morfológica e o funcionamento do corpo humano, divulgando a importância desse conhecimento na prevenção e no tratamento de diversas doenças.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
AULAS TEÓRICAS
Aulas teóricas com a utilização de recursos didáticos, como material em power-point.
Serão realizados 2 testes teóricos, ao longo do semestre, envolvendo o conteúdo programático lecionado.
O aluno é considerado “aprovado” à componente teórica com classificação igual ou superior a 10 valores.
A percentagem mínima de presenças obrigatórias nas aulas teóricas é de 50%.
AULAS PRÁTICAS
A avaliação será contínua com trabalhos nas aulas (4%) e composta por dois momentos de avaliação escrita (16%) marcados pela docente no início do semestre.
O aluno é considerado “aprovado” à componente prática com classificação igual ou superior a 10 valores.
A percentagem mínima de presenças obrigatórias nas aulas práticas é de 80%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
AULAS TEÓRICAS A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, está devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Anatomofisiologia Humana no gradil curricular do curso de Ciências da Nutrição. AULAS PRÁTICAS Nas aulas práticas serão retomados e discutidos com os alunos, os conteúdos que foram objecto de informação na aula teórica com recurso a um laboratório virtual. Os alunos realizarão manipulação de modelos anatómicos e fichas de trabalho individualmente e/ou em grupo.
Bibliografia:
Barrett, K., Brooks, H., Boitano, S., Barman, S. (2012) - Ganong’s Review of Medical Physiology, 24th ed., Mc Graw Hill, USA.
Drake, R.L., Vogl, W., Mitchell, A. W. M. (2014)- Gray´s Anatomy for students, 3th edition. Elsevier.
Fox, S. (2008). Human Physiology, 10th ed., Mc Graw Hill, USA.
Gerard J. Tortora & Bryan Derrickson (2012)- Principles of anatomy & physiology, 13th edition, Wiley, USA.
Guyton, A., Hall, J. (2015)- Textbook of Medical Physiology, 13th ed., Elsevier Saunders, USA.
Netter,F.H. (2014)- Atlas of Human Anatomy, 6th edition, Elsevier.
Rohen J.W., Yokochi C., Lütjen-Drecoll E. (2011)- Color Atlas of Anatomy, 7th ed. Lippincott Williams & Wilkins, USA.
Seeley,R.R.,Stephens,T.D.,Tate, P. (2011)- Anatomia & Fisiologia, 8ª edição ,Lusociência-Edições Técnicas e Científicas Ltda.
Walter F. Boron & Emile L. Boulpaep. (2009)- Medical Physiology, 2th ed., Elsevier Saunders, USA.
Docente (* Responsável):
Carla Matos (cmatos@ufp.edu.pt)
Raquel Silva (raquel@ufp.edu.pt)