Unidade Curricular:Código:
Avaliação do Estado Nutricional II845AEN2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências da Nutrição4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
De acordo com os descritores de Dublin e as competências A a H do perfil de competências do nutricionista (Ordem dos Nutricionistas, 2016), pretende-se que o aluno:
- adquira conhecimentos e ferramentas úteis para a avaliação nutricional de populações doentes, de forma a mostrar que compreende a interacção entre alimentação e saúde;
- adquira conhecimentos que permitam a aquisição de competências em avaliação do estado nutricional, que para além de residirem no domínio dos conceitos e das técnicas, implicam o rigor e a conduta pessoal inerentes às medições biológicas em indivíduos;
- realize a avaliação do estado nutricional de forma válida e fiável.
Conteúdos Programáticos:
1. Avaliação da composição corporal (incluindo a avaliação antropométrica)
- Uso e interpretação de indicadores antropométricos.
- Indicadores antropométricos em subgrupos da população: indivíduos hospitalizados, obesos e com mobilidade reduzida (amputados, anões)
- Outros métodos de medição da composição corporal: bioimpedância e DEXA
- Indicadores clínicos
- Indicadores funcionais. O exame físico centrado na nutrição.
2. Avaliação bioquímica em indivíduos doentes
3. Avaliação do estado nutricional na prática clínica (desnutrição hospitalar)
4. Trabalho multidisciplinar e interacção com outros profissionais
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Estando esta unidade curricular centrada na avaliação do estado nutricional de populações doentes, os objectivos e os respectivos conteúdos visam dotar os estudantes das ferramentas necessáriasà aquisição de diversos conceitos assentes na interacção entre a alimentação, a doença e a sua recuperação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A componente teórica tem por base a exposição das matérias. Os estudantes serão convidados a contribuir. Com atividades “hands-on” e intenso trabalho laboratorial será efetuado treino de manipulação do equipamento, de reconhecimento de sinais e de sintomas de alterações do estado nutricional e de opção pelas metodologias mais apropriadas. Os conteúdos serão alvo de avaliação contínua quer na componente teórica, quer na componente prática. Testes escritos e testes práticos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A componente prática da UC tem uma carga horária semanal correspondente a uma aula teórica (T) e uma aula de prática-laboratorial (PL) de 90 minutos cada. As aulas T terão essencialmente características de seminário e as PL de trabalho de situações práticas na forma de trabalho de grupo de 3 alunos, onde serão retomados, analisados com mais pormenor e discutidos com os alunos, os aspectos que foram objecto de informação nas aulas teóricas. Os conteúdos serão alvo de avaliação contínua nas duas componentes.
Bibliografia:
- Lee R, Nieman DC (2013). Nutritional assessment. MacGrow Hill, New York. ISBN: 978-007-132636-0.
- Stewart AD et al. (2011). International standards for anthropometric assessment. The International Society for the Advancement of Kinanthropometry. Lower Hutt, New Zealand. ISBN: 0-620-36207-3.
- Silva MRG. 2015. Avaliação nutricional e composição corporal – 3ª edição. Edições Universidade Fernando Pessoa. Porto.
- Artigos científicos facultados nas aulas.
Docente (* Responsável):
Ana Sofia Sousa (asofiasousa@ufp.edu.pt)
Rita Guerra (ritaguerra@ufp.edu.pt)