Unidade Curricular:Código:
Anatomofisiologia I1080AMO1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Nutrição7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
AULAS TEÓRICAS E TEÓRICO-PRÁTICAS
A Anatomofisiologia I pretende fornecer bases de conhecimento sobre o funcionamento dos aparelhos e sistemas que constituem o organismo humano, nomeadamente os sistemas
tegumentar, músculo-esquelético e nervoso. O estudo desta disciplina deverá permitir ao aluno conhecer os aspetos mais importantes da Anatomofisiologia para compreender conceitos fundamentais na área de Nutrição.
PRÁTICA
O1. Compreender a organização do corpo humano.
O2. Identificar e distinguir as estruturas que compõem o sistema tegumentar.
O3. Entender a anatomia geral do sistema esquelético.
O4. Distinguir articulações, estruturas e movimentos associados.
O5. Entender a anatomia geral do sistema muscular.
O6. Reconhecer a interacção do sistema músculo-esquelético.
O7. Compreender funcionamento do sistema nervoso.
O8. Aplicar os conhecimentos do sistema tegumentar e músculo-esquelético na interacção com o sistema nervoso.
Conteúdos Programáticos:
AULAS TEÓRICAS
Organização do Corpo humano. Planos de referência. Sistema Esquelético: descrição dos ossos do esqueleto. Desenvolvimento e Crescimento ósseo. Tipos de articulações. Sistema Muscular: descrição dos músculos. Fisiologia do músculo esquelético, liso e cardíaco. Fontes de energia. Sistema Nervoso: Divisões do Sistema Nervoso. Sinapses. Sistema Nervoso Central e Periférico. Nervos cranianos. Sistema Nervoso Autónomo.
AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS
Organização funcional do corpo humano. Mecanismos homeostáticos. Organização celular. Crescimento e remodelação do sistema ósseo. Homeostasia do cálcio. Fisiologia da membrana: transporte da membrana e potencial de ação. Fisiologia do sistema nervoso autónomo.
PRÁTICA
Organização do corpo humano, Sistema tegumentar, Sistema esquelético, Articulações, Sistema muscular. Sistema nervoso.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
AULAS TEÓRICAS E TEÓRICO-PRÁTICAS
A construção dos conteúdos programáticos, com a abordagem dos aspetos morfológicos e funcionais do organismo humano, contando com informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, está devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Anatomofisiologia Humana no gradil curricular de Ciências da Nutrição.
PRÁTICA
CP1 – Movimento. Visa atingir O1, O3 a O6.
CP2 - Sistema tegumentar. Visa atingir O2, O7 e O8.
CP3 - Sistema esquelético. Visa atingir O3, O6 e O8.
CP4 – Articulações. Visa atingir atingir O4, O6 e O8.
CP5 - Sistema muscular. Visa atingir O5, O6 e O8.
CP6 - Sistema nervoso. Visa atingir O2, O7 e O8.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino conta com a utilização de recursos didáticos, como material em power-point, e manipulação de modelos anatómicos.A avaliação às componentes teórica e prática serão efetuadas separadamente, tendo o aluno que aprovar a ambas. A média final é construida com 80% da componente teórica e teórico-prática e 20% da componente prática, calculada com 2 casas decimais.
AULAS TEÓRICAS:Serão realizados 2 testes teóricos, ao longo do semestre.O aluno é considerado “aprovado” à componente teórica com classificação igual ou superior a 10 valores.A percentagem mínima de presenças obrigatórias nas aulas teóricas é de 50%.
PRÁTICA:M1Utilização da plataforma e-learning para disponibilizar material didático.M2Material disponibilizado para situações práticas.M3Atividades de pesquisa autónoma.M4Desenvolvimento da síntese dos conteúdos.M5Utilização de vídeos.Avaliação:2 testes escritos(16%) e 4 fichas de trabalho(4%).Aprovação: média>9,5 e classificação>7,5 em cada.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
AULAS TEÓRICAS E TEÓRICO-PRÁTICAS A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, está devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Anatomofisiologia Humana no gradil curricular do curso de Ciências da Nutrição. PRÁTICA M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno: todos os objetivos. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em situações práticas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem: O4, O6 e O8.. M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa: O1 a O3, O5 e O7. M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo; todos os objetivos. M5 - Utilização de vídeos de demonstração de fenómenos ligados às estruturas estudadas para promover a discussão dos fundamentos fisiológicos a elas inerentes: O4, O6 e O8.
Bibliografia:
Barrett, K., Brooks, H., Boitano, S., Barman, S. (2012) - Ganong’s Review of Medical Physiology, 24th ed., Mc Graw Hill, USA.
Drake, R.L., Vogl, W., Mitchell, A. W. M. (2014)- Gray´s Anatomy for students, 3th edition. Elsevier.
Fox, S. (2008). Human Physiology, 10th ed., Mc Graw Hill, USA.
Gerard J. Tortora & Bryan Derrickson (2012)- Principles of anatomy & physiology, 13th edition, Wiley, USA.
Guyton, A., Hall, J. (2015)- Textbook of Medical Physiology, 13th ed., Elsevier Saunders, USA.
Netter,F.H. (2014)- Atlas of Human Anatomy, 6th edition, Elsevier.
Rohen J.W., Yokochi C., Lütjen-Drecoll E. (2011)- Color Atlas of Anatomy, 7th ed. Lippincott Williams & Wilkins, USA.
Seeley,R.R.,Stephens,T.D.,Tate, P. (2011)- Anatomia & Fisiologia, 8ª edição ,Lusociência-Edições Técnicas e Científicas Ltda.
Walter F. Boron & Emile L. Boulpaep. (2009)- Medical Physiology, 2th ed., Elsevier Saunders, USA.
Docente (* Responsável):
Carla Matos (cmatos@ufp.edu.pt)
Maria Coelho (mcoelho@ufp.edu.pt)
Raquel Silva (raquel@ufp.edu.pt)