Unidade Curricular:Código:
Avaliação do Estado Nutricional II845AEN2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências da Nutrição4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
OA1 - Adquirir conhecimentos e competências necessários para a avaliação antropométrica e da composição corporal de populações não saudáveis ou com caraterísticas especiais.
OA2 - Adquirir conhecimentos e competências necessários para a avaliação do estado nutricional na prática clínica, especificamente a desnutrição hospitalar.
OA3 - Desenvolver espírito crítico e aberto à mudança e capacidade de trabalhar em grupo.
Conteúdos Programáticos:
CP1 - Avaliação antropométrica e da composição corporal: Uso e interpretação de indicadores antropométricos; Indicadores antropométricos em subgrupos da população: indivíduos hospitalizados, obesos e com mobilidade reduzida (idosos, amputados, anões); Avaliação da composição corporal em subgrupos da população: antropometria, bioimpedância e DEXA.
CP2 - Avaliação do estado nutricional na prática clínica (desnutrição hospitalar): Indicadores clínicos; Indicadores funcionais; Indicadores bioquímicos; O exame físico centrado na nutrição; Indicadores antropométricos e da composição corporal; Ferramentas de rastreio e de diagnóstico da desnutrição.
CP3 - Realização de um trabalho de grupo.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CP1 - Avaliação antropométrica e da composição corporal. Visa atingir OA1 e OA3.
CP2 - Avaliação do estado nutricional na prática clínica (desnutrição hospitalar). Visa atingir OA2 e OA3.
CP3 - Realização de um trabalho de grupo. Visa atingir OA3.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático (materiais de apoio desenvolvidos pelo docente, artigos científicos ou outros de utilização livre e fichas de trabalho) que será disponibilizado aos alunos.
M2 - Método expositivo nas aulas teóricas.
M3 - Método demonstrativo e interrogativo nas aulas práticas.
M4 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa.
Avaliação:
Componente teórica (80% da nota final):
• 2 provas de avaliação sumativas, ambas com ponderação de 30% da nota final;
• Apresentação de um trabalho de grupo com ponderação de 20% da nota final.
• O aluno deverá obter média final igual ou superior a 9,5 valores.
Componente prática (20% da nota final):
• 1 prova prática de avaliação sumativa;
• O aluno deverá obter classificação igual ou superior a 9,5 valores.
A percentagem mínima de frequência nas aulas é a estabelecida no Regulamento Pedagógico.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático (materiais de apoio desenvolvidos pelo docente, artigos científicos ou outros de utilização livre e fichas de trabalho) que será disponibilizado aos alunos. Para a prossecução de todos OA. M2 - Método expositivo nas aulas teóricas. Para a prossecução de todos os OA. M3 - Método demonstrativo e interrogativo nas aulas práticas. Para a prossecução de todos os OA. M4 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa. Para a prossecução de todos os OA. Aulas teóricas (método expositivo): a componente teórica tem por base a exposição das matérias. Pretende-se também fomentar um espírito crítico em avaliação do estado nutricional. As aula teóricas serão ainda utilizadas para a apresentação de pequenos seminários sobre temas atuais e importantes no âmbito da unidade curricular. Aulas práticas (método demonstrativo e interrogativo): os estudantes serão convidados a contribuir. Com atividades “hands-on” e intenso trabalho laboratorial será efetuado treino de manipulação do equipamento, de reconhecimento de sinais e de sintomas de alterações do estado nutricional e de opção pelas metodologias mais apropriadas. Pretende-se sempre que impere o método ativo e interrogativo, no sentido de desenvolver o espírito crítico em torno dos conteúdos programáticos.
Bibliografia:
• Nieman D. Nutritional Assessment. MacGraw Hill, New York, 2019 (7th edition). ISBN13: 9780078021404
• Stewart AD et al. International standards for anthropometric assessment. The International Society for the Advancement of Kinanthropometry. Lower Hutt, New Zealand, 2011
• Silva MRG. 2015. Avaliação nutricional e composição corporal – 3ª edição. Edições Universidade Fernando Pessoa. Porto. ISBN 978-989-643-134-1.
• Nestle Nutrition Institute. MNA Mini Nutritional Assessment. 2009. URL: http://www.mna-elderly.com/forms/mini/mna_mini_portuguese.pdf
• Malnutrition Action Group (MAG). THE ‘MUST’ EXPLANATORY BOOKLET. Redditch, UK: BAPEN, 2011. URL: http://www.bapen.org.uk/pdfs/must/must_explan.pdf
• Artigos científicos, ou outra documentação, recomendados pelas docentes com particular relevância para o programa da unidade curricular, passando assim os mesmos a constituírem também bibliografia aconselhada.