Unidade Curricular: | Código: | ||
Anatomofisiologia I | 1080AMO1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências da Nutrição | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 91 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
AULAS TEÓRICAS E TEÓRICO-PRÁTICAS A Anatomofisiologia I pretende fornecer bases de conhecimento sobre o funcionamento dos aparelhos e sistemas que constituem o organismo humano, nomeadamente os sistemas tegumentar, músculo-esquelético e nervoso. O estudo desta disciplina deverá permitir ao aluno conhecer os aspetos mais importantes da Anatomofisiologia para compreender conceitos fundamentais na área de Nutrição. PRÁTICA O1. Compreender a organização do corpo humano. O2. Identificar e distinguir as estruturas que compõem o sistema tegumentar. O3. Entender a anatomia geral do sistema esquelético. O4. Distinguir articulações, estruturas e movimentos associados. O5. Entender a anatomia geral do sistema muscular. O6. Reconhecer a interacção do sistema músculo-esquelético. O7. Compreender funcionamento do sistema nervoso. O8. Aplicar os conhecimentos do sistema tegumentar e músculo-esquelético na interacção com o sistema nervoso. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
AULAS TEÓRICAS Organização do Corpo humano. Planos de referência. Sistema Esquelético: descrição dos ossos do esqueleto. Desenvolvimento e Crescimento ósseo. Tipos de articulações. Sistema Muscular: descrição dos músculos. Fisiologia do músculo esquelético, liso e cardíaco. Fontes de energia. Sistema Nervoso: Divisões do Sistema Nervoso. Sinapses. Sistema Nervoso Central e Periférico. Nervos cranianos. Sistema Nervoso Autónomo. AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS Organização funcional do corpo humano. Mecanismos homeostáticos. Organização celular. Crescimento e remodelação do sistema ósseo. Homeostasia do cálcio. Fisiologia da membrana: transporte da membrana e potencial de ação. Fisiologia do sistema nervoso autónomo. PRÁTICA Organização do corpo humano, Sistema tegumentar, Sistema esquelético, Articulações, Sistema muscular. Sistema nervoso. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
AULAS TEÓRICAS E TEÓRICO-PRÁTICAS A construção dos conteúdos programáticos, com a abordagem dos aspetos morfológicos e funcionais do organismo humano, contando com informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, está devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Anatomofisiologia Humana no gradil curricular de Ciências da Nutrição. PRÁTICA CP1 – Movimento. Visa atingir O1, O3 a O6. CP2 - Sistema tegumentar. Visa atingir O2, O7 e O8. CP3 - Sistema esquelético. Visa atingir O3, O6 e O8. CP4 – Articulações. Visa atingir atingir O4, O6 e O8. CP5 - Sistema muscular. Visa atingir O5, O6 e O8. CP6 - Sistema nervoso. Visa atingir O2, O7 e O8. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino conta com a utilização de recursos didáticos, como material em power-point, e manipulação de modelos anatómicos.A avaliação às componentes teórica e prática serão efetuadas separadamente, tendo o aluno que aprovar a ambas. A média final é construida com 80% da componente teórica e teórico-prática e 20% da componente prática, calculada com 2 casas decimais. AULAS TEÓRICAS:Serão realizados 2 testes teóricos, ao longo do semestre.O aluno é considerado “aprovado” à componente teórica com classificação igual ou superior a 10 valores.A percentagem mínima de presenças obrigatórias nas aulas teóricas é de 50%. PRÁTICA:M1Utilização da plataforma e-learning para disponibilizar material didático.M2Material disponibilizado para situações práticas.M3Atividades de pesquisa autónoma.M4Desenvolvimento da síntese dos conteúdos.M5Utilização de vídeos.Avaliação:2 testes escritos(16%) e 4 fichas de trabalho(4%).Aprovação: média>9,5 e classificação>7,5 em cada. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
AULAS TEÓRICAS E TEÓRICO-PRÁTICAS A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, está devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Anatomofisiologia Humana no gradil curricular do curso de Ciências da Nutrição. PRÁTICA M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno: todos os objetivos. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em situações práticas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem: O4, O6 e O8.. M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa: O1 a O3, O5 e O7. M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo; todos os objetivos. M5 - Utilização de vídeos de demonstração de fenómenos ligados às estruturas estudadas para promover a discussão dos fundamentos fisiológicos a elas inerentes: O4, O6 e O8. | |||
Bibliografia: | |||
Barrett, K., Brooks, H., Boitano, S., Barman, S. (2012) - Ganong’s Review of Medical Physiology, 24th ed., Mc Graw Hill, USA. Drake, R.L., Vogl, W., Mitchell, A. W. M. (2014)- Gray´s Anatomy for students, 3th edition. Elsevier. Fox, S. (2008). Human Physiology, 10th ed., Mc Graw Hill, USA. Gerard J. Tortora & Bryan Derrickson (2012)- Principles of anatomy & physiology, 13th edition, Wiley, USA. Guyton, A., Hall, J. (2015)- Textbook of Medical Physiology, 13th ed., Elsevier Saunders, USA. Netter,F.H. (2014)- Atlas of Human Anatomy, 6th edition, Elsevier. Rohen J.W., Yokochi C., Lütjen-Drecoll E. (2011)- Color Atlas of Anatomy, 7th ed. Lippincott Williams & Wilkins, USA. Seeley,R.R.,Stephens,T.D.,Tate, P. (2011)- Anatomia & Fisiologia, 8ª edição ,Lusociência-Edições Técnicas e Científicas Ltda. Walter F. Boron & Emile L. Boulpaep. (2009)- Medical Physiology, 2th ed., Elsevier Saunders, USA. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Carla Matos (cmatos@ufp.edu.pt) Maria Coelho (mcoelho@ufp.edu.pt) Raquel Silva (raquel@ufp.edu.pt) |